Bahamas

Bahamas é um país formado por cerca de 700 ilhas localizadas na América Central. O turismo é a principal atividade econômica do país.

Bahamas é um país da América Central formado por cerca de 700 ilhas no Oceano Atlântico. Seu território não possui fronteiras terrestres, estando relativamente próximo aos Estados Unidos da América (a noroeste) e Cuba (ao sul). Ex-colônia britânica, Bahamas conquistou a independência nacional em 1973. O idioma oficial (inglês) é uma das heranças do processo de colonização.

O território bahamense está localizado totalmente ao norte da linha do Equador, pertencendo, portanto, ao Hemisfério Setentrional. O país também integra o Hemisfério Ocidental, pois está situado a oeste do Meridiano de Greenwich. A zona climática é a Temperada do Norte, predominando o clima tropical.

As belas paisagens naturais das ilhas das Bahamas, aliadas ao clima quente, atraem milhões de turistas ao país, fazendo dessa atividade a principal fonte de arrecadação de recursos financeiros. Outras importantes fontes de receitas são a agricultura (cana-de-açúcar, algodão, sisal, frutas, etc.), produção de cimento e a indústria pesqueira.

A população nacional, composta por aproximadamente 345,7 mil habitantes, está distribuída em apenas 30 das 700 ilhas das Bahamas. Esses habitantes enfrentam alguns problemas sociais, principalmente a violência provocada pelo tráfico de drogas. No entanto, o país apresenta bons indicadores, tais como baixas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil (apena 8 óbitos para cada mil nascidos vivos), além do bom serviço de saneamento ambiental.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o país possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto, com média de 0,784, ocupando o 43° lugar no ranking mundial, que é composto por 169 nações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira das Bahamas

Dados das Bahamas:

Localização: América Central.

Área: 13.878 km².

Capital: Nassau.

Idioma: Inglês.

População: 345.736 habitantes.

Densidade demográfica: 25 hab./km².

População residente em área urbana: 84%.

População residente em área rural: 16%.

Religiões: Cristianismo 92% (protestantes 59,4%, católicos 14,4%, anglicanos 14%, outros 4,2 %), agnosticismo e ateísmo 5,6%, outras 2,4%.

Esperança de vida ao nascer: 74,4 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,784.

Governo: Monarquia parlamentarista.

Moeda: Dólar das Bahamas.

Produto Interno Bruto (PIB): 7,2 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

As belas ilhas das Bahamas atraem milhões de turistas
As belas ilhas das Bahamas atraem milhões de turistas
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco