Migração e Xenofobia

O processo migratório e a globalização formaram um elo inseparável desde a última metade do século passado. Os motivos são vários: eficácia dos meios de transporte e comunicação, desenvolvimento do setor turístico, desigualdades socioeconômicas entre os países etc.; porém, houve várias consequências, umas positivas e outras negativas. Nos países mais desenvolvidos, onde há maior contingente de imigrantes, ocorre um sério problema: a xenofobia (termo derivado do grego – xénos: "estrangeiro"; e phóbos: "medo”).

As migrações geram vários encontros de povos de diferentes culturas, raças, credos e religiões. No geral, é algo positivo. O Brasil, por exemplo, é um país rico em diversidade cultural e étnica. Entretanto, quando os nativos passam a não aceitar os imigrantes há um grave problema social.

A história recente da humanidade nos dá vários exemplos de como a xenofobia é algo grave.  No Holocausto, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, os nazistas exterminaram aproximadamente 6 milhões de judeus. Isso por que acreditavam que os judeus eram uma raça inferior e manchavam o nome da Alemanha de Hitler, e, logo, deveriam ser exterminados.

A xenofobia ocorre frequentemente nos países mais ricos e desenvolvidos, principalmente na Europa. Os nativos acreditam que os imigrantes são responsáveis pelo desemprego, criminalidade e todos os problemas sociais do país. Na Europa, alguns grupos xenófobos são conhecidos entre nós, como os Skinheads, na Inglaterra, e os Neonazistas, na Alemanha. Outros grupos não são tão conhecidos assim, como os Bloc Identitaire (França), CasaPound (Itália) e English Defence League (Reino Unido).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A xenofobia pode ocorrer também dentro de um mesmo país, como acontece no Brasil e nos Estados Unidos, por terem dimensões territoriais enormes. Nos Estados Unidos há uma discriminação histórica contra negros, considerados como “lixos” e inferiores aos brancos. O seriado de TV Todo Mundo Odeia o Crhis (originalmente Everybody Hates Chris, do canal de televisão The CW Television Network, dos EUA), transmitido no Brasil pela Rede Record, demonstra de forma cômica e sarcástica como o negro é visto e tratado nos EUA. É um programa humorístico baseado na infância e parte da adolescência do humorista Chris Rock, que vale a pena conferir e entender melhor a problemática.

No caso do Brasil, tem-se o exemplo das discriminações sofridas pelos nordestinos no sudeste brasileiro. Geralmente, são atribuídos estereótipos de forma pejorativa, tais como “cabeça chata”, “baianos”, “paraíbas”, entre outros. Essas pessoas preconceituosas são, no mínimo, desinformadas a respeito da constituição do território, da história e da economia brasileira.

A xenofobia, portanto, trata-se de um racismo, um preconceito cultural, uma discriminação racial, econômica e social ao estrangeiro. O encontro de diversos povos, religiões, sotaques, classes econômicas e sociais, no geral, é positivo. Contribuem para a riqueza cultural e econômica de uma nação.

O nazismo foi a maior demonstração de xenofobia na história da humanidade
O nazismo foi a maior demonstração de xenofobia na história da humanidade
Publicado por: Regis Rodrigues de Almeida
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Membro da Ku Klux Klan monta guarda em reunião do grupo
Ku Klux Klan
O Ku Klux Klan é um dos maiores exemplos dos danos potenciais da ignorância humana. Entenda mais aqui!
Fronteira entre Estados Unidos e México.
Emigração Brasileira
Emigração Brasileira, Os países que mais atraem brasileiros, Os brasiguaios, Os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, O fluxo migratório para o Japão nos anos 80, As cidades americanas que mais recebem brasileiros.
Imigrantes ilegais capturados na Itália
Migração Internacional
As causas e consequências dos fluxos migratórios internacionais.
A dinâmica dos fluxos migratórios no Brasil vem se alterando nos últimos tempos
Migrações Internas no Brasil
Conheça a dinâmica das migrações internas no Brasil nos últimos tempos e descubra qual é o estágio atual dos fluxos populacionais no país.
A xenofobia é um grande problema conjuntural na Europa
Xenofobia na Europa
As principais causas e relações político-sociais relacionadas com o aumento da xenofobia na Europa ao longo das últimas décadas.
A imigração venezuelana no Brasil foi motivada por uma crise socioeconômica e humanitária vivida na Venezuela.
Imigração de venezuelanos no Brasil
Entenda melhor a migração venezuelana para o Brasil, motivada por uma crise política e econômica que assola a Venezuela. Entenda o contexto histórico da crise e quais foram seus reflexos no Brasil, tendo em vista o intenso fluxo migratório dos venezuelanos para cá, que adentram o país passando por Roraima.
Alteridade
Acesse este link para saber o que é alteridade, em que contexto ela se aplica, e como a alteridade é importante para o convívio social democrático e justo.