Whatsapp icon Whatsapp

Nova Ordem Mundial

A Nova Ordem Mundial é o período geopolítico vivenciado pela sociedade planetária após o fim da Guerra Fria. Esse período histórico é caracterizado pela multipolaridade.
Representação gráfica de uma pessoa segurando o planeta Terra nas mãos como representação da Nova Ordem Mundial.
A Nova Ordem Mundial marca a redistribuição das forças globais.

A Nova Ordem Mundial é uma expressão que remete a um momento histórico que se iniciou com o fim da Guerra Fria. Esse momento foi marcado pelo fim da chamada ordem bipolar, com dois centros de poder mundial, e consequente formação de uma ordem multipolar, com vários centros de poder pelo globo. São características da Nova Ordem Mundial a globalização da economia e a diversidade cultural.

Ela também acirrou determinadas disputas existentes no planeta e provocou uma mudança no cenário de distribuição dos atores mundiais em diversos âmbitos da sociedade. Por sua vez, essas mudanças provocaram ações diversas, incluindo o surgimento de teorias da conspiração.

Leia também: Empresas transnacionais — as grandes corporações que atuam em diferentes países

Resumo sobre a Nova Ordem Mundial

  • A Nova Ordem Mundial indica um momento histórico, econômico e político marcado pela presença de vários centros de poder no globo.

  • A globalização da economia, a evolução tecnológica e a diversidade cultural são aspectos importantes da Nova Ordem Mundial.

  • A Nova Ordem Mundial tem como característica a presença de vários centros de poder que atuam nos diversos âmbitos da sociedade.

  • São centros tradicionais de poder na chamada Nova Ordem Mundial os Estados Unidos, o Japão e a Europa Ocidental.

  • A Nova Ordem Mundial acirrou algumas disputas globais e contribuiu para a ascensão de novos centros de poder, como a China.

  • A formação de blocos econômicos, marcada pela globalização, é um aspecto importante da Nova Ordem Mundial.

Videoaula sobre a Nova Ordem Mundial

O que é a Nova Ordem Mundial?

A Nova Ordem Mundial é uma expressão que designa um determinado momento histórico, político e econômico marcado pela multipolaridade. Ela é caracterizada pela existência de diversos centros de poder no globo, ou seja, países que se destacam nos mais diversos ramos da sociedade. A Nova Ordem Mundial é marcada pela globalização da economia, pelo comércio internacional, pela evolução tecnológica e pela diversidade cultural.

História da Nova Ordem Mundial

O processo histórico da Nova Ordem Mundial é marcado pelo declínio de um contexto de bipolaridade, com destaque para o término da Guerra Fria, e consequente avanço de um cenário de multipolaridade, que prevalece até os dias atuais. Assim, espaço-temporalmente, a Nova Ordem Mundial foi iniciada, dentre outras causas históricas, pela queda do Muro de Berlim (1989) e pela dissolução da União Soviética (1991).

Pedaços do Muro de Berlim em Portland, cuja queda foi um dos marcos do início da Nova Ordem Mundial.
A queda do Muro de Berlim (1989) foi um dos marcos do início da Nova Ordem Mundial.

A Nova Ordem Mundial prevalece até os dias atuais, marcada pela ascensão de processos como a globalização da economia. Há, na atualidade, diversos polos de poder no mundo, nos âmbitos político, econômico, tecnológico, cultural e ambiental, que marcam a diversidade global.

Características da Nova Ordem Mundial

A principal característica da Nova Ordem Mundial é multipolaridade, ou seja, a existência de vários polos de poder no globo. As nações do mundo apresentaram certo desenvolvimento ao longo das últimas décadas e, principalmente, aumentaram de forma significativa o seu grau de integração. Desse modo, a Nova Ordem Mundial representa um mundo mais conectado, diverso e desenvolvido.

Essa expressão abrange ainda a ideia de uma sociedade mais tecnológica, consumista e individualista, e possibilita a formação de diversos fóruns, organizações e acordos supranacionais, como os blocos econômicos, que contribuem ativamente para as discussões de interesse geral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mudanças causadas pela Nova Ordem Mundial

As mudanças causadas pela Nova Ordem Mundial foram marcadas, em especial, pela maior distribuição do poder global nas diferentes áreas da sociedade. Assim, com o fim da bipolaridade, o mundo ficou marcado pela formação dos centros tradicionais de poder, sendo eles Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental, assim como a divisão global do norte desenvolvido e sul subdesenvolvido.

Peças do jogo de xadrez, pintadas com as cores das bandeiras de importantes países, como representação da Nova Ordem Mundial.
 A Nova Ordem Mundial provocou a redistribuição das forças globais.

