Whatsapp icon Whatsapp

Diferença entre ciclone, tornado, furacão e tufão

Ciclone, tornado, furacão e tufão são diferentes tipos de movimentos giratórios de ar e causam fortes estragos por onde passam graças aos seus fortes ventos.
Imagem de um tornado em uma região dos Estados Unidos
Imagem de um tornado em uma região dos Estados Unidos

Ciclone, tornado, furacão, tufão... é uma coleção de nomes sobre o que é, aparentemente, um mesmo fenômeno atmosférico: uma forte onda de ventos que se apresenta em formato giratório ou circular e que é bastante destrutiva. No entanto, esses nomes referem-se a tipos e especificidades que, em alguns casos, são completamente distintos entre si.

Como tufão e furacão são dois subtipos de ciclones, vamos, primeiramente, tentar entender a diferença entre ciclone e tornado:

Ciclone – refere-se a um movimento de ar giratório que se apresenta em uma grande área, envolvendo centenas de quilômetros. Costuma apresentar ventos com velocidades iguais ou superiores a 120 km/h e é bastante destrutivo, pois atinge um grande número de áreas.

Tornado – também é um movimento de ar giratório, mas que se estabelece em uma área menor, embora se apresente em velocidades maiores, que giram em torno dos 500 km/h ou mais. O grau de destruição do tornado, nos pontos onde passa, é até maior que o do ciclone, porém atinge uma área mais restrita.

Uma boa maneira de compreender a diferença entre ciclone e tornado é imaginar que um ciclone não pode ser visto a olho nu de forma que o observador contemple toda a sua extensão, pois isso só é possível com imagens de satélite. Afinal, ele pode alcançar os 1500 km de diâmetro. Por outro lado, os tornados são perfeitamente visíveis diretamente (tal qual a imagem no início deste texto), uma vez que seu diâmetro não costuma ultrapassar os 2 km.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Os ciclones (tufão e furacão) abrangem áreas muito amplas

Os ciclones dividem-se em tropicais e extratropicais. Os últimos ocorrem em áreas de latitudes médias, por um sistema de baixa pressão e sem calor em seu núcleo; já os primeiros apresentam-se em áreas tropicais, por um sistema de alta pressão e com grande calor em seu núcleo. Dessa forma, tufão e furacão são dois tipos de ciclones tropicais.

A diferença entre furacão e tufão é apenas a localização geográfica onde ocorrem, pois receberam nomes distintos nas diferentes regiões em que se apresentaram.

Furacão – forma-se no Oceano Atlântico ao norte, no Mar do Caribe, no Golfo do México e no Oceano Pacífico próximo ao litoral da América do Norte.

Tufão – forma-se no Oceano Pacífico a leste da Linha Internacional de Data, próximo ao Japão, ao sul da Ásia e também na porção leste do Oceano Índico.

Observação: quando um tornado se forma sobre o oceano, recebe o nome de tromba d'água

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Ciclones são tempestades tropicais que se formam geralmente nos oceanos, em uma zona de baixa pressão atmosférica.
Ciclone
Aprenda mais sobre o ciclone. Descubra quais as diferenças entre ciclone e anticiclone, os principais tipos de ciclone e a relação entre ciclone, tornado e furacão.
Furacões formam-se especialmente nas regiões em que as águas apresentam temperaturas superiores a 27ªC.
Por que é tão difícil um furacão atingir o Brasil?
Descubra por que é tão difícil o Brasil ser atingido por um furacão. Saiba quais são os principais fatores que levam à ocorrência desse fenômeno meteorológico.
Determinadas nuvens podem ter o peso de até 100 elefantes
Quanto pesa uma nuvem?
Você sabe quanto pesa uma nuvem? Clique e saiba com quantos elefantes pode ser formada uma nuvem!
video icon
Química
Propriedades da Matéria no Enem: como esse tema é cobrado?
A Química é a parte da ciência que estuda a matéria, suas propriedades e transformações. As propriedades da matéria, por serem um assunto central no estudo da Química, são bastante recorrentes nas provas do Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.