Whatsapp icon Whatsapp

Haiti

A subnutrição atinge 60% dos haitianos
A subnutrição atinge 60% dos haitianos

O Haiti é um país caribenho situado na América Central, situado na ilha de Hispaniola, no Mar do Caribe. Sua única fronteira terrestre é a leste com a República Dominicana. No final do século XV, Cristóvão Colombo desembarcou no território haitiano, mas foi a França que realizou a colonização do país, por meio da assinatura do Tratado de Ryswick, envolvendo espanhóis e franceses. A independência nacional foi conquistada no dia 1° de janeiro de 1804, sendo a primeira república da América Latina a conseguir autonomia política.


Com extensão territorial de 27.750 quilômetros quadrados, o Haiti está totalmente situado no Hemisfério Setentrional (ao norte da linha do Equador) e no Hemisfério Ocidental (a oeste do Meridiano de Greenwich). A população é de aproximadamente 10,1 milhões de habitantes, sendo a densidade demográfica de 361,5 habitantes por quilômetro quadrado e o crescimento demográfico é de 1,5% ao ano. A maioria dos habitantes vive em áreas rurais (48,3%), e a cidade que possui maior concentração populacional é a capital, Porto Príncipe: 1.998.000 habitantes.

A economia haitiana é pouco desenvolvida, sendo o setor primário o principal responsável pela captação de receitas financeiras. A instabilidade política do país dificulta a entrada de investimentos estrangeiros. A nação sofreu vários golpes militares e foi governada por ditadores durante muitos anos, resultando na perseguição a opositores e na morte de muitos habitantes. Essa situação fez com que a Organização das Nações Unidas (ONU) interviesse na política nacional, sendo o Brasil responsável pela pacificação naquele país.

Conforme dados da ONU, o Haiti detém o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente americano. Entre os vários fatores que contribuem para essa situação estão: a expectativa de vida é de apenas 60 anos; os serviços de saneamento ambiental são destinados a menos da metade das residências; a maioria dos haitianos vive abaixo da linha de pobreza; cerca de 60% dos habitantes são subnutridos; o índice de analfabetismo é de 38%; a taxa de mortalidade infantil é de 62 para cada mil nascidos vivos. Além de todos esses problemas socioeconômicos, o Haiti, em janeiro de 2010, foi atingido por um terremoto que provocou a morte de mais de 120 mil pessoas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira do Haiti

Dados do Haiti:

Localização: América Central.

Área: 27.750 km².

Capital: Porto Príncipe.

Idioma: Francês e crioulo (oficiais).

População: 10.032.619 habitantes.

Densidade demográfica: 361,5 hab/km².

População residente em área urbana: 48,3%.

População residente em área rural: 51,7%.

Esperança de vida ao nascer: 60 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,404.

Governo: República com forma mista de governo.

Atual Presidente: René Préval.

Moeda: Gourde.

Produto Interno Bruto (PIB): 7 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Emirados Árabes Unidos
País que abriga a maior obra de engenharia do mundo.
Ilhas Malvinas
Características gerais de um território ultramarino britânico localizado em plena América do Sul.
Modelo japonês: ascensão e crise
As características, o crescimento e o declínio do modelo japonês de gestão econômica.
Nações sem território
Os principais grupos populacionais sem país próprio.
Proclamação da República do Nepal
Proclamação da República do Nepal, Quando ocorreu a Proclamação da República do Nepal, Como ocorreu a Proclamação da República do Nepal, A retirada do rei do poder e o processo de Proclamação da República do Nepal.
Seicheles
Seicheles é um país movido pelo turismo. Confira aqui suas características!
África do Sul
Conheça as principais características da África do Sul. Saiba mais sobre a história de superação da população local em relação ao regime de segregação racial.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.