Whatsapp icon Whatsapp

Corrida armamentista

Corrida armamentista é uma disputa entre nações ou grupos militares por superioridade em armamentos e estratégias bélicas. Uma das mais importantes ocorreu na Guerra Fria.
Teste nuclear da Operação Castle, conduzida pelos EUA em 1954, quando disputava a corrida armamentista contra os soviéticos.
Teste nuclear da Operação Castle, conduzida pelos EUA em 1954, quando disputava a corrida armamentista contra os soviéticos.

Corrida armamentista é toda disputa entre rivais pela melhoria de armamentos e estratégias e pelo aumento da quantidade de armas. Pode acontecer entre nações soberanas ou entre grupos militares e paramilitares dentro de um mesmo país. Como exemplos de corridas armamentistas entre nações, houve a que ocorreu entre Inglaterra e Alemanha, no pré-Primeira Guerra Mundial, e a que ocorreu entre EUA e URSS, durante a Guerra Fria.

Leia também: Crise dos mísseis — momento de maior tensão na disputa bélica da Guerra Fria

Resumo sobre corrida armamentista

  • Corrida armamentista é toda disputa entre rivais pela melhoria de armamentos e estratégias e pelo aumento da quantidade de armas.
  • Pode acontecer entre nações soberanas ou entre grupos militares e paramilitares dentro de um mesmo país.
  • Especialistas apontam que esse tipo de corrida entre nações rivais gera um dilema que causa um modelo espiral de militarização e pode levar à guerra.
  • Durante a Guerra Fria (1947-1991), ocorreu uma grande corrida armamentista, entre os EUA e a URSS, que se baseou no desenvolvimento de armamentos nucleares.
  • As causas da corrida armamentista entre EUA e URSS, na Guerra Fria, remontam ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os EUA desenvolveram e utilizaram suas primeiras armas nucleares.
  • Durante a Guerra Fria, ocorreu também outra forma de corrida armamentista entre URSS e EUA: a corrida espacial, baseada na competição por mísseis balísticos e focada no desenvolvimento de satélites artificiais, sondas espaciais e viagens espaciais tripuladas para a órbita terrestre e para a Lua.
  • Antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ocorreu uma corrida armamentista entre Alemanha e Inglaterra baseada no desenvolvimento de armas de fogo modernas, armas químicas, navios encouraçados, tanques de guerra e carros blindados.
  • Existem exemplos de corrida armamentista no Brasil contemporâneo: a rivalidade bélica entre as forças policiais do Estado e as facções criminosas do Rio de Janeiro.
  • Existem exemplos de corrida armamentista no mundo contemporâneo: a Europa passou a importar muitas armas, sobretudo dos EUA, como resposta à invasão russa à Ucrânia.

O que é uma corrida armamentista?

Corrida armamentista é toda disputa entre rivais pela melhoria de armamentos e estratégias e pelo aumento da quantidade de armas. Trata-se de uma competição por superioridade militar, maiores números em tropas militares e superioridade tecnológica. Pode acontecer entre nações soberanas (entre os EUA e a URSS na Guerra Fria por exemplo) ou entre grupos militares e paramilitares dentro de um mesmo país (como o caso das forças estatais e as forças paramilitares do tráfico de drogas no Rio de Janeiro).

Dentro da ciência política, especialistas divergem sobre a relação direta entre a corrida armamentista e a guerra. Os favoráveis a essa relação argumentam que, em um contexto de relações internacionais, a corrida armamentista entre nações rivais gera um dilema que causa um modelo espiral de militarização: quanto mais um lado melhora seu arsenal e aumenta seu efetivo militar, mais o outro se esforça para superar a qualidade e os números do adversário, o que amplifica tensões e gera a guerra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Corrida armamentista da Guerra Fria

Durante a Guerra Fria (1947-1991), ocorreu uma grande corrida armamentista entre os EUA e a União Soviética. Os soviéticos desenvolveram sua primeira bomba atômica, em 1949, como uma resposta ao desenvolvimento bélico militar do Projeto Manhattan, o que, por sua vez, impulsionou o desenvolvimento de novos e melhores armamentos nucleares nos Estados Unidos, como a bomba de hidrogênio, testada em 1952.

Representação gráfica da corrida armamentista entre EUA e URSS/Rússia.
Gráfico comparativo do arsenal nuclear dos EUA e da URSS/Rússia ao longo das últimas décadas.

