Whatsapp icon Whatsapp

Fatores do Golpe Militar

O Golpe de 1964: a crise política que tirou João Goulart da Presidência do Brasil.
O Golpe de 1964: a crise política que tirou João Goulart da Presidência do Brasil.

A intervenção política dos militares no Brasil aconteceu de maneira gradual. De fato, desde a inesperada renúncia do presidente Jânio Quadros, alguns setores militares se mostravam favoráveis ao estabelecimento da Ditadura Militar. A primeira ação tomada nesse sentido aconteceu em 1961, quando o vice-presidente João Goulart teve sua posse ao cargo presidencial ameaçada por militares que o considerava um político comprometido com as esquerdas nacionais.

Contrários ao anseio militar, diversos democratas e trabalhadores saíram em defesa da posse do novo presidente. No Rio Grande do Sul, o governador Leonel Brizola, cunhado de João Goulart, organizou uma campanha legalista a favor da oficialização do cargo assumido por Jango. A essa altura, vivia-se uma situação conflituosa que ameaçava a organização de uma guerra civil no país. Coincidentemente, Jango tinha feito uma visita à China, país que representava uma das maiores forças do socialismo mundial.

Para contornar a situação, Jango resolveu estender a sua viagem diplomática fazendo uma parada estratégica nos EUA. Tal ação tinha o intuito de enfraquecer as desconfianças que recaíam sobre sua figura política e aproximar Jango dos interesses capitalistas. Além disso, Jango aceitou que o Congresso limitasse os poderes do Executivo ao impor um regime parlamentarista capaz de limitar o papel presidencial. Só assim, Jango conseguiu assumir a presidência em setembro de 1961.

Em 1963, um plebiscito restabeleceu as normas do regime presidencialista e deu fim a todas as limitações políticas impostas pelo parlamentarismo. Com isso, teve seus poderes restaurados e passou a adotar uma série de medidas reformistas onde instituiu o 13º salário, o controle sobre a remessa de lucros para o exterior e o monopólio do Estado sobre a importação do petróleo. No ano seguinte, João Goulart organizou o polêmico comício na Central do Brasil.

Durante o discurso realizado no evento, João Goulart se comprometeu a tomar uma série de medidas que integravam as chamadas reformas de base. Entre outras medidas, Jango prometia iniciar a reforma agrária, ampliar o voto aos analfabetos e remodelar o sistema educacional vigente. Tais propostas deixaram em alerta as elites empresariais, militares e demais conservadores da época. Por outro lado, despertou o apoio aos setores de esquerda, dos grupos nacionalistas e líderes trabalhistas.

Inconformada com as diversas medidas defendidas pelas Reformas de Base, os conservadores paulistas organizaram, em 19 de março de 1964, uma grande passeata com o nome de “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”. No final daquele mês a oposição ao governo só piorou com um levante de tropas mineiras que se deslocavam para o Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, os governadores de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro apoiaram a ação golpista dos militares rompendo politicamente com Jango.

No dia 1º de abril de 1964, João Goulart abandonou a presidência e buscou apoio entre os políticos gaúchos, principalmente de Leonel Brizola. Naquele mesmo dia, de maneira inconstitucional, a cadeira de presidente foi considerada vaga e foi logo reassumida por Rainieri Mazzieli. Sem poder buscar uma alternativa, o ex-presidente buscou asilo no Uruguai.

Dessa maneira, o “Golpe de 1964” foi conseqüência de várias questões que tomavam conta da nação. Nos anos de 1960, a economia brasileira estava corroída por uma onda de desemprego, inflação e queda nos investimentos. Além disso, o populismo entrou em crise ao perceber que as reivindicações concedidas aos trabalhadores não poderiam ser impostas sem primeiro atender os interesses das elites. Por último, devemos ainda destacar o apoio logístico e militar dos EUA à ação dos militares brasileiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa

Artigos Relacionados

Geraldo Vandré, preso, torturado e exilado. Compos uma música que se tornou o hino do período militar no Brasil
A Ditadura Militar no Brasil através da Música Popular Brasileira
Como a música informou, protestou e agiu durante o período militar no Brasil.
Luiz Inácio Lula da Silva foi a principal figura do sindicalismo nos fins dos anos 70. *
As greves no ABC e o fim da ditadura
Conheça mais sobre as greves no ABC paulista e seu papel para o fim da ditadura militar.
Diretas Já
Veja como as manifestações das Diretas Já colaboraram na redemocratização do Brasil após a ditadura e a atuação dos políticos nos comícios pelas eleições diretas.
Golpe Militar de 1964
Acesse para saber mais detalhes sobre o Golpe Militar de 1964. Entenda o contexto e como ele ocorreu, dando início aos anos da Ditadura Militar no Brasil.
O governo Geisel foi responsável por controlar os primeiros sinais da crise do regime ditatorial.
Governo Geisel
Governo Geisel, Ditadura Militar, II Plano Nacional de Desenvolvimento, abertura política, a Lei Falcão, pacote de abril, João Batista Figueiredo, Vladmir Herzog, regime autoritário.
Henry Kissinger foi um dos colaboradores da Operação Condor
Operação Condor
Saiba o que foi a Operação Condor e em que contexto da história da América Latina ela se desenvolveu.
Os senadores biônicos e o pacote de Abril
Os senadores biônicos foram parlamentares nomeados nos últimos anos da ditadura para garantir o controle dos militares no Congresso Nacional.
O debate revolução ou ditadura militar está relacionado com a ascensão ao poder dos militares, como Castello Branco, e a deposição de Jango *
Revolução ou ditadura militar?
Conheça as interpretações por trás da questão revolução ou ditadura militar.
video icon
Português
O ateneu | Análise Literária
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Júlia Lopes de Almeida, uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!