Whatsapp icon Whatsapp

Malta

Valletta, capital de Malta
Valletta, capital de Malta

Localizada no continente europeu, Malta não possui fronteiras terrestres, estando relativamente próxima à Itália e à Tunísia. O território nacional, com extensão de apenas 316 quilômetros quadrados, é formado por cinco ilhas no Mar Mediterrâneo, das quais três são habitadas (Malta, Comino e Gozo); e duas, desabitadas (Filfla e Cominotto). A capital, Valletta, está situada na ilha de Malta.

Esse país possui grande valor histórico. De acordo com pesquisas arqueológicas, a região que atualmente corresponde a Malta é habitada desde o quinto milênio a.C. As ilhas de Malta e Gozo abrigam os Templos Megalíticos, considerados as mais antigas construções da humanidade.


Templos Megalíticos

A população é composta por aproximadamente 410 mil habitantes. Em virtude da pequena extensão territorial de Malta, a densidade demográfica (população relativa) é muito alta (1.297,4 habitantes por quilômetro quadrado), fazendo com que o país seja extremamente povoado.

A maioria desses habitantes desfruta de elevada qualidade de vida. Conforme relatório divulgado em 2010, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a nação detém Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto, com média de 0,815, ocupando o 33° lugar no ranking mundial, que é composto por 169 países. Entre os bons indicadores estão as baixas taxas de mortalidade infantil (6 para cada mil nascidos vivos) e de analfabetismo (7,5%).

Na economia, Malta tem como grande fonte de receitas financeiras o turismo, impulsionado pelas belezas naturais e a riqueza histórico-cultural. O setor industrial é representado pelos segmentos eletroeletrônico, naval, alimentício e têxtil. O setor de serviços financeiros também contribui de forma significativa para a economia nacional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Bandeira de Malta

Dados de Malta:

Localização: Europa.

Clima: Mediterrâneo.

Área: 316 km².

Capital: Valletta.

Idiomas: Maltês e inglês (oficiais).

População: 409.999 habitantes.

Densidade demográfica: 1.297,4 hab./km².

População residente em área urbana: 94,7%.

População residente em área rural: 5,3%.

Religiões: Cristianismo 98% (católicos 93%, outros 5%), ateísmo 1,7%, outras 0,3%.

Esperança de vida ao nascer: 80 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,815.

Governo: República parlamentarista.

Moeda: Euro.

Produto Interno Bruto (PIB): 7,4 bilhões de dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Albânia
A Albânia é um pequeno país europeu localizado na península Balcânica. Clique aqui e conheça mais sobre a sua geografia, população, seu perfil econômico e cultura.
Estados Unidos são a nação mais influente do mundo na política, economia, gastronomia e na cultura.
Estados Unidos
Descubra mais sobre os Estados Unidos. Conheça sua história, população e cultura. Saiba qual é a sua capital e quais as cidades mais conhecidas no país.
Itália
Conheça as principais características geográficas e econômicas da Itália. Saiba mais sobre a cultura dos italianos. Leia um pouco da história desse país.
A queda do muro de Berlim simboliza o fim do mundo bipolar.
O fim da União Soviética
O fim da União Soviética, O inicio da insatisfação da população do leste Europeu, As mudanças ocorridas no Leste Europeu, Desestruturação do bloco socialista europeu, A queda do muro de Berlim e o fim da Guerra fria, A Rússia como principal território.
video icon
Português
A rosa do povo I Análise literária
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra A rosa do povo, do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.