Em sequência, os dois países iniciaram o desenvolvimento de mísseis intercontinentais, capazes de carregar armas nucleares e atacar alvos militares distantes, o que contribuiu para o clima de tensão da Guerra Fria.

Em outubro de 1961, a União Soviética testou a bomba Tsar, apelido do número de série AN602, uma bomba aérea termonuclear que foi considerada a mais poderosa arma nuclear jamais produzida e testada. Diante desse cenário de tensões bélicas, outros países se juntaram à corrida armamentista e desenvolveram programas nucleares, como Inglaterra, França, China, Paquistão e Índia.

Bomba Tsar, testada durante a corrida armamentista da Guerra Fria.
Fotografia da explosão da bomba Tsar, da URSS, a bomba nuclear mais poderosa já produzida e testada.[1]

→ Quais as causas da corrida armamentista da Guerra Fria?

As causas da corrida armamentista entre EUA e URSS, na Guerra Fria, remontam ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945): durante o período de derrota da Alemanha Nazista, concretizava-se o cenário de rivalidade entre os dois países, e, com o desenvolvimento e uso da bomba atômica estadunidense em Hiroshima e Nagasaki, os soviéticos se lançaram ao desenvolvimento da sua própria arma nuclear. 

Veja também: Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares — quais são os países participantes?

Corrida espacial no contexto da Guerra Fria

Outra forma de corrida por tecnologias e disputas de rivalidades foi a corrida espacial, também ocorrida durante a Guerra Fria. Inicialmente baseada na competição entre EUA e URSS por mísseis balísticos, essa corrida se focou no desenvolvimento de satélites artificias, sondas espaciais e viagens espaciais tripuladas para a órbita terrestre e para a Lua.

Acompanhe abaixo os principais marcos da corrida espacial entre EUA e URSS, durante a Guerra Fria:

  • Outubro de 1957: URSS lançou o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial.
  • Novembro de 1957: URSS lançou o Sputnik 2, que levou a cachorra Laika ao espaço, o primeiro ser vivo a ser lançado à órbita terrestre.
  • Janeiro de 1958: os EUA entraram na corrida espacial lançando a Explorer 1, o primeiro satélite americano a alcançar a órbita terrestre.
Cápsula do Explorer 1, satélite lançado durante a corrida espacial da Guerra Fria.
Explorer 1, o primeiro satélite lançado pelos EUA.
  • Outubro de 1958: criação da Nasa, órgão de administração aeronáutica espacial dos EUA.
  • Agosto de 1959: EUA lançaram a Explorer 6 e obtiveram as primeiras imagens da Terra produzidas no espaço.
  • Setembro de 1959: URSS lançou Luna 2, a primeira espaçonave a pousar na superfície da Lua.
  • Abril de 1961: URSS enviou o Yuri Gagarin ao espaço, o primeiro humano a realizar um voo orbital na missão Vostok 1.
  • Junho de 1963: a soviética Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher no espaço, passando praticamente três dias em órbita.
  • Julho de 1969: EUA lançaram a missão Apollo 11, e Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros homens a pisarem na Lua.
Astronauta na Lua, um marco da corrida espacial da Guerra Fria.
O astronauta Buzz Aldrin da missão Apollo 11, na Lua.

Corrida armamentista da Primeira Guerra Mundial

No contexto antecedente à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ocorreu uma corrida armamentista entre as potências europeias Alemanha e Inglaterra. Essa corrida não foi baseada em armas nucleares, que ainda não tinham sido inventadas, mas em armas de fogo modernas (como metralhadoras), armas químicas (como o gás cloro), navios encouraçados, tanques de guerra e carros blindados.

Durante os anos antecedentes à guerra e os anos do combate, as potências desenvolveram indústrias bélicas competentes que remodelaram o que se entendia por tecnologia de guerra até então. Diferentemente da Guerra Fria, essa corrida armamentista não tem tantas datas fixas e eventos para se listar, uma vez que os desenvolvimentos foram mais lentos e o uso das armas, mais contínuo.

Outras corridas armamentistas na história

Ao longo da história, ocorreram diversas corridas armamentistas. Na história do Brasil, por exemplo, pode-se destacar a ainda atual rivalidade entre as forças policiais do Estado e as facções criminosas do Rio de Janeiro: desde a década de 1970, os grupos criminosos paramilitares importam fuzis dos EUA, Rússia e Paraguai e os empregam na guerra contra as forças públicas e pelo tráfico de drogas.

