Whatsapp icon Whatsapp

Relevo Submarino

O relevo submarino é classificado de acordo com as diferentes formas apresentadas: Plataforma continental, Talude continental, Bacia oceânica, Dorsais e Fossas abissais.
Classificação do relevo submarino
Classificação do relevo submarino

A superfície terrestre apresenta uma grande variedade de formas e irregularidades. Ao analisar o fundo dos oceanos também foi detectada uma diversidade de formas em sua composição.


Com o desenvolvimento tecnológico alcançado durante a década de 1960, foi possível realizar análises aprofundadas do relevo submarino e estabelecer uma classificação de acordo com as diferentes formas apresentadas.

O relevo submarino segue a seguinte divisão:

Plataforma continental:
É caracterizada por ser o prolongamento submerso dos continentes, com apenas algumas modificações promovidas pela erosão marinha ou por depósitos sedimentares. Apresenta profundidade entre 10 e 500 metros, no entanto, sua profundidade média é de 200 metros. Nesta parte do relevo submarino são obtidos os recursos minerais e é realizada a maior parte das atividades pesqueiras.

Talude continental:
É uma inclinação mais aprofundada que a plataforma, podendo atingir até 3 mil metros de profundidade.

Bacia oceânica:
Corresponde à maior superfície e se estende a partir do limite do talude continental até, aproximadamente, 5 mil metros de profundidade. É formada por extensas bacias.

Dorsais:
Constituem as grandes cordilheiras e acompanham, em certos casos, o contorno dos continentes. As dorsais encontradas nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico apresentam altitudes que variam entre 2 e 4 quilômetros acima do fundo oceânico, emergindo em diversos pontos sob a forma de ilhas e arquipélagos.

Fossas abissais:
As fossas abissais estão localizadas próximas aos continentes, e formam as regiões mais profundas do relevo submarino.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Planeta Júpiter
Sabia que Júpiter tem anéis? De onde veio o nome Júpiter? Clique aqui e conheça essas e outras curiosidades sobre o maior planeta do Sistema Solar.
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.
Surgimento da Terra e Sistema Solar
Surgimento da Terra e Sistema Solar, Como surgiu a Terra e Sistema Solar, A partir de quais elementos surgiu a Terra e Sistema Solar, O que o sol contribui para a formação da Terra e Sistema Solar.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.