Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil
  4. As Transnacionais do Brasil

As Transnacionais do Brasil

O processo de globalização proporcionou aparatos técnicos para a internacionalização do setor financeiro. Nesse sentido, empresas de um determinado país expandiram sua área de atuação, instalando filiais em outras nações com o intuito de obter cada vez mais consumidores, aumentando, assim, a lucratividade. Essas empresas são denominadas transnacionais.

No final do século XIX, surgiram as primeiras empresas transnacionais, no entanto, elas só obtiveram destaque após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. As nações mais desenvolvidas (Estados Unidos, Canadá, Japão e a União Europeia) abrigam a maioria das sedes das transnacionais, que instalam suas filiais em vários países, sobretudo nos subdesenvolvidos e nos emergentes. O Brasil, por exemplo, possui várias filiais dessas empresas: McDonald’s, Burger King, Coca Cola, Pepsi, Carrefour, Unilever, entre tantas outras.

Porém, a partir da década de 1970, empresas com sede em nações emergentes passaram a atuar no mercado global, inclusive em países desenvolvidos. O Brasil tem se destacado no cenário internacional, visto que houve uma intensa expansão da área de atuação de suas empresas. Durante a década de 1970, existia cerca de 70 filiais de empresas brasileiras instaladas no exterior e, em 2010, esse número chegou a 350.

A estabilidade política e econômica, além do fortalecimento da moeda nacional (Real), foram fatores determinantes para o sucesso das empresas brasileiras em terras internacionais. Em 2008, os investimentos brasileiros no exterior foram de 152 bilhões de dólares, sendo superior aos investimentos estrangeiros aplicados no país. De acordo com o Banco Central, o Brasil ocupa o 12° lugar no ranking dos maiores investidores do mundo, estando à frente de nações como a Austrália, Países Baixos, China e Federação Russa.

As empresas transnacionais do Brasil atuam em vários segmentos: alimentício, aviação, construção civil, celulose, cosméticos, peças de automóveis, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação, logística, mineração, etc.

Entre as principais representantes do Brasil no mercado internacional estão: Vale (mineração), Petrobras (petróleo e gás), Gerdau (aço), Embraer (aviação), Votorantim (diversificada), Camargo Corrêa (diversificada), Odebrecht (construção e petroquímica), Aracruz (celulose e papel), Tigre (construção), ALL (logística), Perdigão (alimentícia), Natura (cosméticos), Sadia (alimentícia), Itautec (tecnologia da informação), Sabó (peças de automóveis), WEG (máquinas e equipamentos), etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

A Petrobras é uma empresa brasileira que atua em vários países
A Petrobras é uma empresa brasileira que atua em vários países
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
A importância da atividade agropecuária para a economia e a sociedade.
Agronegócios
Agronegócios, O que é Agronegócio, O que desenvolve o Agronegócio, Quais atividades fazem parte do Agronegócio, A participação econômica do Agronegócios, Onde atua os Agronegócios.
Antigamente, no Brasil, as famílias tinham muitos filhos.
Natalidade no Brasil
Natalidade no Brasil, Quando houve maior crescimento populacional no Brasil, A queda na Natalidade no Brasil, Os fatores da Natalidade no Brasil, As transformações ocorridas na Natalidade no Brasil.
Bairro da Liberdade, em São Paulo
A população da região Sudeste
Clique aqui e conheça as características da população do Sudeste do Brasil!
O setor de serviços é o que mais cresce no Brasil.
População economicamente ativa do Brasil
Entenda o que é, como é dividida e quais as características específicas da população economicamente ativa do Brasil.
Engenhos de açúcar primeira etapa da  indústria no país.
A industrialização brasileira
Saiba como se desenvolveu a industrialização brasileira ao longo dos séculos.
Mapa da Região Centro-Sul do Brasil
Complexo Regional Centro-sul
Os aspectos físicos, hidrográficos, climáticos, econômicos e populacionais da região centro-sul.