Zonas térmicas da Terra

As zonas térmicas da Terra são grandes regiões delimitadas de acordo com a incidência de luz solar e a distribuição de calor pela superfície do planeta, o que se dá de maneira desigual. O formato da Terra e os movimentos que ela realiza são os dois fatores que condicionam esse fenômeno, permitindo-nos identificar três tipos de zonas térmicas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Zona Polar (ou Glacial);

  • Zona Temperada;

  • Zona Tropical (ou Intertropical).

Os limites das zonas térmicas são definidos pelos paralelos notáveis, que são os círculos polares, os trópicos e a Linha do Equador. As Zonas Polares, tanto a norte quanto a sul, são as regiões mais frias e inóspitas do planeta, enquanto a Zona Tropical é quente, dispõe de maior umidade e concentra uma parcela importante da biodiversidade terrestre. É nela que fica a maior extensão do Brasil, enquanto uma pequena parte do território nacional está situada na Zona Temperada Sul, onde o clima subtropical é predominante.

Leia também: Afinal, o que é clima?

Resumo sobre as zonas térmicas da Terra

  • As zonas térmicas da Terra são regiões definidas de acordo com a incidência diferencial de luz solar sobre a superfície. Elas são delimitadas pelos paralelos notáveis.

  • Os fatores que condicionam a formação de diferentes zonas térmicas são o formato do planeta Terra, sua inclinação e os movimentos que realiza.

  • São três tipos de zonas térmicas: Zona Polar (ou Glacial), Zona Temperada e Zona Tropical (ou Intertropical).

  • A Zona Polar (ou Glacial) divide-se em Zona Polar Ártica e em Zona Polar Antártica. Elas recebem menos calor do que as demais regiões, apresentando clima muito frio marcado pela baixa amplitude térmica. Sua paisagem é desértica.

  • A Zona Temperada também divide-se em Zona Temperada Norte e Zona Temperada Sul. Nelas, encontram-se climas como o temperado, o mediterrâneo e o subtropical.

  • As Zonas Temperadas são caracterizadas por boa distinção entre as quatro estações do ano e por climas com amplitude térmica acentuada, além índices pluviométricos equilibrados.

  • A Zona Tropical (ou Intertropical) é a região mais quente do planeta Terra. Nela, os raios solares incidem perpendicularmente, ou quase, durante todo o ano.

  • Os climas daZona Tropical (ou Intertropical) são o tropical típico e suas variações, o equatorial e o árido. São marcados por alternância entre estações secas e chuvosas de duração variada.

  • A biodiversidade da Zona Tropical (ou Intertropical) é maior do que em qualquer outra região. Uma evidência é a presença da Floresta Amazônica.

  • A maior parte do território brasileiro fica na Zona Tropical (ou Intertropical). Uma pequena parcela, abrangendo principalmente a região Sul, estende-se pela Zona Temperada Sul.

O que são as zonas térmicas da Terra?

Mapa-múndi mostrando as zonas térmicas da Terra. [imagen_principal]
As zonas térmicas do planeta Terra são delimitadas de acordo com a distribuição diferencial de calor pela superfície. [1]

Chamadas também de zonas climáticas, as zonas térmicas da Terra são regiões definidas de acordo com a incidência diferencial de luz solar sobre a superfície do planeta, o que determina a quantidade de calor que elas recebem e condiciona os diferentes tipos de existentes em cada uma delas. A delimitação das zonas térmicas é feita a partir dos paralelos notáveis, que são linhas imaginárias horizontais que demarcam o início de uma região térmica e o final da outra. São cinco os paralelos notáveis usados para determinar as zonas térmicas da Terra:

Paralelos notáveis

Nome

Latitude

Círculo Polar Ártico

66º33’ no Hemisfério Norte

Trópico de Câncer

23º27’ no Hemisfério Norte

Linha do Equador

0º, sendo o paralelo que divide a Terra em hemisférios Norte e Sul;

Trópico de Capricórnio

23º27’ no Hemisfério Sul

Círculo Polar Antártico

66º33’ no Hemisfério Sul

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As 3 zonas térmicas da Terra

O planeta Terra é dividido em três tipos de zonas térmicas: Zona Polar (ou Glacial), Zona Temperada e Zona Tropical (ou Intertropical), as quais são observadas em ambos os hemisférios. O mapa a seguir identifica a posição das zonas térmicas da Terra:

Mapa mostrando a localização das zonas térmicas da Terra.
Fonte: IBGE.

A seguir, vamos conhecer as principais características de cada uma delas.

Zona Polar (ou Glacial)

Região localizada na Zona Polar Antártica, uma das zonas térmicas da Terra.
As terras mais frias do mundo ficam na Zona Polar Ártica e na Zona Polar Antártica.

