Lagos
Lagos são corpos d’água que se formam em áreas rebaixadas do relevo, que são as depressões. Eles podem desenvolver-se sobre zonas de falha geológica, sobre antigas crateras vulcânicas e sobre diversos outros tipos de abaulamentos no terreno. Suas águas se originam a partir de geleiras, de rios, de reservas subterrâneas, de mares ou mesmo das chuvas e, por isso, são tanto doces quanto salobras ou salgadas. Esses aspectos dependem da área onde o lago se desenvolveu. Lagos são corpos hídricos calmos, sem muita agitação em suas águas.
Os lagos abrigam ecossistemas variados e fornecem recursos para diversos animais e plantas que pertencem ao ambiente vizinho, além de serem atrativos turísticos de áreas habitadas e de servirem ao lazer e ao abastecimento hídrico.
Leia também: O que são os rios?
Resumo sobre lagos
- Lagos são corpos hídricos formados na superfície terrestre em áreas de depressão, que são propícias para o acúmulo de água.
- São formados por água doce, salobra ou salgada. Podem, ainda, ser efêmeros ou perenes.
- Diferenciam-se das lagoas pelas suas dimensões, já que lagos são maiores e mais profundos.
- As águas dos lagos são calmas e apresentam pouca ou nenhuma agitação.
- Os lagos podem ser classificados de acordo com o seu processo de formação em lagos vulcânicos, tectônicos, fluviais, glaciais, residuais ou mistos.
- O Brasil tem um extenso conjunto de lagos em sua rede hidrográfica. Eles são, em sua maioria, lagos de origem fluvial. A Lagoa Mirim, apesar do nome, é o maior lago do país.
- Os lagos são importantes para o equilíbrio ambiental e ecossistêmico. Também auxiliam a fomentar o turismo onde se formaram e são usados para o abastecimento hídrico.
- O maior lago do mundo é o Mar Cáspio, entre a Europa e a Ásia. Ele recebe esse nome por ser formado por água salgada.
O que é lago?
![Paisagem na qual é possível ver um lago. [imagem_principal]](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2025/07/lago.jpg)
Lago é um corpo hídrico formado na superfície terrestre sobre uma parte rebaixada de um terreno (depressão), que propicia o acúmulo de água. O conteúdo dos lagos pode ser formado por água doce, salgada ou ainda salobra, condição intermediária de concentração de sais. Apesar de fazerem parte do sistema de drenagem de um território, os lagos não necessariamente estão conectados a rios, riachos e a outros tipos de mananciais.
Diferenças entre lago e lagoa
A diferença entre um lago e uma lagoa está em suas dimensões. A lagoa nada mais é do que uma depressão preenchida de água, sem conexão externa, com área superficial e profundidade menores do que aquelas observadas em um lago.
Existe um terceiro termo, ainda, que merece a nossa atenção: laguna. As lagunas são frequentemente confundidas com lagos ou até mesmo com lagoas devido à sonoridade de seu nome e, sobretudo, à sua estrutura geomorfológica. Apesar disso, são feições muito diferentes. As lagunas formam-se no litoral e apresentam uma conexão com o mar através de uma pequena abertura. Seu conteúdo é formado por água salgada ou salobra, e a separação entre o oceano e a laguna acontece através de faixas de areia ou de recifes de corais.
Características dos lagos
Cada lago apresenta particularidades que são definidas pelos aspectos da área em que eles se formaram, desde a disponibilidade hídrica que caracteriza o clima local até o tipo de rocha sobre o qual a depressão lacustre se formou. Mesmo assim, é possível identificarmos elementos em comum que nos ajudam a classificar um corpo d’água como sendo um lago. São, então, características dos lagos:
- indicativos de depressão no relevo, o que significa que estão em uma altitude inferior àquela observada nos seus arredores;
- águas bastante calmas, que apresentam pouca ou nenhuma agitação (como as correntes), de modo que, quando há algum distúrbio, ele é ocasionado por fatores externos;
- recarga feita pela água das chuvas, pelos aquíferos ou pela água de degelo das geleiras;
- fato de que não apresentam conexão direta com mares e com oceanos.
Os lagos têm formatos variados, e alguns deles apresentam área tão ampla que recebem a alcunha de mares. Conforme mencionamos anteriormente, outro aspecto diferencial dos lagos é o teor de salinidade de suas águas, que podem ser doce, salobra ou salgada.
Em áreas de clima árido, como o clima desértico, é comum a presença de lagos efêmeros, que se formam exclusivamente no curto período de chuvas. Por causa da alta taxa de evapotranspiração, eles desaparecem em pouco tempo. Portanto, lagos podem ser efêmeros (intermitentes) ou perenes. No segundo caso, eles são constantemente recarregados pelos mananciais e pelas chuvas, ou, ainda, formaram-se em climas cuja taxa de evapotranspiração é baixa.
Acesse também: O que são os oceanos?
Quais os tipos de lagos?

