Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. Ásia
  5. A produção de petróleo no Oriente Médio

A produção de petróleo no Oriente Médio

A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países. Como a região é constituída basicamente por desertos com climas adversos, impróprio para agricultura, a maior riqueza que eles possuem é, sem dúvida, o petróleo.

Dentre as diversas jazidas de petróleo do Oriente Médio, a concentração maior do recurso está no Golfo Pérsico e na Mesopotâmia, os quais juntos possuem cerca de 60% de toda reserva do planeta.

Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.

A imensa reserva de petróleo existente no subcontinente, aliada a outros fatores de caráter econômico e político, favoreceram a criação da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em 1960, que é considerada um dos maiores cartéis do mundo.

Atualmente, a Opep produz aproximadamente 40% de todo petróleo extraído no mundo e 70% das exportações desse recurso em todo o globo. Essa organização tem como principais mercados as grandes potências mundiais, especialmente os países europeus como Alemanha e França, além do Japão e dos Estados Unidos. O país norte-americano mesmo sendo um grande produtor necessita do produto importado, uma vez que não é auto-suficiente em tal recurso. Esse fato favorece a interferência das grandes nações no cenário geopolítico do Oriente Médio.

A Opep está sediada na Europa, mais precisamente na Áustria, na cidade de Viena. Inserem nessa organização onze países, seis são do Oriente Médio: Arábia Saudita (maior produtor mundial), Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Catar. Outros cinco países completam a lista, que são: Argélia, Líbia, Nigéria, Indonésia e a Venezuela.

É bom destacar que a limitação econômica em relação ao petróleo pode impedir que os países se desenvolvam em outras atividades produtivas, como a industrial. Dessa forma, grande parte das nações do Oriente Médio não é considerada industrializada, salvo Israel que detém índices melhores em relação a seus vizinhos. O que deve ser levado em conta é o esgotamento de recursos minerais, em que o petróleo está inserido, pois assim, quando as jazidas se findarem, as economias que dependem da atividade vão ingressar em um colapso econômico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O gráfico mostra a participação do Oriente Médio na produção de petróleo em escala mundial.
O gráfico mostra a participação do Oriente Médio na produção de petróleo em escala mundial.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Mapa temático do continente asiático
Ásia
Seção com textos sobre a demografia, a economia, o relevo, o clima e as relações políticas da Ásia, o maior continente do mundo.
Paris é a cidade mais populosa da Europa.
Distribuição da população Européia
Distribuição da população Européia, O número de habitantes da Europa, A densidade demográfica da Europa, As cidades mais povoadas da Europa, Os países mais populosos da Europa, Estrutura etária da população da Europa.
A grande maioria dos conflitos na África é proveniente da descolonização.
Descolonização da África
Descolonização da África, O que é descolonização, Como ocorreu o processo de descolonização da África, Quando teve início o processo de descolonização da África, Quais fatores contribuíram para o processo de descolonização da África, As conseqüências do processo de descolonização da África.
No dia 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Petróleo, uma das principais matérias-primas do mundo
29 de setembro – Dia Mundial do Petróleo
No Dia Mundial do Petróleo, aproveite para conhecer um pouco mais desse importante e estratégico recurso natural!
 Antártida possui 98%  de seu continente coberta por uma camada de gelo
Antártida
O continente mais frio do planeta.
A imagem demarca os continentes da Terra, menos a Antártida
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
Rio Eufrates, um dos recursos mais estratégicos do Oriente Médio *
Escassez de Água no Oriente Médio
Compreenda a importância da Água no Oriente Médio, um dos principais elementos geopolíticos da região.
Mapa da Europa ocidental e oriental
A organização do espaço geográfico europeu
A organização do espaço geográfico europeu, O que é a organização do espaço geográfico europeu, A indústria na Europa desenvolvida, Indústria e recursos energéticos, Indústria, energia e questão ambiental, Indústria e urbanização na Europa desenvolvida, A rede urbana da Europa, O espaço agrário na Europa desenvolvida.
Os países em destaque fazem parte da América Andina.
América Andina
Os países sul-americanos cortados pela Cordilheira dos Andes.
Os problemas sociais dos países africanos é resultado da forma de colonização que ocorreu no continente
O início da colonização na África
Os principais fatores que levaram os europeus a explorar o continente africano.
Aborígenes, população nativa da Austrália
População da Oceania
Com aproximadamente 37,1 milhões de habitantes, a população da Oceania é a segunda menor entre os continentes.