Whatsapp icon Whatsapp

Crescimento da população brasileira

Brasil, um país populoso.
Brasil, um país populoso.

O primeiro censo demográfico brasileiro ocorreu em 1872, a execução desse tipo de trabalho é de extrema importância para compreender a evolução da população, além disso, é a partir da análise dos dados coletados que são desenvolvidos todos os projetos e suas execuções por parte do poder público.

Entender e ter conhecimento da configuração e características da população é indispensável para que o governo possa assim destinar os serviços públicos que são realmente necessários (saúde, habitação, educação, alimentação e segurança). Por exemplo: se um prefeito não tem conhecimento de que a população de sua cidade é composta, em sua maioria, por adultos e idosos ele poderá investir verbas construindo várias escolas, creches, clubes, deixando de investir no que realmente seria necessário à população.

No primeiro censo demográfico (1872) constatou-se que a população daquela época era de 10 milhões de habitantes, mais tarde, em 1900 o número de habitantes saltou para 17,4 milhões e em 1940 atingiu 41,2 milhões de pessoas. No século XX, o número de pessoas no Brasil aumentou em cinco vezes o seu total.

A partir disso ocorreu uma crescente, em 1970 já eram 93 milhões, 1980 a população era de 119 milhões, em 1991 atingiu 146,8 milhões e nos primeiros anos de 2.000 já havia alcançado o elevado número de 165,7 milhões de habitantes. Atualmente (2011), o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos países mais populosos do mundo, totalizando 190.755.799 habitantes.

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

Porém, esse grande crescimento populacional desacelerou na década de 1970, pois a partir desse momento houve uma modificação nesse processo decorrente de vários fatores, entre eles se destacam: o fluxo de pessoas da zona rural para as cidades, fato que favorecia o aumento nos custos de sobrevivência, o acesso aos métodos anticoncepcionais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse período marcou também uma nova realidade da mulher brasileira, pois muitas deixaram apenas de cuidar dos serviços domésticos para se tornarem profissionais e começaram a trabalhar fora, ajudando no orçamento da casa, tais mudanças fizeram que essas não tivessem tanto tempo para ter muitos filhos, passaram a considerar os altos custos para a criação e educação dos mesmos.

Ao passo que a população diminuía o seu crescimento e ficava mais velha, ocorriam no campo informacional descobertas científicas que favoreceram o controle de natalidade, melhoria na qualidade de vida, aumento na expectativa vida e acesso a vacinas e tratamentos médicos.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Manifestação do processo de Arenização na cidade de São Francisco de Assis (RS)¹
Arenização no Rio Grande do Sul
Compreenda como se manifesta o processo de arenização no sul do Brasil.
A população brasileira apresenta baixas densidades demográficas e está mal distribuída pelo território
Densidade demográfica do Brasil
Confira o atual valor da densidade demográfica do Brasil e as variações desse dado nas diferentes partes do território nacional.
Divisão político-administrativa atual do Brasil.
Divisão político-administrativa do Brasil
Divisão político-administrativa do Brasil, Os fatores que provocaram a Divisão político-administrativa do Brasil, O que são estados, A importância da Divisão político-administrativa do Brasil.
Envelhecimento populacional
Clique e veja quais fatores explicam o envelhecimento populacional mundial. Entenda quais são os impactos e consequências dessa realidade no Brasil e no mundo.
A dinâmica dos fluxos migratórios no Brasil vem se alterando nos últimos tempos
Migrações Internas no Brasil
Conheça a dinâmica das migrações internas no Brasil nos últimos tempos e descubra qual é o estágio atual dos fluxos populacionais no país.
O processo de divisão regional do território brasileiro
As diferentes regionalizações realizadas no Brasil.
A dívida externa agrava os problemas sociais
Pagamento da dívida externa brasileira
Pagamento da dívida externa brasileira, O que é dívida externa, O que é moratória, As conseqüências da implantação da moratória, O valor da dívida externa brasileira, Como foi adquirida a dívida externa brasileira.
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, o  Brasil apresenta 190.755.799 habitantes.
População Atual do Brasil
Confira dados de 2010 sobre a população atual do Brasil.
As favelas estão presentes em diversas cidades brasileiras.
Problemas relacionados à moradia no Brasil
As condições da habitação no país.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
video icon
Geografia
Leste Europeu
Assista à videoaula e conheça as características geográficas e geopolíticas da porção leste do continente europeu. Saiba quais países compõem o Leste Europeu.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.