Guiana

A Guiana, ou República Cooperativa da Guiana, é um país localizado no norte da América do Sul. O mesmo se limita geograficamente com o Brasil, ao sul; Venezuela, ao norte; com o oceano Atlântico, a oeste; e com o Suriname a leste. O seu território abrange uma área de 214.970 km2, espaço onde vivem cerca de 762.498 habitantes. A ocupação humana ocorre nas partes litorâneas, onde o relevo é plano e pantanoso; o restante do país é coberto pela floresta Amazônica. A Guiana é o único país da América do Sul que foi colonizado pelos ingleses.

Tradicionalmente, a Guiana foi e continua sendo uma importante produtora de açúcar. Ainda hoje sua economia se encontra vinculada ao setor primário, o mesmo é responsável por 30% do PIB do país. Entre as principais atividades econômicas deste setor podemos citar o extrativismo (madeira, minérios, além da atividade pesqueira), e a agricultura (cana-de-açúcar, arroz, mandioca e frutas). O setor industrial ainda não é expressivo, o país precisa acentuar o processo de industrialização, para assim, se desenvolver econômica e tecnologicamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Mapa da Guiana.


A superfície do território é constituída por planícies litorâneas ao norte, e por planaltos no centro do país. Os pontos mais elevados se encontram no extremo sul do país. Existem muitos rios que cortam toda a extensão do território, com destaque para os rios Essequibo, Damerara, Berbice e Corentyne. O clima predominante é o tropical no norte, e o equatorial no sul. As temperaturas são elevadas praticamente o ano todo, havendo uma baixa amplitude térmica. As chuvas ocorrem de forma abundante, especialmente no litoral. Na Guiana são identificadas variadas coberturas vegetais, com destaque para a floresta Amazônica, vegetações litorâneas (coqueiros e mangues) e savanas, nos pontos de relevo mais elevado.

A população do país é constituída basicamente por índios, negros e mestiços, que vivenciam muitos problemas de caráter social. A maioria da população é composta por descendentes de indianos (respondem por cerca de 51%), africanos, mestiços e ameríndios. As principais religiões praticadas pela população são: protestantes (22%), católicos (11%), anglicanos (9%), hinduísmo (33%) e islamismo (8%).

Bandeira da Guiana.
Bandeira da Guiana.
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
A integração entre indústria e o campo
A Indústria e o Campo Norte Americano
A Indústria e o Campo Norte Americano, O que é a Indústria e o Campo Norte Americano, Como ocorre a Indústria e o Campo Norte Americano, Como desenvolveu a Indústria e o Campo Norte Americano, A Indústria e o Campo Norte Americano e o economia.
Austrália
O país que possui o segundo maior IDH do planeta.
Bandeira de Israel
Israel
Israel é cenário de muitas disputas territoriais. Clique e confira!
Tóquio, capital japonesa
Japão
Aspectos da segunda maior potência econômica do planeta.
Bucareste, capital da Romênia
Romênia
Localizada nos Bálcãs, a Romênia é o único país do Leste Europeu de língua neolatina.
O modelo japonês baseou-se pelos altos índices de exportação de produtos de alta tecnologia
Modelo japonês: ascensão e crise
As características, o crescimento e o declínio do modelo japonês de gestão econômica.
A concentração das indústrias nos EUA
A Indústria no Espaço Norte Americano
A Indústria no Espaço Norte Americano, O que é a Indústria no Espaço Norte Americano, Como ocorre a Indústria no Espaço Norte Americano, Onde ocorre a Indústria no Espaço Norte Americano, A Indústria no Espaço Norte Americano e capitais.
Militar sul-coreano na fronteira com a Coreia do Norte
Coreia do Sul
As características de uma potência econômica localizada na Ásia.
Vulcão Arenal na Costa Rica
Costa Rica
O país que possui um dos melhores padrões sociais da América Central.
Ilhas de Galápagos
Equador
Aspectos de um grande produtor de petróleo na América do Sul.
Bandeira da Suécia
Suécia
Clique aqui e conheça um pouco mais da Suécia!
Localização do Quênia no mapa da África
Quênia
País africano que possui grande riqueza natural e cultural. O Quênia abriga mais de 70 grupos étnicos e uma grande diversidade paisagística.