Que: conjunção integrante e pronome relativo
![Que: conjunção integrante ou pronome relativo Traços específicos demarcam o uso do “que” como conjunção integrante e como pronome relativo](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/conteudo_legenda/cc5bf4e120ec4b46d22b39460ffd01e6.jpg)
Em se tratando dos estudos morfossintáticos, uma mesma palavra pode despenhar funções distintas – fato que às vezes causa dúvidas na maioria dos usuários, no que tange à habilidade em saber distingui-las. Como não poderia ser diferente, estamos diante de mais um desses casos – o “que”, ora classificado como conjunção integrante, ora como pronome relativo. Nesse sentido, teria você, caro (a) usuário (a), percepção para tal diferenciação? Se não, não se preocupe, haja vista que a finalidade a que se presta o artigo em pauta é justamente esclarecer tal fato.
Segue um exemplo:
Ela sabia que não era urgente o comparecimento à reunião.
Temos aqui duas orações: a primeira delas, em vermelho, denominada principal – ela sabia.
E a segunda, sublinhada – que não era urgente o comparecimento à reunião. Esta é classificada como uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
No que tange à segunda oração, constatamos que se inicia justamente com a palavra “que”, que, por sua vez, caracteriza-se como uma conjunção integrante, pelo fato de representar o objeto direto de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
Passemos a outro exemplo:
Os alunos que foram vencedores receberam o prêmio.
Temos também duas orações: a primeira, em vermelho, é considerada como a principal.
E a segunda, sublinhada, representa uma oração subordinada adjetiva restritiva. Iniciada também pelo vocábulo “que”. Mas a pergunta é: estaria ele destinado à mesma classificação anterior (conjunção integrante)?
A resposta é não, haja vista que aqui ele introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva e pode ser substituído pelo pronome “os quais” – razão pela qual se caracteriza como um pronome relativo.
Eis, portanto, a grande diferença que demarca as funções do “que”.
![“To” e “for”: qual a diferença e como usar? Escrito"“To” e “for”: qual a diferença e como usar?" em fundo azul e vermelho.](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2023/08/to-e-for-qual-a-diferenca-e-como-usar.jpg)
Últimas notícias
Outras matérias
![Leptospirose Pessoa com as pernas na água](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/1-leptospirose.jpg)
![Inglês fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/ingles.jpg)
![Regra de três três dedos levantados](https://static.mundoeducacao.uol.com.br/mundoeducacao/2024/02/regra-de-tres.jpg)