Whatsapp icon Whatsapp

Antígua e Barbuda

Vista panorâmica da cidade de Saint John’s, capital da Antígua e Barbuda.
Vista panorâmica da cidade de Saint John’s, capital da Antígua e Barbuda.

Antígua e Barbuda ou Comunidade de Antígua e Barbuda é um país localizado na América Central, mais precisamente, no mar do Caribe. Basicamente o território é formado por três ilhas: Antígua, Barbuda e Redonda.


Bandeira oficial de Antígua e Barbuda.

As terras emersas do país abrangem uma área de 440 km², onde vive cerca de 82,7 mil habitantes, os quais falam o inglês, além de outras línguas nativas. A capital do país é a cidade de Saint John’s, com aproximadamente 23 mil pessoas.

As ilhas que compõem o território possuem uma topografia, em geral, plana, sendo o ponto culminante do país o Pico Boggy, com 402 metros de altitude. O tipo de clima predominante nas ilhas é o tropical, apresentando uma baixa amplitude térmica e chuvas frequentes e abundantes. É comum na região a ocorrência de furacões entre julho e outubro.


Imagem de uma linda praia do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A economia de Antígua e Barbuda está vinculada basicamente ao turismo, agricultura, construção civil e a indústria. O turismo tem uma grande participação na composição do PIB (Produto Interno Bruto) do país, respondendo por cerca de 50%. Na agricultura, o principal cultivo é o de cana-de-açúcar, esse setor enfrenta problemas relacionados à escassez de água e de trabalhadores, tendo em vista que o último tem deixado o campo para trabalhar nas indústrias ou no turismo nos centros urbanos. O parque industrial restringe-se à produção de licor, beneficiamento de cana-de-açúcar, além de montagens de produtos destinados ao mercado externo como camas, artesanato e componentes eletrônicos.


As paisagens naturais do país é um convite aos turistas.

A população é constituída etnicamente por afroamericanos, 91,3%; euroafricanos, 3,7%; europeus meridionais, 2,4; sírios e libaneses, 0,6%; indianos e paquistaneses, 0,4%; ameríndios, 0,3%; outros, 1,3%.


Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Os filmes Americanos é uma forma de influência cultural
EUA: Influência cultural, econômica e política
EUA: Influência cultural, econômica e política, Os Estados Unidos referência cultural, Os Estados Unidos potência política, Os Estados Unidos potência econômica, Como desenvolveu a influência dos Estados Unidos.
Estados Unidos são a nação mais influente do mundo na política, economia, gastronomia e na cultura.
Estados Unidos
Descubra mais sobre os Estados Unidos. Conheça sua história, população e cultura. Saiba qual é a sua capital e quais as cidades mais conhecidas no país.
França
Clique aqui e conheça a França em detalhes. Aprenda sobre suas características físicas, economia e população. Leia algumas curiosidades sobre esse país fascinante.
Manifestação de Tibetanos para a criação de um território próprio
Nações sem território
Os principais grupos populacionais sem país próprio.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.