Os doze rios mais importantes do mundo

O rio Amazonas é o maior do mundo.
O rio Amazonas é o maior do mundo.
Os rios são águas superficiais. Quando chove, grande parte da água é absorvida pelo solo e se acumula no lençol freático. Quando o mesmo aflora para a superfície, ocorre o surgimento da nascente dos rios. Existem também rios cuja origem se dá, por exemplo, através do degelo no alto das montanhas ou mesmo a partir de lagos.

Os rios são uma das mais importantes fontes de água doce disponíveis na natureza. Os seres vivos não vivem sem água. Em razão dessa dependência, o homem sempre esteve próximo a esses recursos, grandes civilizações surgiram às margens dos rios e até hoje eles desempenham um grande papel para a humanidade. A seguir, os doze mais importantes rios do mundo:

Rio Amazonas (Brasil): possui 6 868 km de extensão, além disso, detém um grande volume de água, o que o torna o maior rio do mundo. O Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes (Peru), recebe águas de diversos afluentes e desemboca no Oceano Atlântico, no litoral norte do Brasil.

Rio Nilo (Egito): possui 6 627,15 km de extensão, o que lhe dá a condição de segundo maior rio do mundo, porém no continente africano ele é o maior. O Nilo é muito importante para os países que são cortados por ele (Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito). Foi justamente nas margens do rio que nasceu um das mais importantes civilizações: a Egípcia. Para os egípcios, o Nilo é considerado uma “dádiva” de Deus.

Mississipi (Estados Unidos): com uma extensão de 3 734 km, sua bacia abrange cerca de 40% do território nacional. Este é, sem dúvida, o mais importante rio dos Estados Unidos.

Rio Paraná (Brasil): percorre 2 570 km, é um dos mais importantes rios do país e suas águas abastecem a hidrelétrica de Itaipu, responsável por fornecer energia elétrica para grande parte do território brasileiro e para a totalidade do Paraguai.

Rio Danúbio (Alemanha): segundo maior rio do continente europeu, superado somente pelo Volga. O Danúbio possui uma extensão de cerca de 2 845 km e deságua no Mar Negro.

Rio Volga (Rússia): desempenha um importante papel como via de navegação dentro do continente europeu. O rio possui 3 688 km, o que faz com que ele seja o maior do continente. O Volga desemboca no Mar Cáspio.

Rio Ganges (Índia): possui uma extensão de aproximadamente 3000 km. Para muitos seguidores da religião hindu, o Ganges é sagrado, muitas pessoas banham com o objetivo de serem purificados, até mesmo os sapos que saem desse rio são idolatrados pelos fiéis.

Rio Huang-Ho ou Amarelo (China): a denominação de Amarelo é oriunda da coloração de suas águas. O rio desempenha um grande papel para a sociedade chinesa.


Rio Yang-Tsé ou Azul (China): percorre cerca de 6 300 km até desembocar no mar da China Oriental. Devido à sua grande extensão, o rio corta praticamente todo o território chinês no sentido oeste-leste.

Rio Congo (Congo – ex. Zaire): percorre aproximadamente 4 700 km, está entre os maiores do mundo, mas quanto ao volume de água, é o segundo em escala mundial. O percurso desse rio se dá no meio da floresta equatorial do continente africano, onde há uma grande incidência de chuvas, fator que resulta na característica de rio caudaloso.

Rio Tigre (Turquia): percorre cerca de 1 900 km. A capital do Iraque (Bagdá) está estabelecida às margens do rio. O Tigre é de extrema relevância para todo o Oriente Médio, uma vez que a região convive com o problema da escassez de água.

Rio Eufrates (Turquia): é um dos principais rios do Oriente Médio, juntamente com o rio Tigre. O Eufrates percorre cerca de 2 780 km até desaguar no Golfo Pérsico.

Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Fenômeno da Aurora Polar
Aurora Polar
O que é aurora polar, como se dá a formação da aurora, as características da aurora polar, as relações mitológicas envolvendo a aurora polar.
70% da superfície do nosso planeta é formada por água
Hidrosfera
Conheça o conceito e a importância da hidrosfera, bem como as suas diferentes características e peculiaridades.
Distribuição das placas tectônicas da Terra
Placas Tectônicas
Você sabe o que são placas tectônicas e por que elas movimentam-se? Clique e fique por dentro do assunto!
Marte – o planeta vermelho
Planeta Marte
Marte faz parte dos planetas do sistema solar. Confira aqui suas características!
Rio em período de cheia.
Regime fluvial
A variação do nível das águas de um rio em determinados período do ano.
As principais zonas térmicas.
Zonas térmicas da Terra
Zonas térmicas da Terra, O que são zonas térmicas da Terra, Zonas térmicas da Terra e os raios solares, Quais são as zonas térmicas da Terra, O que são zonas polares, O que são zonas temperadas, O que são zonas tropicais.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?