A Zona Polar (ou Glacial) é a região do planeta em que os raios solares incidem com maior grau de inclinação, o que resulta em menor quantidade de calor recebida. São duas as Zonas Polares da Terra, cada qual localizada em um hemisfério:

  • Zona Polar Ártica: situada no Hemisfério Norte, compreende todas as terras localizadas acima do Círculo Polar Ártico, portanto, com latitudes maiores do que 66º33’ N;

  • Zona Polar Antártica: situada no Hemisfério Sul, abrange as terras que ficam abaixo do Círculo Polar Antártico, com latitudes maiores do que 66º33’ S.

Inserem-se nas regiões polares o extremo norte dos continentes americano, europeu e asiático. Além disso, o continente Antártica fica integralmente na Zona Polar do Hemisfério Sul. Devido seus aspectos climáticos, as Zonas Polares são as regiões menos habitadas do planeta Terra.

A principal característica das Zonas Polares é o frio intenso e duradouro, que permanece durante todo o ano, o que resulta no congelamento de superfícies e na manutenção de imensas geleiras e, também, de calotas polares. É difícil fazer a distinção das estações do ano nessas regiões, já que os meses que correspondem ao verão apresentam pequena variação de temperatura quando comparado aos meses de inverno. O que indica essa mudança é, principalmente, o tempo de luz solar disponível.

No início do período correspondente ao inverno, as regiões polares experimentam dias sem luz solar. Isso significa que, mesmo durante o período da manhã, o Sol não aparece, e essas áreas permanecem na escuridão, o que intensifica a sensação de frio. No verão, em contrapartida, acontece o fenômeno do Sol da meia-noite, que são dias em que o Sol permanece no céu por 24 horas, inclusive durante o período noturno.

Zona Temperada

Região localizada na Zona Temperada, uma das zonas térmicas da Terra.
Na Zona Temperada, a paisagem reflete a alternância entre as estações do ano.

São duas as Zonas Temperadas do planeta Terra:

  • Zona Temperada Norte: localizada entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, nela estão inseridos a maior extensão dos territórios da América do Norte, da Europa e da Ásia e o norte da África.

  • Zona Temperada Sul: localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, inserem-se nessa zona a parcela meridional da América do Sul e da África e parte da Oceania.

Nessas regiões, os raios solares incidem de maneira inclinada, mas com grau de inclinação menor do que aquele observado para as Zonas Polares. Por causa disso, as Zonas Temperadas apresentam maior variabilidade climática, sendo nelas encontrados climas como:

  • clima mediterrâneo;

  • clima temperado continental e temperado oceânico;

  • clima subtropical;

  • clima subártico ou subpolar.

Dessa forma, observa-se, também, uma maior diversidade de biomas e de paisagens naturais. Nessa região, é possível fazer a boa distinção entre as quatro estações do ano em seus climas. Os verões tendem a ser mais quentes ou amenos, enquanto os invernos variam de frios a rigorosos, com significativa amplitude térmica. A maioria das ocorrências climáticas tem chuvas que são bem distribuídas durante o ano e índices pluviométricos que variam entre moderados e altos, com exceção do clima temperado continental, que é mais seco do que os demais.

Zona Tropical (ou Intertropical)

Região localizada na Zona Tropical, uma das zonas térmicas da Terra.
A Zona Tropical é a região de maior biodiversidade do planeta Terra.

A Zona Intertropical do planeta Terra é aquela localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Por isso, essa região também é conhecida como Zona Intertropical. Ela compreende a maioria dos territórios da América Central, da América do Sul e da África, além de abranger o sul do Oriente Médio, parte do sul da Ásia e do Sudeste Asiático e a porção setentrional da Oceania.

Os climas encontrados na zona intertropical são:

Os raios solares incidem de maneira perpendicular em toda ou quase toda a zona tropical, motivo pelo qual o calor é mais intenso nessa região. Além disso, a duração dos dias e das noites é semelhante, tornando-se ainda mais equilibrada nas áreas de baixa latitude próximas da Linha do Equador.

Os climas da Zona Intertropical são marcados pela distinção entre duas estações: uma seca e a outra úmida, que concentra a maior parte das chuvas anuais. O volume pluviométrico varia bastante dentro da Zona Tropical, podendo se aproximar de zero nas áreas de clima árido ou ultrapassar 4.000 mm anuais nos países de clima tropical de monções. A presença de climas quentes e de alta umidade proporciona à Zona Tropical a presença de uma ampla variedade de biomas complexos que abrigam a maior parte da biodiversidade terrestre, a exemplo da Amazônia.

Zonas térmicas do Brasil

O Brasil é um país de dimensões continentais, o que faz com que ele esteja situado em duas zonas térmicas distintas. São elas:

  • Zona Tropical (ou Intertropical): é nela que se encontra aproximadamente 92% da extensão territorial do Brasil. Todos os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste fazem parte dessa zona térmica, assim como a totalidade de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro e a maior parte de São Paulo, na região Sudeste. O norte do Paraná também está localizado nessa zona térmica.

    Nela, observam-se climas como o equatorial, o tropical atlântico, o tropical típico e o semiárido, que têm em comum o predomínio de altas temperaturas, variando entre médias de 24 a 27º C.

