Whatsapp icon Whatsapp

Japão

Tóquio, capital japonesa
Tóquio, capital japonesa

Considerado a segunda maior potência econômica do planeta, o Japão está situado no continente asiático. Devido sua localização, no extremo leste da Ásia, o país é conhecido como a “terra do sol nascente”. Essa nação é formada por quatro grandes ilhas (Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu), que correspondem a 97% da área total e por diversas ilhas menores.

O Japão ocupa uma das áreas mais sísmicas do planeta, pois está localizado nos limites da placa tectônica euroasiática ocidental, que, juntamente com a placa do pacífico, formam uma zona de convergência entre placas, ou seja, ocorre o encontro dessas duas placas tectônicas, fato que desencadeia fortes terremotos, além da existência de vulcões.

O território nacional é bastante montanhoso, sendo que apenas 16% do país é composto por áreas de planícies, característica que dificulta o desenvolvimento da agricultura. Nesse sentido, a produção de gêneros alimentícios é insuficiente para suprir a demanda interna. Somente o arroz consegue abastecer o mercado nacional, não havendo necessidade de importá-lo.

A economia japonesa é altamente industrializada, apresentando grande aparato tecnológico. O país se destaca nos segmentos de eletroeletrônico, informática, robótica, automobilístico, entre outros. O Japão detém o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, atrás somente dos Estados Unidos.

O desenvolvimento econômico reflete no alto padrão de vida dos japoneses. De acordo com dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Japão possui Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,884, ocupando o 11° lugar no ranking mundial, que é composto por 169 países. Entre os fatores que contribuem para essa média estão: o analfabetismo é praticamente inexistente; a taxa de mortalidade infantil é uma das menores do mundo: apenas 3 para cada mil nascidos vivos; a expectativa de vida é de 83 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira do Japão

Dados do Japão:

Localização: Ásia.

Área: 377.801 km².

Capital: Tóquio.

Idioma: Japonês.

População: 127.156.225 habitantes.

Densidade demográfica: 336,5 hab/km².

População urbana: 66,6%.

População rural: 33,4%.

Esperança de vida ao nascer: 83 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,884 (muito alto).

Religião: Budismo 55,3%, novas religiões 25,9%, sem religião 10,2%, cristianismo 3,5%, ateísmo 2,9%, xintoísmo 2,1%, outras 0,1%.

Governo: Monarquia parlamentarista.

Chefe de Estado: Imperador Akihito.

Atual Primeiro-ministro: Yukio Hatoyama.

Moeda: Iene.

Produto Interno Bruto (PIB): 4,9 trilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Guiana
Guiana, República Cooperativa da Guiana, Onde está localizada a República Cooperativa da Guiana, Aspectos naturais da República Cooperativa da Guiana, Aspectos da população da República Cooperativa da Guiana, A colonização da República Cooperativa da Guiana.
China x Tibet
China x Tibet, A ocupação do Tibet pela China, Quando a China anexou o Tibet ao seu território, Quando ocorreu a revolta dos monges no Tibet, O líder espiritual do Tibet.
População da Índia
A população da Índia: dados demográficos, características gerais, grupos étnicos e condições econômicas.
Romênia
Localizada nos Bálcãs, a Romênia é o único país do Leste Europeu de língua neolatina.
Sudão
Saiba quais são os principais aspectos geográficos do Sudão e veja dados sobre a população, a economia e a cultura do país.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?