O Mar de Aral está diminuindo
O Mar de Aral é um mar interior ou um imenso lago de água salgada localizado ao norte do Uzbequistão e ao sul do Cazaquistão, já foi considerado o quarto maior mar interior do mundo.
Em 1960 o Aral cobria uma área de aproximadamente 66 km², no ano 2000 as suas águas se dividiram em duas partes; em razão de o lago estar encolhendo. As perspectivas são pessimistas em relação à continuidade de sua existência, algumas estimativas divulgadas em 2008 revelam que por volta de 2010 ele não mais existirá. A diminuição em seu tamanho ocorre em virtude da interferência humana, que intercepta grande parte da água que abastece o Aral para a irrigação, especialmente para o plantio do algodão.
Além do Mar de Aral ter reduzido drasticamente a quantidade de água, elevou consideravelmente sua salinidade, fato que causou um grande desequilíbrio ambiental. Um dos principais prejuízos nesse quesito foi em relação à redução de espécies na região, onde eram encontradas 178 espécies de animais e hoje esse número caiu para 38. A situação é tão grave que nem mesmo a atividade pesqueira existe mais, a salinidade elevada comprometeu a proliferação dos peixes. Diante dessa situação, percebemos claramente a negativa interferência antrópica, o resultado da mesma poderá representar o fim de uma paisagem natural que existe há milhões de anos, antes mesmo da existência humana.