Existem diferentes formas de se classificar os lagos naturais, sendo uma delas de acordo com a maneira como eles se formaram. Com base nesse critério, podemos falar em seis tipos de lagos.
- Lago fluvial: formado pelo represamento da água de um rio em um ou mais trechos.
- Lago glacial: formado tanto pela ação abrasiva das geleiras sobre um terreno, causando a sua erosão, quanto pelo derretimento do gelo e pelo acúmulo da água em áreas rebaixadas.
- Lago vulcânico: formado pelo acúmulo de água sobre crateras de vulcões extintos.
- Lago tectônico: formado em áreas de falhas geológicas ou sobre fraturas na litosfera.
- Lago residual: formado pelo fechamento de um trecho do mar em área litorânea, não havendo nenhum canal de contato entre os corpos hídricos.
- Lago misto: formado a partir de dois ou mais processos listados anteriormente, sendo muito comum a recorrência dos lagos glaciais e fluviais na formação desse tipo de corpo hídrico.
Maiores lagos do mundo

Maiores lagos do mundo |
||
Lago |
Localização |
Área |
Mar Cáspio |
Entre Europa e Ásia |
389.000 km2 |
Lago Superior |
América do Norte |
82.100 km2 |
Lago Vitória |
África |
59.940 km2 |
Lago Huron |
América do Norte |
59.590 km2 |
Lago Michigan |
América do Norte |
58.030 km2 |
Lago Tanganyika |
África |
32.900 km2 |
Lago Baikal |
Ásia |
31.722 km2 |
Grande Lago do Urso |
América do Norte |
31.153 km2 |
Lago Malawi |
África |
29.600 km2 |
Grande Lago do Escravo |
América do Norte |
27.200 km2 |
Importância dos lagos
Os lagos são parte da rede hidrográfica de uma área, mesmo que eles não estejam diretamente conectados com rios e com mares. Assim sendo, eles têm importância para a manutenção do ciclo da água e para a subsistência da flora e da fauna (local ou passageira) que se desenvolve na área em que se formaram. A depender do tempo em que um lago existe em determinada área, houve o estabelecimento de um ecossistema lacustre próprio, sendo o lago, portanto, crucial para o equilíbrio das relações que são características desse meio.

Lagos com atributos específicos são importantes para a economia da cidade ou das cidades que ele abrange, servindo como ponto turístico para visitantes ou mesmo como um espaço de lazer para a população local, atendendo ao seu bem-estar. Pensando na qualidade de vida nas cidades e nas áreas habitadas, os lagos auxiliam na regulação das temperaturas e fornecem água para o abastecimento de residências e de comércios. No caso de lagos com área muito extensa, o transporte lacustre é realizado através dele.
Lagos no Brasil
O Brasil é reconhecido pela abundância de recursos naturais, sendo um deles a água. Por causa da sua densa rede hidrográfica, os lagos naturais são muito comuns na paisagem de diversas regiões do país. A maior parte dos lagos do Brasil originou-se a partir de rios que tiveram seus cursos interrompidos por um grande aporte de sedimentos ou, ainda, desviados de alguma maneira. Assim, podemos afirmar que os lagos brasileiros são, em sua maioria, fluviais.
A Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul, é a maior do Brasil. Sua área é de 3.749 km², estando situada próximo à Lagoa dos Patos. Apesar do nome, a Lagoa dos Patos é uma laguna.
Há, igualmente, lagos artificiais formados para a amenização do clima de determinadas áreas, com fins paisagísticos, para o abastecimento ou, ainda, para a geração de eletricidade, servindo como reservatórios para as hidrelétricas. Dentre os maiores lagos artificiais do Brasil, estão o Lago de Sobradinho, na Bahia, e o Lago de Serra da Mesa, em Goiás, ambos formados pelo represamento de água feito para a construção de usinas hidrelétricas.
Origem dos lagos
Os lagos podem ter origem natural ou antrópica.
- Lagos naturais: em linhas gerais, esse tipo de lago é originado principalmente pelo acúmulo de água em uma depressão. Essa água é proveniente de chuvas, de geleiras ou de reservatórios subterrâneos, como os aquíferos. A obstrução natural de cursos de rios também dá origem a lagos, como quando muitos sedimentos são carregados para um ponto específico de sua trajetória, assim como a formação de uma barreira natural entre uma área alagada e o oceano.
- Lagos artificiais: são originados pela ação dos seres humanos. O tipo mais comum de lago artificial é pelo represamento ou pelo desvio de água de rios, que formam enormes superfícies alagadas. Essa água represada é comumente empregada nas usinas hidrelétricas para a geração de energia, mas pode ter outros propósitos.
Exercícios resolvidos sobre lagos
Questão 1
Os lagos integram a rede hidrográfica de um território e desempenham importante papel ecológico, turístico e infraestrutural. A respeito desse tipo de corpo hídrico, assinale a alternativa correta.
A) Os lagos são formados apenas por água doce.
B) Os lagos não possuem nenhum tipo de relação com o clima da área em que se formaram.
C) O lagos são menores do que as lagoas e as lagunas.
D) Os lagos residuais evidenciam a presença de uma antiga área de mar.
E) Os lagos artificiais são formados em crateras vulcânicas.
Resolução:
Alternativa D.
Os lagos residuais são aqueles formados a partir de barreiras estabelecidas entre uma área alagada e o oceano e evidenciam uma antiga área de mar que foi isolada de forma total ou parcial (laguna).
Questão 2
(Fuvest)
O conjunto dos lagos destacados no mapa acima está associado a:
A) fossas tectônicas.
B) glaciares de altitude.
C) barragens de hidroelétricas.
D) drenagens arreicas.
E) projetos de irrigação.
Resolução:
Alternativa A.
O retângulo vermelho destaca os Grandes Lagos da África, que inclui o Lago Vitória. Eles se formaram sobre uma área de rifteamento da crosta (depressão que tem origem pela separação tectônica de uma área).
Fontes
GUERRA, Antonio Teixeira. Dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. 8 ed.
TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed.