Whatsapp icon Whatsapp

Flexão dos verbos nas locuções

A flexão dos verbos nas locuções se encontra condicionada a critérios específicos.
A flexão dos verbos nas locuções se encontra condicionada a critérios específicos.

O discurso que ora nos propomos a discutir traz em sua essência dois aspectos relevantes, os quais nos remetem ao universo desta tão complexa classe gramatical, ora representada pelos verbos. Flexão seria o primeiro deles, mas será que você ainda se lembra do que seja flexão? Ora, a flexão representa as mudanças que se operam nos verbos, ou seja, de número, tempo e modo, pessoa, flexão de voz, entre outras. O outro aspecto diz respeito à palavra “locuções”, as verbais, é evidente. Por que locuções?

Consideramos como locução verbal a presença de dois verbos: um concebido em menor grau, denominado de auxiliar, e outro representando um papel um pouco mais importante – chamado de principal. Dessa forma, ao dizermos “estou estudando”, temos que tal ocorrência se manifesta, ou seja: estou (verbo “estar” conjugado na primeira pessoa do singular do presente do indicativo - auxiliar) e estudando (verbo “estudar” conjugado numa das três formas nominais, ora expressa no gerúndio - principal).

Munidos de tais pressupostos, podemos constatar a flexão dos verbos presentes nestas locuções. De modo a atestá-la, verifiquemos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

* Nos tempos compostos, formados pelos verbos “ter” e “haver”, o verbo principal, ora expresso no particípio, permanece no singular: 

Pedro e Beatriz têm se encontrado muito nestes últimos dias.

Elas haviam feito o trabalho conforme o combinado.

* Nos compostos constituídos pelos auxiliares “ser” e “estar”, nos quais o particípio assume um valor de adjetivo, ele concorda em gênero e número com o vocábulo a que se refere:

Naquela obra foram gastos muitos recursos.

Quando você chegou, as luzes estavam acesas.    

* No caso de o verbo principal se encontrar na forma infinitiva, ele permanece invariável:

Estavam a falar sobre o assunto quando aparecemos. 
Pareciam estar preocupados naquele momento.

* Em se tratando de casos nos quais o principal é um verbo impessoal, o auxiliar assim também se classifica, permanecendo, portanto, na terceira pessoa do singular:

Poderia haver mais pessoas envolvidas neste caso.

Mesmo que possa ter havido lucros, a empresa fechará as portas.
 

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Minúcias relativas às locuções verbais
Confira algumas considerações importantes!
Verbo reaver: aspectos linguísticos
Amplie ainda mais sua competência linguística no que diz respeito às particularidades verbais, conhecendo o verbo reaver e os aspectos linguísticos que o demarcam!
Verbos abundantes
Clique aqui e saiba o que são os verbos abundantes. Entenda também sua classificação e possíveis conjugações.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!