Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física do Brasil
  4. Arenização no Rio Grande do Sul

Arenização no Rio Grande do Sul

O processo de arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul é um dos mais graves problemas socioambientais vividos no Brasil.

Entende-se por arenização o processo de formação de bancos de areias em solos já arenosos e não consolidados, o que acarreta a baixa presença ou até a extinção da vegetação em virtude da dificuldade de fixação em função das constantes movimentações da camada superficial dos solos. No Brasil, esse problema manifesta-se mais frequentemente no Rio Grande do Sul, com destaque para alguns municípios da região sudoeste do estado, como São Francisco de Assis, Alegrete, Maçambará, Rosário do Sul, entre outros.

Estudos empreendidos por vários geógrafos – com destaque para Dirce Suertegaray, Roberto Verdum e Aziz Ab'Saber – apontaram que esse problema no estado do Rio Grande do Sul não é algo recente em termos históricos, estando presente em relatos realizados em tempos coloniais. Dessa forma, considera-se que esse é um fenômeno natural, que, no entanto, é intensificado pelas práticas humanas.

Com a prática da agricultura nessa região e a consequente remoção da vegetação original, amplia-se a exposição dos solos arenosos do local – que já apresentam uma certa predisposição para a formação dos bancos de areia – e, consequentemente, intensifica-se a arenização da superfície, com a frequente movimentação dos sedimentos (partículas de rochas) através da ação da água das chuvas e dos ventos, proporcionando a formação de areais.

Em alguns casos, os efeitos são tão intensos que praticamente inexiste qualquer tipo de vegetação, proporcionando a formação de paisagens semelhantes ou iguais às de desertos consolidados.

Por essa razão, há muita confusão envolvendo a arenização e a desertificação. Porém, o conceito de desertificação não se aplica ao sul do Brasil, uma vez que ele se refere ao fenômeno de empobrecimento dos solos em regiões de clima árido, semiárido e subúmido seco. Nesse caso, os índices de precipitação costumam não ultrapassar os 50 mm anuais e são inferiores ao processo de evaporação potencial. No caso das terras do Rio Grande do Sul, o índice de chuvas costuma apresentar uma média de 1400 mm anuais e, além disso, a degradação acontece justamente pela movimentação de sedimentos pela ação da água pluvial e outros agentes exógenos de transformação do relevo, e não pela seca excessiva e pobreza de nutrientes, como ocorre na desertificação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A arenização dos solos no Rio Grande do Sul promove a remoção da vegetação, além de causar a morte de animais locais em função da falta de recursos e transformar solos, antes agricultáveis, em locais improdutivos. Assim, faz-se necessário realizar uma fertilização química dessas superfícies e cobri-las com plantas específicas no sentido de conter os processos erosivos e garantir uma maior estabilidade dos solos.

__________________

¹ Créditos da Imagem: VERDUM, R. (2006).

Bibliografia recomendada:

SUERTEGARAY, D. M. A., GUASSELLI, L. A., VERDUM, R. (org.) Atlas da Arenização: sudoeste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Sec. de Coordenação e Planejamento do Governo do Rio Grande do Sul, 2001.

Manifestação do processo de Arenização na cidade de São Francisco de Assis (RS)¹
Manifestação do processo de Arenização na cidade de São Francisco de Assis (RS)¹
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
Características das Primeiras Cidades do Brasil
Urbanização Brasileira
Urbanização Brasileira, O que é a Urbanização Brasileira, Em qual século iniciou a Urbanização Brasileira, Em que região surgiu a Urbanização Brasileira, Urbanização Brasileira no litoral.
Brasil, um país populoso.
Crescimento da população brasileira
Crescimento da população brasileira, As causas do Crescimento da população brasileira, O primeiro censo realizado no Brasil, As evoluções da população brasileira, O declínio do crescimento da população brasileira, As causas do declínio do crescimento da população brasileira.
As favelas estão presentes em diversas cidades brasileiras.
Problemas relacionados à moradia no Brasil
As condições da habitação no país.
Tráfico de Animais no Brasil
Confira aqui como ocorre a prática do tráfico de animais no Brasil!
IDH do Brasil
Os indicadores da qualidade de vida da população brasileira.
O MST, principal movimento social do campo na atualidade.¹
Movimentos Sociais do Campo
As principais características dos movimentos sociais do campo e suas agendas de luta.
A desertificação transforma as paisagens, a natureza e as práticas humanas
Desertificação no Brasil
Compreenda a intensidade, a localização e as consequências da desertificação no Brasil.
O desgaste e a perda dos solos podem provocar inúmeros danos ambientais e sociais
Diferença entre desertificação e arenização
Conheça as diferenças e as particularidades dos processos de desertificação e arenização.
Rio Grande do Sul
Clique aqui e aprenda sobre a história do Rio Grande do Sul. Conheça seus aspectos econômicos, sociais, demográficos e naturais. Entenda também a economia do estado.
A pobreza ainda é um problema no Brasil, apesar dos últimos avanços
A pobreza no Brasil
Entenda o problema da pobreza no Brasil e quais são as medidas adotadas para combatê-la, bem como os novos desafios da atualidade.
Antigamente, no Brasil, as famílias tinham muitos filhos.
Natalidade no Brasil
Natalidade no Brasil, Quando houve maior crescimento populacional no Brasil, A queda na Natalidade no Brasil, Os fatores da Natalidade no Brasil, As transformações ocorridas na Natalidade no Brasil.
Usina de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do mundo em potência.
A polêmica sobre a Usina de Itaipu
A polêmica sobre a Usina de Itaipu, O que é a Usina de Itaipu, Quando teve início a construção da Usina de Itaipu, Qual rio é usado na Usina de Itaipu, Quanto tempo durou a construção da Usina de Itaipu, Qual foi o valor da obra da Usina de Itaipu, As divergências entre Paraguai e Brasil em relação ao pagamento da energia da Usina de Itaipu.
Muitos nordestinos enfrentam grandes problemas sociais.
A população do Nordeste
Clique aqui e conheça alguns aspectos da população do Nordeste!
O Agreste se localiza entre o litoral e o sertão
Agreste
Conheça as características gerais do Agreste, sub-região do nordeste brasileiro.
Projeção de como ficará a Usina de Belo Monte, quando concluída
Usina de Belo Monte
Entenda as características e as polêmicas na construção da Usina de Belo Monte.