Zona da Mata

A Zona da Mata é uma mesorregião localizada na faixa litorânea da Região Nordeste do Brasil, do Rio Grande do Norte à Bahia.

Essa mesorregião caracteriza-se por ter a maior densidade demográfica de todo o Nordeste, além de ser também a mais industrializada e urbanizada. Tal concentração se deve ao fato de o início da colonização brasileira ter ocorrido nessa área. Nessa região, localizam-se as principais metrópoles do Nordeste: Salvador e Recife.

Em virtude do fato de essa ser a região com o maior número populacional, é nela também que se encontram os principais problemas socioestruturais do Nordeste. Dentre os problemas, estão: a ausência de saneamento básico para a população, habitações precárias e invasões, formação de favelas, entre outros.

Além da produção de algumas monoculturas, a Zona da Mata é economicamente marcada pela prática do turismo, em virtude da existência de cidades históricas - como Piacatuba, distrito de Leopoldina, que guarda um conjunto de casarões preservados do final do século XIX - e de uma quantidade significativa de praias turísticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Zona da Mata pode ser dividida em três microrregiões: a Zona da Mata Açucareira ou Litoral Açucareiro, o Recôncavo Baiano e o Sul da Bahia ou Zona do Cacau.

Zona da Mata Açucareira ou Litoral Açucareiro: sua localização se estende do Rio Grande do Norte ao norte da Bahia. Caracteriza-se pela monocultura da cana-de-açúcar para a produção e exportação do açúcar.

Recôncavo Baiano: localiza-se em torno da cidade de Salvador e se destaca pela produção acentuada de Petróleo. Atualmente, corresponde a 35% do total de petróleo produzido no país.

Zona do Cacau ou Sul da Bahia: localizada no sul da Bahia, nas cidades de Ilhéus e Itabuna, essa microrregião caracteriza-se pela produção acentuada de cacau, apesar de seu declínio nos últimos anos.

A Zona da Mata se estende por boa parte do litoral nordestino
A Zona da Mata se estende por boa parte do litoral nordestino
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
O trabalho no campo brasileiro
O Trabalho e a Terra no Brasil
O Trabalho e a Terra no Brasil, Como ocorre o Trabalho e a Terra no Brasil, As lutas de trabalhadores no campo, As lutas pela posse da terra no Brasil, As divergências entre trabalho e capital no campo brasileiro.
As sub-regiões do Nordeste
O Nordeste e as Sub-Regiões
As características físicas das sub-regiões do Nordeste brasileiro.
A classe pobre tende a ter mais filhos
A Quantidade de Filhos no Brasil
A Quantidade de Filhos no Brasil, O que levam as famílias ter uma grande Quantidade de Filhos no Brasil, A Quantidade de Filhos no Brasil provocam vários problemas, A Quantidade de Filhos no Brasil e questões sociais.
Alimentos da agricultura familiar
Pequenos agricultores do Brasil
Pequenos agricultores do Brasil, Quem são os Pequenos agricultores do Brasil, Como vivem os Pequenos agricultores do Brasil, Quais os problemas enfrentados pelos Pequenos agricultores do Brasil.
Mapa político atual.
As mudanças no mapa brasileiro
As mudanças no mapa brasileiro, As mudanças ocorridas em 1977 no mapa do Brasil, A mudanças ocorridas em 1988 no mapa do Brasil, A divisão do Mato Grosso, A divisão de Goiás.
Instalações da indústria de alumínio (Albrás), localizada na cidade paraense de Barcarena.
Atividade industrial na região Norte
A configuração de um setor indispensável no desenvolvimento de uma região.
Ribeirinhos da região Norte.
A população da Região Norte
Conheça aspectos culturais e geográficos a respeito da população da região Norte.
Extração de Petróleo no litoral brasileiro
Fontes de Energia do Brasil
Conheça as principais fontes de energia do Brasil.
A presença de indústria no Brasil iniciou-se em 1930 e intensificou-se a partir de 1950
Espaço Industrial Brasileiro
As principais caraterísticas do espaço industrial brasileiro e as transformações em sua dinâmica com o passar do tempo.