Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física do Brasil
  4. Estrutura Geológica do Brasil

Estrutura Geológica do Brasil

As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes externos (chuvas, ventos etc.) e agentes internos (erupções vulcânicas e tectonismo). Esse processo ocorre há bilhões de anos e o conhecimento da estrutura geológica de um determinado local é de fundamental importância na análise do relevo e dos possíveis recursos minerais existentes.


O Brasil, por apresentar uma grande extensão territorial (8.514.876 quilômetros quadrados), possui estrutura geológica composta por três tipos distintos: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.

Escudos cristalinos

Responsável por aproximadamente 36% do território nacional, essa formação ocorreu no período pré-cambriano. Ela apresenta composição diferente conforme os terrenos arqueozoicos (32% do território nacional) e proterozoicos (4% do território). No primeiro é possível encontrar rochas como o granito, gnaisses, grafita e elevações como a serra do Mar. Sua formação é a mais antiga, apresentando pequena riqueza mineral. Já nos terrenos proterozoicos, há rochas metamórficas que formam jazidas minerais (ferro, níquel, chumbo, ouro, prata, diamantes e manganês). A serra dos Carajás, no estado do Pará, é um terreno proterozoico.

Bacias sedimentares

Essa formação recobre cerca de 60% do território brasileiro. São constituídas de espessas camadas de rochas sedimentares, consequência da intensa deposição de sedimentos de origem marinha, glacial e continental nas partes mais baixas do relevo. Nesses terrenos é possível encontrar petróleo e carvão mineral, além de minerais radioativos (urânio e tório), xisto betuminoso, areia, cascalho e calcário.

Terrenos vulcânicos

São áreas que sofreram a ação de derrames vulcânicos. Esse processo originou a formação de rochas como o basalto e o diabásio. A decomposição do basalto é responsável por fertilizar o solo, no Brasil essas áreas são denominadas de “terra roxa”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Serra do Mar, estrutura geológica dos Escudos Cristalinos
Serra do Mar, estrutura geológica dos Escudos Cristalinos
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

 “As altitudes do relevo brasileiro são, em geral, modestas. O ponto mais alto do país não ultrapassa os 3 mil metros: o pico da Neblina (2993m), perto da fronteira do Amazonas com a Venezuela. Cerca de 41% do território nacional tem, no máximo, 200m de altitude; 78% tem até 500m; e 92,7% até 900m de altitude”.

(Adaptado de: VESENTINI, J. W. Brasil: sociedade e espaço. Geografia do Brasil. 32º edição. São Paulo: Editora Ática, 2006. p.252).

As características descritas acima indicam que o relevo brasileiro é:

a) bastante acidentado, com elevada incidência de dobramentos modernos.

b) diretamente influenciado pelas ações recentes de tectonismos.

c) geologicamente antigo, portanto mais desgastado.

d) pouco transformado pelos agentes erosivos e intempéricos.

e) totalmente aplainado, com poucas áreas de depressão. 

Questão 2

As áreas de planície no Brasil estão basicamente situadas nas proximidades de grandes rios, lagos e também em algumas zonas costeiras. Dentre essas áreas, merece destaque a planície do Rio Amazonas, que basicamente segue o leito principal do Rio Amazonas e de alguns de seus afluentes. Existe, nesse contexto, um debate sobre a possibilidade do aproveitamento das águas desse rio para a construção de hidrelétricas, o que pode ser considerado como algo:

a) não recomendado, pois a elevada declividade do terreno não favorece a criação de barragens.

b) recomendado, em função da possibilidade de rápido armazenamento das águas nas áreas mais planas.

c) recomendado, pois as áreas da planície amazônica favorecem a intervenção humana sem grandes prejuízos ambientais.

d) não recomendado, haja vista que áreas de planície não possuem uma queda d'água acentuada para a instalação de barragens e turbinas.

Mais Questões
Assuntos relacionados
O maior rio do mundo encontra-se na região Norte.
O relevo e a hidrografia da região Norte
O relevo e a hidrografia da região Norte, As principais características do relevo da região Norte, As principais características da hidrografia da região Norte, A relação de influência entre o relevo e a hidrografia.
Erupções como essa poderiam ocorrer no Brasil?
Existem vulcões no Brasil?
Existem realmente vulcões no Brasil? Clique e informe-se sobre esse assunto!
A Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro, é uma formação localizada em um escudo cristalino
Escudos cristalinos
Saiba mais sobre os escudos cristalinos, tipo de estrutura geológica bastante resistente à erosão e ao intemperismo.
Pré-sal
Você sabe o que é o pré-sal? Clique aqui e saiba como ocorre a exploração do petróleo nessa camada!