Esse cenário consolidado com a Nova Ordem Mundial vem sofrendo transformações nos últimos anos, especialmente com a ascensão de novos centros de poder, como os países emergentes, a exemplo de China e Brasil, além da reinvenção de antigas potências globais, como a Rússia. Assim, a Nova Ordem Mundial significou uma profunda mudança no rearranjo das forças globais, com maior participação do países nas decisões globais.

Veja também: Brasil na Nova Ordem Mundial

Nova Ordem Mundial e os blocos econômicos

A Nova Ordem Mundial tem como um dos seus expoentes a globalização. Nesse período, há a acentuação do comércio internacional, marcado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações.

Dessa forma, a formação de blocos econômicos é um fenômeno típico da Nova Ordem Mundial, visto que em um mundo cada vez mais diverso e fragmentado, a reunião de países com interesses comerciais em comum busca fortalecer esses agrupamentos no cenário internacional do comércio.

A criação desses blocos econômicos também indica uma nova forma de liderança de grandes grupos globais no cenário internacional, com viés fortemente econômico, mas que também influencia outros setores da sociedade, como o político.

Nova Ordem Mundial e as teorias da conspiração

Há teorias da conspiração que envolvem a Nova Ordem Mundial e muitas vezes geram curiosidade nos indivíduos. Nesse contexto, são levantadas diversas hipóteses de que o rearranjo das forças globais em diversos centros de poder seria fruto da atuação de grupos organizados, de determinadas seitas religiosas, de grandes agentes econômicos e até mesmo de forças sobrenaturais. Essas teorias não são comprovadas pela comunidade científica e política internacional e muitas vezes prejudicam os estudos sobre o cenário geopolítico global.

Exercícios resolvidos sobre Nova Ordem Mundial

Questão 1

(Unicentro) Por meio dos conhecimentos sobre a Nova Ordem Mundial, é correto afirmar:

A) A Nova Ordem Mundial consolidou os acordos militares e econômicos, criando um comportamento padronizado em todos os blocos.

B) Os blocos formados beneficiaram a Europa, porque, com a consolidação da União Europeia, a influência norte-americana no continente foi neutralizada.

C) A formação de blocos limitou-se, na primeira fase, às parcerias comerciais e à modernização das atividades ligadas ao comércio.

D) A participação do México no Nafta e na Alca possibilitou-lhe total autonomia tecnológica.

Resolução:

Alternativa C

A formação de blocos econômicos na Nova Ordem Mundial tinha, inicialmente, um viés estritamente econômico, o qual, entretanto, foi avançando ao longo do tempo para outros setores da sociedade, como o político e o cultural.

Questão 2

(UEG) Compreender a estrutura social do mundo atual é importante para conhecer as relações entre as sociedades. Vivemos em um sistema mundial no qual as viagens, a comunicação instantânea, a organização em redes, os fluxos de capital e mercadoria acabam por criar uma estrutura social e uma cultura mundial. Essa nova ordem mundial também encerra poder e desigualdade. Considerando essa afirmativa, conclui-se que

A) a Nova Ordem Mundial vem se apresentando como uma realidade mais complexa, marcada por disparidades entre países ricos e pobres, norte versus sul, rivalidades religiosas, choques de interesses entre nações.

B) a ordem mundial, ao longo de todo o século XX, foi pautada pela bipolaridade, liderada pelos Estados Unidos e pela União Soviética, e se esgotou com a ruptura do modelo socialista, no final dos anos 80.

C) o poderio militar e econômico promove o reordenamento da ordem mundial; a importância dos recursos naturais vem aumentando e se tornando essencial para a hegemonia de um país.

D) o surgimento de organizações internacionais e a criação dos blocos econômicos possibilitaram a promoção da paz no mundo, bem como a relativização da pobreza e da desigualdade entre os povos.

Resolução:

Alternativa A

A Nova Ordem Mundial reflete a integração, mas também a tensão entre as forças globais, nas quais ficam marcadas disputas pontuais entre nações por diversas questões.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Aspectos naturais da América Central
Aspectos naturais da América Central, Aspectos do clima da América Central, Aspectos da vegetação da América Central, Aspectos do relevo da América Central.
Brasil na Nova Ordem Mundial
Alguns aspectos referentes à atuação do Brasil na Nova Ordem Mundial.
Fases da globalização
Saiba quais são as quatro fases da globalização. Veja detalhes sobre as características de cada uma das fases que compõem o processo de globalização.
Geopolítica
Saiba quais são as principais questões de estudo da Geopolítica. Veja detalhes da Geopolítica mundial. Leia sobre os temas dessa matéria recorrentes no Enem.
Mundo multipolar
Clique aqui, entenda a formação histórica e geográfica da multipolaridade no globo e saiba quais são as principais características de um mundo multipolar.
video icon
Geografia
Desertos
Assista à nossa videoaula e entenda o conceito de bioma. Conheça as características marcantes do bioma Deserto em seus aspectos climático, vegetacional e sua fauna.