Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Ásia
  5. A produção de petróleo no Oriente Médio

A produção de petróleo no Oriente Médio

A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países. Como a região é constituída basicamente por desertos com climas adversos, impróprio para agricultura, a maior riqueza que eles possuem é, sem dúvida, o petróleo.

Dentre as diversas jazidas de petróleo do Oriente Médio, a concentração maior do recurso está no Golfo Pérsico e na Mesopotâmia, os quais juntos possuem cerca de 60% de toda reserva do planeta.

Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.

A imensa reserva de petróleo existente no subcontinente, aliada a outros fatores de caráter econômico e político, favoreceram a criação da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em 1960, que é considerada um dos maiores cartéis do mundo.

Atualmente, a Opep produz aproximadamente 40% de todo petróleo extraído no mundo e 70% das exportações desse recurso em todo o globo. Essa organização tem como principais mercados as grandes potências mundiais, especialmente os países europeus como Alemanha e França, além do Japão e dos Estados Unidos. O país norte-americano mesmo sendo um grande produtor necessita do produto importado, uma vez que não é auto-suficiente em tal recurso. Esse fato favorece a interferência das grandes nações no cenário geopolítico do Oriente Médio.

A Opep está sediada na Europa, mais precisamente na Áustria, na cidade de Viena. Inserem nessa organização onze países, seis são do Oriente Médio: Arábia Saudita (maior produtor mundial), Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Catar. Outros cinco países completam a lista, que são: Argélia, Líbia, Nigéria, Indonésia e a Venezuela.

É bom destacar que a limitação econômica em relação ao petróleo pode impedir que os países se desenvolvam em outras atividades produtivas, como a industrial. Dessa forma, grande parte das nações do Oriente Médio não é considerada industrializada, salvo Israel que detém índices melhores em relação a seus vizinhos. O que deve ser levado em conta é o esgotamento de recursos minerais, em que o petróleo está inserido, pois assim, quando as jazidas se findarem, as economias que dependem da atividade vão ingressar em um colapso econômico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O gráfico mostra a participação do Oriente Médio na produção de petróleo em escala mundial.
O gráfico mostra a participação do Oriente Médio na produção de petróleo em escala mundial.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
No dia 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Petróleo, uma das principais matérias-primas do mundo
29 de setembro – Dia Mundial do Petróleo
No Dia Mundial do Petróleo, aproveite para conhecer um pouco mais desse importante e estratégico recurso natural!
A organização do espaço geográfico europeu
Clique e veja detalhes da organização do espaço geográfico europeu. Entenda a dinâmica da população e veja as dificuldades políticas e sociais desse continente.
Os países em destaque fazem parte da América Andina.
América Andina
Os países sul-americanos cortados pela Cordilheira dos Andes.
 Antártida possui 98%  de seu continente coberta por uma camada de gelo
Antártida
O continente mais frio do planeta.
A imagem demarca os continentes da Terra, menos a Antártida
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
A grande maioria dos conflitos na África é proveniente da descolonização.
Descolonização da África
Descolonização da África, O que é descolonização, Como ocorreu o processo de descolonização da África, Quando teve início o processo de descolonização da África, Quais fatores contribuíram para o processo de descolonização da África, As conseqüências do processo de descolonização da África.
Paris é a cidade mais populosa da Europa.
Distribuição da população Européia
Distribuição da população Européia, O número de habitantes da Europa, A densidade demográfica da Europa, As cidades mais povoadas da Europa, Os países mais populosos da Europa, Estrutura etária da população da Europa.
Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
Os problemas sociais dos países africanos é resultado da forma de colonização que ocorreu no continente
O início da colonização na África
Os principais fatores que levaram os europeus a explorar o continente africano.
Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)
Leia sobre as origens e motivações de criação da Opep. Entenda também suas principais políticas de controle e o relacionamento do Brasil com a organização.
Aborígenes, população nativa da Austrália
População da Oceania
Com aproximadamente 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes.
Mapa temático do continente asiático
Ásia
Seção com textos sobre a demografia, a economia, o relevo, o clima e as relações políticas da Ásia, o maior continente do mundo.