Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Continentes
  4. América
  5. Importantes civilizações das Américas

Importantes civilizações das Américas

As civilizações pré-colombianas correspondem aos povos que habitavam desde o México até a Cordilheira dos Andes, que possuíam uma estrutura organizacional social muito bem instituída.

Dentre as principais civilizações estão os Astecas que ocupavam o território onde atualmente se encontra o México, além dos Maias que também habitavam a América Central e os Incas que viveram em áreas onde se encontram hoje países como Peru, Bolívia, sendo esses ocupados em suas totalidades, além de ocupar parcialmente territórios do Equador, Colômbia, Argentina e Chile.

Os Astecas são povos pré-colombianos que ocuparam no passado, no período dos séculos XIV a XVI, um vale onde é hoje o México. Os Astecas consistem em um conjunto de indivíduos compostos, sobretudo por agricultores, comerciantes e artesãos, esses executavam trabalhos públicos e também militares.

Essa civilização detinha técnicas de drenagem a partir da implantação de ilhas artificiais que serviam para expandir o cultivo de culturas como milho, feijão, tomate, pimenta e batata-doce. A moeda de troca era a semente de cacau, no artesanato destacava a produção de tecidos e cerâmicas.

Os Maias também inserem ente as civilizações pré-colombianas, esse povo viveu principalmente em áreas de florestas tropicais onde hoje encontra-se os territórios da Guatemala, Honduras e da Península de Yucatán, ocupou as respectivas áreas entre os séculos IV a.C e IX d.C.

Alcançaram técnicas de irrigação para o desenvolvimento da agricultura, além de deterem conhecimentos de engenharia e arquitetura, tinham como base de suas construções pedras para a instalação de templos, pirâmides e palácios.

Além de deter conhecimento na astronomia, e por isso criou um calendário, também realizavam cálculos matemáticos.

E por fim a civilização pré-colombiana que habitava a América do Sul, os Incas. Esse povo viveu em toda extensão da Cordilheira dos Andes. Essa civilização se destaca principalmente pelas construções como a cidade de Machu Picchu, além do artesanato de cerâmica entre outros conhecimentos. Machu Picchu é conhecida como a cidade do sol, isso devido à sua altitude, esse fantástico monumento foi descoberto somente nos primeiros anos do século XX, mais precisamente, em 1911.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Machu Picchu, a cidade dos Incas.
Machu Picchu, a cidade dos Incas.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Revolução verde promove o aumento de alimentos.
Revolução verde e a fome
Revolução verde e a fome, O que foi a Revolução verde, O que aconteceu no período da Revolução verde, As características da Revolução verde, Os resultados da Revolução verde.
Criança trabalhando em uma fábrica de tecidos nos Estados Unidos, em 1909
Trabalho infantil no mundo
Clique e saiba mais sobre a exploração do trabalho infantil no mundo, sua origem e consequências!
Regionalização Norte-Sul
Conheça as características da regionalização norte-sul que divide o mundo em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Uma ordem mundial refere-se às hierarquias nas relações de poder entre os países do mundo
Nova Ordem Mundial
Você sabe o que significa Nova Ordem Mundial? Leia este texto e entenda o seu conceito, suas dinâmicas e características!