Atualmente também, a Europa vive outra corrida armamentista, estimulada pela Guerra da Ucrânia: o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo divulgou, em março de 2023, um relatório informando que a Europa passou a importar muitas armas, sobretudo dos EUA, como resposta à invasão russa à Ucrânia. O próprio país invadido também tem importado muitos armamentos em razão da guerra.

Saiba mais: Tudo sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia

Exercícios resolvidos sobre corrida armamentista

1. O conceito de corrida armamentista está diretamente ligado a:

a) disputas entre nações rivais por melhoria de armamentos e estratégias e por maior quantidade de armas.

b) qualquer conflito bélico entre potências estrangeiras.

c) toda disputa entre rivais pela melhoria de armamentos e estratégias e pelo aumento da quantidade de armas.

d) toda disputa entre pessoas ou grupos armados.

Resposta: C. O conceito de corrida armamentista consiste na disputa de nações ou grupos paramilitares armados em busca de melhores tecnologias bélicas.

2. Durante a Guerra Fria, a corrida armamentista entre URSS e EUA foi marcada por:

a) desenvolvimento de armas nucleares e tanques de guerra.

b) desenvolvimento de armas nucleares e corrida espacial.

c) corrida espacial e desenvolvimento de navios encouraçados.

d) corrida espacial e desenvolvimento de fardamentos à prova de balas.

Resposta: B. Corrida armamentista da Guerra Fria foi marcada pela disputa bélica nuclear e espacial.

Créditos da imagem

[1]Minatom/ Wikimedia Commons

Fontes

FREEMAN, Sam Perlo. Arms Race. In: Britannica Encyclopedia. Disponível em: https://www.britannica.com/topic/arms-race

MARQUES, Ademar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História do tempo presente. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. P. 19.

MIRANDA, Monica; FARIA, Ricardo. Da Guerra Fria à nova ordem mundial. São Paulo: Contexto, 2003.

SPACE RACE. In: Royal Museums Greenwitch. Disponível em: https://www.rmg.co.uk/stories/topics/space-race-timeline

Publicado por Tiago Soares Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Apollo 11
Acesse este texto para saber mais sobre a Apollo 11, a expedição que permitiu que o homem pisasse em solo lunar pela primeira vez na história.
Armas nucleares
Clique aqui, descubra o que são as armas nucleares, entenda seu mecanismo e seu poder de destruição e saiba sobre suas consequências.
Bomba atômica
Entenda como funcionam as bombas atômicas, descubra a diferença entre as bombas de fissão e fusão nuclear e conheça os efeitos causados por elas.
Bomba de hidrogênio
Você sabe o que é uma bomba de hidrogênio? Clique aqui e entenda!
Corrida espacial
Veja mais detalhes sobre a corrida espacial e a disputa pela exploração do espaço travada por americanos e soviéticos entre 1957 e 1975.
Crise dos Mísseis de Cuba
Entenda o que foi a Crise dos Mísseis em Cuba e em que contexto ela se inseriu. Veja por que foi um momento tão delicado na história da Guerra Fria.
Guerra Fria
Veja mais detalhes sobre a Guerra Fria, conflito político-ideológico de grande relevância que ocorreu ao longo da segunda metade do século XX.
Lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki
Conheça os motivos apontados por Estados Unidos para o lançamento de bombas atômicas sobre as cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki em 1945.
Recente tensão entre Rússia e Geórgia
Recente tensão entre Rússia e Geórgia, Quando teve início o conflito entre Rússia e Geórgia, Os motivos que favoreceram a tensão entre Rússia e Geórgia, A Ossétia do Sul e sua independência.
Segunda Guerra Mundial
Acesse o site e veja os motivos da Segunda Guerra Mundial. Acompanhe as fases do conflito e seus combatentes. Veja as consequências da guerra para o mundo pós-1945.
Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN)
Saiba mais acerca do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN). Veja quais são os países participantes e a posição das potências nucleares sobre o acordo.
Tsar Bomb – a bomba mais potente já feita
Saiba o que é a Tsar Bomb e o que ela representou no contexto da Guerra Fria e o que representa ainda hoje.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.