Companhia ou compania?
Como você mesmo já deve saber, a língua portuguesa é um universo maravilhoso a ser desvendado, universo onde nem tudo o que parece é. Algumas palavras apresentam grafia e pronúncia que às vezes não parecem combinar, fato que acaba induzindo os falantes ao erro, especialmente no que diz respeito à modalidade escrita. Escrever como se fala pode ser um prato cheio para os desvios linguísticos...
Entre essas palavras que provocam dúvidas constantes entre os falantes está a palavra companhia. Afinal de contas, qual é a forma correta, companhia ou compania? A segunda forma parece consenso entre os falantes, mesmo porque dificilmente pronunciamos o -nh, não é mesmo? Pois saiba que companhia é a grafia correta do substantivo, e quando desconsideramos o -nh na sua pronúncia, estamos cometendo um desvio de ortoepia.
A ortoepia é o ramo da linguística que se ocupa da correta produção oral das palavras. Em companhia, desconsideramos a pronúncia do -nh (até porque se trata de um vocábulo com nasalizações sucessivas), e para facilitar, fazemos a palatalização do -nhia, transformando-o em -nia. Dessa forma, a língua encosta no céu da boca, ou seja, encosta no palato, daí o nome palatalização. Viu só como a dúvida é compreensível e até justificável?
Agora que você já sabe a forma correta, observe os exemplos:
A sua companhia durante a viagem foi muito agradável!
A companhia aérea avisou os passageiros sobre o atraso do voo.
Embora a pronúncia compania muitas vezes nos induza ao erro, companhia é a grafia correta do substantivo
Já que companhia se escreve com -nh, os substantivos dela derivados seguem a mesma lógica:
Acompanhamento
Acompanhante
Companheiro
Acompanhar
Desacompanhado
Entre companhia e compania, fique sempre com a primeira opção. Bons estudos!