Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil
  4. Crescimento da população brasileira

Crescimento da população brasileira

O primeiro censo demográfico brasileiro ocorreu em 1872, a execução desse tipo de trabalho é de extrema importância para compreender a evolução da população, além disso, é a partir da análise dos dados coletados que são desenvolvidos todos os projetos e suas execuções por parte do poder público.

Entender e ter conhecimento da configuração e características da população é indispensável para que o governo possa assim destinar os serviços públicos que são realmente necessários (saúde, habitação, educação, alimentação e segurança). Por exemplo: se um prefeito não tem conhecimento de que a população de sua cidade é composta, em sua maioria, por adultos e idosos ele poderá investir verbas construindo várias escolas, creches, clubes, deixando de investir no que realmente seria necessário à população.

No primeiro censo demográfico (1872) constatou-se que a população daquela época era de 10 milhões de habitantes, mais tarde, em 1900 o número de habitantes saltou para 17,4 milhões e em 1940 atingiu 41,2 milhões de pessoas. No século XX, o número de pessoas no Brasil aumentou em cinco vezes o seu total.

A partir disso ocorreu uma crescente, em 1970 já eram 93 milhões, 1980 a população era de 119 milhões, em 1991 atingiu 146,8 milhões e nos primeiros anos de 2.000 já havia alcançado o elevado número de 165,7 milhões de habitantes. Atualmente (2011), o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos países mais populosos do mundo, totalizando 190.755.799 habitantes.

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

Porém, esse grande crescimento populacional desacelerou na década de 1970, pois a partir desse momento houve uma modificação nesse processo decorrente de vários fatores, entre eles se destacam: o fluxo de pessoas da zona rural para as cidades, fato que favorecia o aumento nos custos de sobrevivência, o acesso aos métodos anticoncepcionais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse período marcou também uma nova realidade da mulher brasileira, pois muitas deixaram apenas de cuidar dos serviços domésticos para se tornarem profissionais e começaram a trabalhar fora, ajudando no orçamento da casa, tais mudanças fizeram que essas não tivessem tanto tempo para ter muitos filhos, passaram a considerar os altos custos para a criação e educação dos mesmos.

Ao passo que a população diminuía o seu crescimento e ficava mais velha, ocorriam no campo informacional descobertas científicas que favoreceram o controle de natalidade, melhoria na qualidade de vida, aumento na expectativa vida e acesso a vacinas e tratamentos médicos.

Brasil, um país populoso.
Brasil, um país populoso.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

A população brasileira atingiu 202,7 milhões de pessoas em primeiro de julho deste ano, segundo estimativa do IBGE divulgada na manhã desta quinta-feira (28). O volume de pessoas que vivem no país cresceu 0,86% em relação ao verificado em igual período do ano anterior”.

Folha de São Paulo, 28 ago. 2014. População brasileira atinge 202,7 milhões de habitantes, calcula IBGE. Disponível em: <http://folha.com/no1507099>. Acesso em: 02 fev. 2015.

O crescimento da população brasileira ao longo do tempo permitiu que, finalmente, o número de habitantes fosse superior aos 200 milhões. Com base nesse dado, nas informações fornecidas pela notícia acima e em seus conhecimentos sobre a população do país, assinale a alternativa correta:

a) O crescimento da população brasileira, atualmente, é baixo em comparação com períodos anteriores.

b) O Brasil vive, atualmente, um problema relacionado com a explosão demográfica.

c) O marco de 202 milhões de habitantes revela o quadro socioeconômico do país, em que a taxa da natalidade nas áreas pobres e médias continua elevada.

d) Os dados revelados pela reportagem permitem-nos concluir que o Brasil vive um quadro de elevada densidade demográfica.

Questão 2

A partir da década de 1980, o Brasil ingressou naquilo que se qualifica como “transição demográfica”. Isso passou a ocorrer em função de alguns fatores, a saber:

I. Elevação das taxas de densidade demográfica;

II. Diminuição intensiva dos índices de natalidade;

III. Aumento da expectativa de vida;

IV. Manutenção das taxas de fecundidade;

V. Inversão gradativa da pirâmide etária.

Estão corretas as alternativas:

a) I e III

b) II, IV e V

c) I, III e IV

d) II, III e V

e) I, II e IV

Mais Questões
Assuntos relacionados
A dívida externa agrava os problemas sociais
Pagamento da dívida externa brasileira
Pagamento da dívida externa brasileira, O que é dívida externa, O que é moratória, As conseqüências da implantação da moratória, O valor da dívida externa brasileira, Como foi adquirida a dívida externa brasileira.
Divisão político-administrativa atual do Brasil.
Divisão político-administrativa do Brasil
Divisão político-administrativa do Brasil, Os fatores que provocaram a Divisão político-administrativa do Brasil, O que são estados, A importância da Divisão político-administrativa do Brasil.
As favelas estão presentes em diversas cidades brasileiras.
Problemas relacionados à moradia no Brasil
As condições da habitação no país.
O processo de divisão regional do território brasileiro
As diferentes regionalizações realizadas no Brasil.
A dinâmica dos fluxos migratórios no Brasil vem se alterando nos últimos tempos
Migrações Internas no Brasil
Conheça a dinâmica das migrações internas no Brasil nos últimos tempos e descubra qual é o estágio atual dos fluxos populacionais no país.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
A população brasileira apresenta baixas densidades demográficas e está mal distribuída pelo território
Densidade demográfica do Brasil
Confira o atual valor da densidade demográfica do Brasil e as variações desse dado nas diferentes partes do território nacional.
Envelhecimento populacional
Clique e veja quais fatores explicam o envelhecimento populacional mundial. Entenda quais são os impactos e consequências dessa realidade no Brasil e no mundo.
Manifestação do processo de Arenização na cidade de São Francisco de Assis (RS)¹
Arenização no Rio Grande do Sul
Compreenda como se manifesta o processo de arenização no sul do Brasil.
De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, o  Brasil apresenta 190.755.799 habitantes.
População Atual do Brasil
Confira dados de 2010 sobre a população atual do Brasil.