  • Zona Temperada: todos os estados da região Sul, com exceção do norte do Paraná, estão inseridos na Zona Temperada do planeta Terra. Nela, também se encontram um pequeno trecho do Mato Grosso do Sul e o sul do estado de São Paulo. O clima observado nessas localidades é o subtropical, marcado pela distinção entre as quatro estações do ano, pela ocorrência de chuvas bem distribuídas e pela acentuada amplitude térmica, com verões quentes e invernos frios. A média térmica anual varia entre 20 e 22º C.

Qual a zona térmica mais quente da Terra?

A zona térmica mais quente da Terra é a Zona Zona Tropical (ou Intertropical). Os raios solares incidem de maneira perpendicular próximo da Linha do Equador, e com raio pequeno de inclinação nas demais áreas dessa zona térmica, o que proporciona a ela maior recepção de calor e de luminosidade. Como consequência, têm-se climas quentes em toda a região.

Além disso, é nessa zona térmica que ficam, parcial ou integralmente, alguns dos maiores desertos quentes do mundo, como o Deserto do Saara (África), o Deserto Arábico (Oriente Médio) e o Grande Deserto Australiano (Oceania). Nessas áreas, as temperaturas diárias chegam a quase 50º C. Isso não significa, entretanto, que não existem desertos quentes na Zona Temperada. Inclusive, é nela que está situado o Deserto de Lute, no Irã, que tem algumas das temperaturas mais altas do planeta. A diferença está no fato de os raios solares chegarem mais intensamente na Zona Tropical (ou Intertropical), garantindo, portanto, maior incidência de calor.

Quais os fatores que influenciam as zonas térmicas da Terra?

Ilustração na incidência de luz solar no planeta Terra, um dos fatores que influenciam as zonas térmicas da Terra.
Por causa do formato esférico da Terra, os raios solares atingem a superfície com diferentes graus de inclinação.

O formato do planeta Terra, sua inclinação e os movimentos que ela realiza são os fatores que influenciam as zonas térmicas da Terra. Vamos entender como eles funcionam individualmente:

  • Formato da Terra: o planeta apresenta forma de um geoide, que se aproxima de uma esfera. Por causa disso, os raios solares incidem de maneira desigual pela sua superfície: eles chegam perpendicularmente no equador da esfera, que é onde está situada a Linha do Equador, formando um raio de 90º com a superfície. À medida que nos afastamos dessa área, o ângulo de inclinação dos raios solares aumenta. Assim, a incidência de calor torna-se maior entre os trópicos e menor para além deles, especialmente nas regiões polares.

  • Inclinação e movimentos da Terra: a inclinação do eixo terrestre é um fator que condiciona a distribuição diferencial de calor pela superfície ao longo do tempo e contribui para a produção das estações do ano junto aos movimentos que o planeta realiza em torno de si mesmo (rotação) e do Sol (translação).

Exercícios resolvidos sobre zonas térmicas da Terra

Questão 1

(Itame) São aspectos fundamentais para a constituição das zonas térmicas no planeta.

A) Altitude

B) Umidade

C) Latitude

D) Pressão Atmosférica

Resolução:

Alternativa C.

A posição geográfica foi fundamental para a constituição das zonas térmicas da Terra, que são delimitadas de acordo com paralelos notáveis que apresentam latitudes específicas.

Questão 2

(UEA) Os raios solares que incidem sobre a Terra variam de acordo com um conjunto de fatores, o que resulta na formação de diferentes zonas térmicas. Em relação a essas zonas, pode-se afirmar que,

A) na zona intertropical, os raios solares incidem verticalmente sobre a Terra.

B) na zona temperada sul, ocorre o máximo de iluminação durante o solstício de inverno.

C) na zona glacial ártica, os raios solares não incidem sobre a superfície ao longo do ano.

D) na zona temperada norte, o solstício de verão ocorre próximo ao fim de dezembro.

E) na zona intertropical, os raios solares tendem a tangenciar a Linha do Equador.

Resolução:

Alternativa A.

Os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Zona Tropical (ou Intertropical), o que resulta na ocorrência de climas mais quentes nessa zona térmica.

Crédito de imagem

[1] neurobit / Shutterstock

Fontes

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 4 ed. 332p. Tradução de Maria Juraci Zani dos Santos.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016, 3ª edição.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Altitude e latitude
Clique aqui e entenda o que é altitude e latitude e veja a relação entre essas grandezas. Saiba como altitude e latitude interferem no clima de uma região.
Clima
Clique aqui e saiba o que é clima. Descubra quais são seus principais tipos. Entenda a diferença entre tempo e clima.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Os doze rios mais importantes do mundo
Os maiores e mais importantes rios para diversas civilizações
Regime fluvial
A variação do nível das águas de um rio em determinados período do ano.
Relação entre latitude e clima
Entenda a relação entre latitude e clima e compreenda o porquê de as temperaturas apresentarem tantas variações no sentido norte-sul.