Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Gramática
  3. Palavras de Cortesia

Palavras de Cortesia

Mediante nossas relações interpessoais, as palavras de cortesia representam uma necessidade com a qual compartilhamos cotidianamente: sermos bem tratados onde quer que estejamos. Tal fato representa para nós um direito. Em contrapartida, devemos considerá-lo como um dever?  

Certamente que sim, haja vista que esse relacionamento deve ser demarcado por uma relação de reciprocidade. Assim, um “muito obrigado”, “com licença”, “por favor”, “desculpe-me”, “volte sempre” faz toda a diferença, não é verdade? O uso das palavras de cortesia, além de revelar atitudes gentis por parte de quem as profere, ainda abre “portas” com mais facilidade, se precisarmos pedir um favor a alguém, por exemplo.

Enfim, o objetivo desse artigo é analisar os fatores linguísticos inerentes a tais expressões. Sendo assim, ocupemo-nos em analisar alguns casos:

Pedimos-lhe, por obséquio, que aguarde somente mais uns instantes.

O termo ora em destaque confere mais polidez à enunciação, tanto em se tratando da modalidade oral quanto da escrita. Nesta última, percebemos que uma característica que o demarca é o fato de ele aparecer entre vírgulas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gostaríamos muito de contar com a sua ajuda na ornamentação do pátio.

O emprego do futuro do pretérito, uma vez expresso pela forma verbal “gostaríamos”, suaviza a mensagem mediante o intento expresso por alguém em solicitar a presença de um pessoa, em vez de “ordenar que ela venha, que ela participe”.

Outra forma que também se constitui de tal aspecto é representada pelo verbo querer, usado no presente do subjuntivo, transformando o que por vezes poderia parecer uma ordem num pedido elegante, harmonioso. Observe:

Prezados colaboradores, queiram comparecer à reunião, pois trataremos de assuntos importantes.

Queira dar licença, pois o barulho está atrapalhando os pacientes que precisam descansar.  

Queiram aguardar mais alguns instantes, em breve serão atendidos.

As palavras de cortesia representam atitudes gentis e educadas por parte do emissor
As palavras de cortesia representam atitudes gentis e educadas por parte do emissor
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assuntos relacionados
Pontuação
Pontuação
Clique aqui e conheça as características e funções de alguns sinais de pontuação.
Tendo em vista a natureza dos fatos linguísticos, a gramática apresenta divisões específicas
Divisões da Gramática
De acordo com a natureza dos fatos linguísticos, a gramática se caracteriza por apresentar divisões distintas. Conheça-as aqui e se mantenha informado (a)!
A forma, dentre outras peculiaridades, de que se constitui um grupo de palavras, integra o estudo das classes de palavras
Classe de palavras
Substantivos, adjetivos, conjunções pertencem às classes de palavras, por isso, por meio desta seção você conhecerá todas elas.
Verbo
Definição de verbo, flexões verbais e exemplos.
Variações linguísticas
Aprenda o que são variações linguísticas, por que ocorrem e quais são seus tipos. Entenda o que é preconceito linguístico e por que ele é um problema.
À medida que passa o tempo, muitas palavras também passam, cedendo lugar a outras novas - fato esse relevante à estrutura e formação de palavras
Estrutura e formação das palavras
Em face do caráter dinâmico da língua que falamos, que tal conhecermos um pouco mais sobre a estrutura e formação de palavras?
A fonologia representa uma parte da gramática cuja incumbência se define por propósitos específicos
Fonologia
Por meio da seção você se tornará um conhecedor desta singular parte da gramática: a fonologia!
A significação das palavras compreende o estudo, entre outros aspectos, da sinonímia, antonímia e polissemia
Significação das palavras
Conheça todos os aspectos relacionados à significação das palavras. Trata-se de uma seção gentilmente preparada pra você.