Whatsapp icon Whatsapp

Recursos naturais

Os recursos naturais são de fundamental importância para as sociedades, mas podem esgotar-se caso não sejam utilizados corretamente.
A exploração da madeira é um exemplo da utilização dos recursos naturais
A exploração da madeira é um exemplo da utilização dos recursos naturais

Podemos chamar de recursos naturais todos os elementos disponibilizados pela natureza que podem ser utilizados pelas atividades humanas. Dessa forma, as florestas, o solo, a energia solar, o movimento dos ventos, os animais, os vegetais, os minérios, a água e muitos outros são recursos naturais, pois a sociedade utiliza-os economicamente.

Inicialmente, o ser humano mantinha uma relação de equilíbrio com a natureza. Porém, com o tempo, foram sendo desenvolvidas técnicas de acúmulo e plantio que permitiram ao homem que fizesse maiores transformações sobre o meio e também sobre o espaço geográfico. Foi no período Neolítico que a agricultura constituiu-se, formando as bases estruturais para que se firmassem as primeiras civilizações.

Existem diferentes formas de aproveitar os recursos naturais, tais como: a prática da agricultura, caça, pesca, extrativismo mineral e vegetal, entre outras atividades socioeconômicas.

A extração do látex da seringueira: um exemplo de extrativismo vegetal
A extração do látex da seringueira: um exemplo de extrativismo vegetal

Com o passar dos milênios, as diferentes técnicas foram aprimorando-se, e as sociedades foram desenvolvendo formas de apropriar-se mais e melhor dos elementos da natureza, o que intensificou a exploração dos recursos naturais. Essa utilização cada vez maior desses recursos poderá, futuramente, resultar em sua extinção.

Para melhor entender essa questão, os recursos naturais são classificados em renováveis e não renováveis:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).

Já os recursos naturais não renováveis são aqueles que não possuem capacidade de renovar-se ou que a renovação é muito lenta, levando milhares de anos para ser concluída. É o caso do petróleo, que leva um longo período geológico para formar-se, mas é retirado rapidamente graças ao desenvolvimento de técnicas específicas. Os minérios em geral (ouro, cobre, ferro e outros) são exemplos de recursos não renováveis que podem esgotar-se no futuro.

É válido lembrar que até mesmo alguns dos recursos renováveis poderão se tornar mais escassos caso sejam utilizados indevidamente. A água, mesmo se renovando, pode acabar, pois o ser humano só pode consumir a água potável, que se diminui cada vez mais com a poluição dos rios e dos recursos hídricos em geral. O solo, por sua vez, caso não seja preservado, também pode tornar-se improdutivo. As florestas sofrem com o avanço do desmatamento pelo mundo, de modo a prejudicar ainda mais a disponibilidade dos bens por elas fornecidos.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

O Minuteman foi o primeiro míssel balístico desenvolvido pelos EUA
Corrida Armamentista
Corrida Armamentista, O que foi a Corrida Armamentista, Quais foram os países envolvidos na Corrida Armamentista, Os aspectos da Corrida Armamentista, Corrida Armamentista e o desenvolvimento tecnológico, Corrida Armamentista e o capitalismo, Corrida Armamentista e o socialismo.
Vista aproximada de uma chama de fogão acesa.
Gás natural
Saiba a origem e as principais aplicações do gás natural. Descubra quais são as maiores vantagens e desvantagens da utilização desse combustível fóssil.
Ibama
Você sabe o que é Ibama e qual a sua importância? Clique aqui e saiba mais sobre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Lixo Urbano
O lixo urbano é um dos problemas ambientais ocasionados pelo aumento populacional. Confira!
A sociedade atual encontra-se em um estágio altamente consumista
O Capitalismo e a Sociedade de Consumo
Entenda o que é a sociedade de consumo, como ela se estrutura e as principais críticas direcionadas a esse modelo de desenvolvimento.
Suas atitudes ambientais hoje ditam o futuro do planeta
Pegada ecológica
Já ouviu falar na pegada ecológica? Clique aqui e amplie seu conhecimento sobre o tema!
A mudança de comportamento para a preservação ambiental
Política dos 5 R’s
A conscientização individual em relação ao meio ambiente.
video icon
Física
Força centrípeta
Força centrípeta é a força que aponta para o centro de uma trajetória curvilínea, fazendo com que a direção e o sentido da velocidade de um corpo mudem a cada instante. Que tal aprendermos mais sobre essa importante aplicação das leis de Newton com esta videoaula?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.