Whatsapp icon Whatsapp

Pré-sal

Pré-sal é um conjunto de rochas nas porções marinhas do litoral brasileiro com potencial para a geração e acúmulo de petróleo e gás natural.

O termo pré-sal é utilizado para caracterizar um conjunto de rochas nas porções marinhas do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo e gás natural. Essas rochas estão localizadas abaixo de camadas de sal, podendo atingir mais de 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar. É uma camada de aproximadamente 800 Km de extensão por 200 Km de largura, que vai do litoral de Santa Catarina ao litoral do Espírito Santo.


Camada pré-sal

O petróleo encontrado nessa área engloba três bacias sedimentares (Santos, Campos e Espírito Santo), a capacidade estimulada da reserva pode proporcionar ao Brasil a condição de exportador de petróleo. Vários poços de petróleo e gás natural já foram descobertos na camada pré-sal, entre eles estão o Tupi, Guará, Bem te vi, Carioca, Júpiter e Iara.

O volume de petróleo na cama pré-sal é expressivo, o poço de Tupi, na Bacia de Santos, tem volumes estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente (óleo mais gás). Já o poço de Guará, também na Bacia de Santos, tem volumes de 1,1 a 2 bilhões de barris de petróleo leve e gás natural.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A busca pelo ouro negro

A exploração de petróleo na camada pré-sal proporcionará à Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A) uma posição de destaque entre as grandes companhias operadoras mundiais, pois terá desenvolvido tecnologia e pessoal qualificado.

Conforme o diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Borges Rodrigues Lima, as explorações de petróleo da camada pré-sal irão triplicar a produção de petróleo e gás natural do Brasil, a expectativa é que alcance a marca de 50 bilhões de barris. As estimativas para a produção em grande escala são para 2013.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

A ocupação da Amazônia
O processo histórico de ocupação e devastação da Amazônia.
Carvão mineral no Brasil
A produção dessa matéria-prima em solo brasileiro.
Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Formações litorâneas
Os tipos de vegetação que ocorrem ao longo do litoral brasileiro.
Hidrografia do Brasil
Hidrografia do Brasil, quais são as principais hidrografias do Brasil, Bacia Amazônia, Bacia do Tocantins, Bacia do São Francisco, Bacia Platina, quais são as influências das bacias hidrográficas.
O Fogo no Cerrado
As distintas formas de queimadas e as consequências desse fenômeno.
Área do Brasil
Brasil, o quinto maior país do planeta em extensão territorial.
video icon
"Matemática do Zero | Relações métricas no triângulo retângulo" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Relações métricas no triângulo retângulo
Nessa aula veremos que a partir de um triângulo retângulo podemos determinar a altura relativa à hipotenusa e as projeções dos catetos. Para calcular essas medidas, deduziremos fórmulas através de semelhança de triângulos. Essas fórmulas possuem como nome RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO.