Whatsapp icon Whatsapp

PIB – Produto Interno Bruto

O PIB funciona como um indicador econômico do nível de desenvolvimento de uma dada localidade.
O PIB pode revelar o grau de dinamismo na economia
O PIB pode revelar o grau de dinamismo na economia

Produto Interno Bruto (PIB) é um medidor econômico que indica o conjunto de riquezas produzidas em um determinado território. Trata-se da soma de todos os bens produzidos e serviços praticados em um país, independente da nacionalidade das empresas e dos proprietários, além de não considerar se essa lucratividade permanecerá ou não no país.

Esse medidor foi estabelecido após a Segunda Guerra Mundial e criado pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991), o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Economia. Sua fórmula passou por várias alterações por inúmeras vezes, tendo a diretriz central comandada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Como é calculado o PIB?

O Produto Interno Bruto é calculado conforme as despesas, ou seja, os gastos praticados no país, sendo operado a partir da seguinte fórmula:

PIB = CF + IP + GG + BC

Dessa forma, o PIB nada mais é do que o Consumo Familiar (CF) somado ao Investimento Privado (IP), que é o gasto das empresas, mais o Gasto Governamental (GG) e o resultado da Balança Comercial (BC), que é o valor das exportações diminuído pelo valor das importações.

Trata-se de um cálculo extremamente complexo, que envolve uma imensidão de dados e informações estatísticas sobre empresas, pessoas físicas, investimentos públicos, destino de importações e exportações, entre outras questões. No Brasil, ele é operado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde 1990, antes disso, esse trabalho era realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O PIB é considerado um importante indicador do crescimento de um determinado país, sendo utilizado como referência para gestores e empresários que buscam destinar os seus investimentos para aqueles locais em que esse índice transmite um melhor desempenho da economia local. Quando o valor do PIB é elevado, significa que a economia local está se desenvolvendo; quando ele é baixo ou próximo a zero, significa que não houve crescimento no período; e quando ele é menor que zero, quer dizer que há um processo de recessão em curso.

Uma importante referência econômica é o PIB per capita, que é o valor do Produto Interno Bruto dividido pela população total, ou seja, a geração de renda proporcional aos habitantes de um país ou região.

Outra referência é o PNB, o Produto Nacional Bruto, que representa a soma do PIB com as riquezas que entram no país menos as riquezas que deixam o território, apontando uma melhor noção da renda que permanece no local de origem. A partir desse índice, calcula-se a renda per capita, que significa a divisão do PNB pela população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Críticas ao PIB e aos demais indicadores

A medição do PIB e a indicação desse medidor como referência econômica de um determinado local sofrem algumas eventuais críticas. Segundo as principais argumentações, esse dado mais funciona para distorcer do que para apontar o índice de crescimento de um determinado país, pois não representa a única condição para a melhoria das condições sociais.

Em primeiro lugar, seria importante lembrar que o PIB não considera o destino das riquezas produzidas. Dessa forma, um recurso natural extraído por uma empresa estrangeira, por exemplo, pode não contribuir para o desenvolvimento local, uma vez que a maior parte dos lucros produzidos, dependendo do caso, pode ser direcionada para outros lugares.

Além disso, é preciso frisar que o crescimento da economia não é a única necessidade para se estabelecer o desenvolvimento social, principalmente quando esse crescimento não contempla uma melhor distribuição de renda. Um exemplo é a China que, mesmo sendo o país que mais cresce economicamente, ainda não consegue registrar índices sociais com o mesmo desempenho.

O PIB per capita e a renda per capita também são alvo de críticas. Isso porque esses dados apenas mostram uma média entre a riqueza e a população, não apontando a distribuição dessa renda. Por esse motivo, é importante considerar que uma renda per capita elevada não necessariamente significa um melhor desenvolvimento da população, pois, em alguns casos, boa parte dessa riqueza encontra-se nas mãos de poucas pessoas.

Além disso, o PIB refere-se a uma taxa proporcional, ou seja, um percentual calculado em comparação com uma situação preexistente. Economias menores tendem a registrar crescimentos maiores. Por exemplo: 6% do PIB do Vietnã é, certamente, muito menor que 2% do PIB brasileiro. No entanto, esse tipo de informação é frequentemente utilizado para criticar ações públicas ou para influenciar opiniões de que a economia de países menos desenvolvidos apresentariam dinâmicas melhores, o que nem sempre é verdade.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Os 10 países mais pobres do mundo
Clique e veja o conceito de pobreza na atualidade e quais são os critérios utilizados pelos órgãos internacionais para medir-se o índice de pobreza dos países.
PIB do Brasil
Saiba mais como é calculado o PIB do Brasil. Veja quais foram os resultados do PIB brasileiro nos últimos anos e compare com as principais economias do globo.
Um país é classificado como desenvolvido a partir de critérios como PIB, renda per capita, IDH e grau de industrialização.
Países desenvolvidos
Saiba mais sobre os países desenvolvidos, nações que apresentam elevado desenvolvimento social e econômico.
A Somália é um dos países mais pobres do mundo e apresenta uma das mais altas taxas de mortalidade infantil.*
Países subdesenvolvidos
Conheça mais a respeito dos países subdesenvolvidos, nações pouco desenvolvidas socialmente e economicamente. Descubra quais são os critérios utilizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para classificar os países como subdesenvolvidos, bem como as principais características desses Estados.
O Produto Nacional Bruto considera as rendas líquidas recebidas e enviadas ao exterior
Produto Nacional Bruto (PNB)
Entenda o que é o Produto Nacional Bruto (PNB), como ele é calculado e qual a diferença entre PNB e PIB.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Veja tudo sobre o IDH! Saiba quem criou o conceito, como ele é utilizado pela ONU e como é feito seu cálculo. Veja também os países que lideram o ranking mundial.
video icon
Química
Energia de ionização
Energia de ionização é a quantidade de energia gasta para arrancar o elétron do átomo. Para que possamos medir essa energia, alguns fatores devem ser analisados. Vamos entender um pouquinho sobre essa propriedade periódica!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas