Whatsapp icon Whatsapp

PIB – Produto Interno Bruto

O PIB funciona como um indicador econômico do nível de desenvolvimento de uma dada localidade.
O PIB pode revelar o grau de dinamismo na economia
O PIB pode revelar o grau de dinamismo na economia

Produto Interno Bruto (PIB) é um medidor econômico que indica o conjunto de riquezas produzidas em um determinado território. Trata-se da soma de todos os bens produzidos e serviços praticados em um país, independente da nacionalidade das empresas e dos proprietários, além de não considerar se essa lucratividade permanecerá ou não no país.

Esse medidor foi estabelecido após a Segunda Guerra Mundial e criado pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991), o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Economia. Sua fórmula passou por várias alterações por inúmeras vezes, tendo a diretriz central comandada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Como é calculado o PIB?

O Produto Interno Bruto é calculado conforme as despesas, ou seja, os gastos praticados no país, sendo operado a partir da seguinte fórmula:

PIB = CF + IP + GG + BC

Dessa forma, o PIB nada mais é do que o Consumo Familiar (CF) somado ao Investimento Privado (IP), que é o gasto das empresas, mais o Gasto Governamental (GG) e o resultado da Balança Comercial (BC), que é o valor das exportações diminuído pelo valor das importações.

Trata-se de um cálculo extremamente complexo, que envolve uma imensidão de dados e informações estatísticas sobre empresas, pessoas físicas, investimentos públicos, destino de importações e exportações, entre outras questões. No Brasil, ele é operado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde 1990, antes disso, esse trabalho era realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O PIB é considerado um importante indicador do crescimento de um determinado país, sendo utilizado como referência para gestores e empresários que buscam destinar os seus investimentos para aqueles locais em que esse índice transmite um melhor desempenho da economia local. Quando o valor do PIB é elevado, significa que a economia local está se desenvolvendo; quando ele é baixo ou próximo a zero, significa que não houve crescimento no período; e quando ele é menor que zero, quer dizer que há um processo de recessão em curso.

Uma importante referência econômica é o PIB per capita, que é o valor do Produto Interno Bruto dividido pela população total, ou seja, a geração de renda proporcional aos habitantes de um país ou região.

Outra referência é o PNB, o Produto Nacional Bruto, que representa a soma do PIB com as riquezas que entram no país menos as riquezas que deixam o território, apontando uma melhor noção da renda que permanece no local de origem. A partir desse índice, calcula-se a renda per capita, que significa a divisão do PNB pela população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Críticas ao PIB e aos demais indicadores

A medição do PIB e a indicação desse medidor como referência econômica de um determinado local sofrem algumas eventuais críticas. Segundo as principais argumentações, esse dado mais funciona para distorcer do que para apontar o índice de crescimento de um determinado país, pois não representa a única condição para a melhoria das condições sociais.

Em primeiro lugar, seria importante lembrar que o PIB não considera o destino das riquezas produzidas. Dessa forma, um recurso natural extraído por uma empresa estrangeira, por exemplo, pode não contribuir para o desenvolvimento local, uma vez que a maior parte dos lucros produzidos, dependendo do caso, pode ser direcionada para outros lugares.

Além disso, é preciso frisar que o crescimento da economia não é a única necessidade para se estabelecer o desenvolvimento social, principalmente quando esse crescimento não contempla uma melhor distribuição de renda. Um exemplo é a China que, mesmo sendo o país que mais cresce economicamente, ainda não consegue registrar índices sociais com o mesmo desempenho.

O PIB per capita e a renda per capita também são alvo de críticas. Isso porque esses dados apenas mostram uma média entre a riqueza e a população, não apontando a distribuição dessa renda. Por esse motivo, é importante considerar que uma renda per capita elevada não necessariamente significa um melhor desenvolvimento da população, pois, em alguns casos, boa parte dessa riqueza encontra-se nas mãos de poucas pessoas.

Além disso, o PIB refere-se a uma taxa proporcional, ou seja, um percentual calculado em comparação com uma situação preexistente. Economias menores tendem a registrar crescimentos maiores. Por exemplo: 6% do PIB do Vietnã é, certamente, muito menor que 2% do PIB brasileiro. No entanto, esse tipo de informação é frequentemente utilizado para criticar ações públicas ou para influenciar opiniões de que a economia de países menos desenvolvidos apresentariam dinâmicas melhores, o que nem sempre é verdade.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas
video icon
Escrito"Pólis" sobre imagem de Partenon, uma das principais construções da Grécia Antiga.
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.