Whatsapp icon Whatsapp

Pessoas do verbo

O verbo possui três pessoas que se relacionam com a pessoa gramatical expressa pelo sujeito.
O verbo da oração acima está flexionado na primeira pessoa
O verbo da oração acima está flexionado na primeira pessoa

Para iniciarmos o estudo das pessoas verbais, é necessário retomar o conceito de pessoa do discurso. Para tanto, observe a frase a seguir:

(1) Eu fiz as compras que você me pediu.

Perceba que, em (1), aparecem duas pessoas determinadas do discurso: a pessoa correspondente ao falante e a que corresponde ao ouvinte. Assim, a primeira pessoa do discurso é representada pelos pronomes “eu” e “nós”, e a segunda pessoa do discurso é representada pelos pronomes “tu” e “vós” (ou você).

Agora, observe esta outra frase:

(2) Ele acabou de chegar.

Note que, apesar da presença da terceira pessoa expressa pelo pronome “ele”, essa não participa da ação e nem é o ouvinte, ou seja, não coincide com nenhuma pessoa do discurso, é apenas aquela de quem se fala.

Diante desses conceitos, podemos analisar agora como as pessoas dos verbos expressam-se em relação às pessoas do discurso:

a) A primeira pessoa verbal relaciona-se com a primeira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais eu (singular) e tu (plural). Dessa forma, no discurso em primeira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa que fala.

Exemplo:

Eu estudo muito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nós estudamos muito

b) A segunda pessoa verbal relaciona-se com a segunda pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais tu (singular) e vós (plural). Dessa forma, no discurso em segunda pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa com que quem se fala.

Exemplo:

Tu estudas muito.

Vós estudais muito.

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala.

Exemplo:

Ele estuda muito.

Eles estudam muito.

Interessante observar que a pessoa verbal está diretamente relacionada com a pessoa do discurso que lhe serve de sujeito, pois, mesmo sem a presença explícita desse sujeito, podemos identificá-lo pela desinência expressa pelo verbo:

Comprei um carro novo. (Quem comprou um carro novo?)

Veja que, ao questionarmos o verbo, sua desinência aponta para a primeira pessoa do discurso (“eu”), que é aquela que fala e participa da ação ao mesmo tempo.

Publicado por Mariana Rigonatto
video icon
Sociologia
Negacionismo
Muito atual, o conceito de negacionismo permeia a história da humanidade desde que temos a capacidade de perceber o mundo de maneira racional. Veja este vídeo para saber mais sobre o assunto!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas