América do Sul

Com extensão territorial de 17,8 milhões de quilômetros quadrados, a América do Sul consiste numa subdivisão do continente americano. Os países que integram essa porção continental são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, além do território da Guiana Francesa.

A América do Sul limita-se com a América Central, por meio da fronteira entre Colômbia e Panamá. Esse subcontinente une-se à América do Norte pelo istmo central e separa-se da Antártica pelo estreito de Drake.

Seu território apresenta grandes planícies na porção central, onde estão localizadas as bacias hidrográficas Amazônica, Orinoco e a do Prata. Os planaltos e maciços antigos são predominantes na porção leste. A cordilheira dos Andes, cujo ponto mais alto é o pico do Aconcágua (6.960 metros), está localizada na região oeste da América do Sul. No norte, com predominância do clima equatorial, existem florestas tropicais úmidas. A porção sul recebe influência do clima desértico (deserto do Atacama), além de abrigar os pampas argentinos e florestas subtropicais.

A população sul-americana é bastante miscigenada, com destaque para a influência dos índios, negros, portugueses e espanhóis. Em virtude do processo de colonização, os idiomas mais comuns são o espanhol e o português, além do holandês (Suriname).

A América do Sul possui 393 milhões de habitantes, cuja densidade demográfica é de 22 habitantes por quilômetro quadrado. A maioria dos habitantes reside em áreas urbanas: 84%. O crescimento demográfico sul-americano é um dos mais altos do mundo: 1,1% ao ano. Porém, seu território apresenta grandes vazios demográficos, como, por exemplo, o deserto do Atacama e a Patagônia. Por outro lado, algumas cidades são extremamente povoadas: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Santiago, Caracas, entre outras.

A economia dos países que integram esse subcontinente baseia-se na produção agrícola e no beneficiamento desses produtos. Logo, a agricultura é uma atividade de fundamental importância para a captação de receitas na maioria dessas nações, com destaque para o cultivo de café, coca, cacau, cana-de-açúcar, banana, cereais, algodão, etc.

A América do Sul possui muitos recursos naturais de valor comercial, e vários países exploram esse potencial econômico. O petróleo é extraído no Brasil, Equador e, principalmente, na Venezuela. A mineração destaca-se pelas jazidas de ouro, prata, cobre estanho, manganês, ferro, zinco, chumbo, alumínio, entre outras.

O setor industrial é mais desenvolvido na Argentina, Chile e Brasil, destacando-se os segmentos de refino de petróleo, siderurgia, metalurgia, alimentício, automobilístico, eletroeletrônico e químico. A indústria no Brasil é responsável por 60% da produção sul-americana nesse setor da economia.

Esse subcontinente americano apresenta grandes problemas socioeconômicos: o analfabetismo atinge 11% dos habitantes; a taxa de mortalidade infantil é de 20 óbitos a cada mil nascidos vivos; os serviços de saneamento ambiental não atendem a maioria das residências e grande parte da produção mundial de drogas é realizada na América do Sul, fato que intensifica a criminalidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Mapa da América do Sul
Mapa da América do Sul
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Mapa da América do Norte.
América do Norte
América do Norte, Onde está localizada a América do Norte, Quais países fazem parte da América do Norte, O número de habitantes da América do Norte, Outros territórios que fazem parte da América do Norte, Os principais países da América do Norte, As etnias que formaram a América do Norte, Aspectos gerais da natureza da América do Norte, Aspectos gerais da economia da América do Norte.
A África Islâmica corresponde às partes destacadas.
Produção agropecuária na África Islâmica
As atividades agrícolas praticadas nessa porção africana.
Indústria brasileira da década de 60.
A industrialização da América Latina
As principais etapas da indústria nos países de línguas latinas.
 Antártida possui 98%  de seu continente coberta por uma camada de gelo
Antártida
O continente mais frio do planeta.
A imagem demarca os continentes da Terra, menos a Antártida
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
No Mercosul, os países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai são membros plenos do bloco econômico.
Perspectivas para o Mercosul no século XXI
Conheça as principais perspectivas e desafios do Mercosul para o século XXI.
A América Anglo-saxônica é formada pelos Estados Unidos (Azul) e Canadá(Vermelho)
América Anglo-saxônica
Você sabe quais são os países que formam a América Anglo-saxônica? Saiba mais sobre o desenvolvimento e as principais características dessa região.
A Unasul surgiu como uma alternativa para promover a integração na América do Sul
Unasul - União das Nações Sul-americanas
Clique e conheça a origem e as principais características da Unasul - União das Nações Sul-americanas!
Em dezembro de 2016, a Venezuela foi suspensa de sua participação no bloco econômico do Mercosul
Suspensão da Venezuela do Mercosul (2016)
Você sabe os motivos da suspensão da Venezuela do Mercosul? Então clique aqui entenda os fatores que ocasionaram essa sanção!
América Desenvolvida
América Desenvolvida, O que é América Desenvolvida, Onde está localizada a América Desenvolvida, Quais são os países que fazem parte da América Desenvolvida, As características da América Desenvolvida.
Taj Mahal, um dos monumentos que mais se destaca no continente asiático.
A regionalização do continente asiático
Clique aqui e conheça as características da regionalização do continente asiático!
A atuação dos Médicos Sem Fronteiras no continente africano
Organizações Humanitárias na África
A atuação dos grupos que visam minimizar os problemas no continente africano.