Whatsapp icon Whatsapp

Fim do Primeiro Império

Impotente frente a seus opositores, Dom Pedro I abdicou o trono brasileiro em 1831.
Impotente frente a seus opositores, Dom Pedro I abdicou o trono brasileiro em 1831.

A autoridade de Dom Pedro I, desde os primórdios de seu governo, sofreu forte oposição de setores políticos diversos. Seja por sua ineficiência e por suas atitudes autoritárias, Dom Pedro I foi alvo de críticas que desgastavam a ordem política instituída.
A imposição da Constituição de 1824, o episódio da Confederação do Equador e o envolvimento do rei na sucessão do trono português figuravam os principais episódios responsáveis pelo desgaste político de Dom Pedro.

No ano de 1831, a situação se agravou com novos episódios. Os jornais, já acostumados a criticar o rei, intensificaram seus ataques com a notícia do assassinato do jornalista Líbero Badaró. Tempos mais tarde, a chamada Noite das Garrafadas acirrou o cenário político, onde brasileiros não mais suportavam a influência dos lusitanos nos postos governamentais do país. Dessa forma, Dom Pedro I tentou reverter essa situação com a renovação do seu quadro de ministros.

Na semana posterior à Noite das Garrafadas, o rei criou um novo ministério liberal composto apenas por brasileiros. Em abril de 1831, em data próxima às festividades que comemorariam o aniversário da princesa Maria da Glória, Dom Pedro I ordenou que seus ministros tomassem medidas contra possíveis novas manifestações de repúdio. Não tendo sua exigência atendida, Dom Pedro tomou providências destituindo o ministério brasileiro e reintegrando antigas figuras políticas que apoiavam o autoritarismo monárquico.

Quando a notícia sobre o novo ministério chegou aos ouvidos dos populares, uma nova onda de protestos sitiou o Campo de Santana. A pressão política exercida pelos manifestantes foi em vão. Empunhando um exemplar da constituição, outorgada, Dom Pedro reafirmou os artigos que lhe garantiam o direito de nomear e demitir ministros a qualquer hora. A intransigência imperial só agravou a delicada situação. Os revoltosos do Campo de Santana passaram a ganhar expresso apoio de algumas autoridades militares do Império.

Com apoio político reduzido, Dom Pedro I não viu outra opção senão renunciar. Na noite de 7 de abril de 1831, o rei entregou ao major Miguel de Frias a carta contendo a oficialização de sua renúncia. No mesmo documento, o rei deixava seu filho Dom Pedro II como príncipe sucessor do trono brasileiro. Aos cinco anos de idade, Dom Pedro II teve seus poderes transferidos para um governo regencial, que duraria a até o alcance de sua maioridade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa

Artigos Relacionados

A consolidação da nossa independência foi marcada por conflitos em diferentes províncias.
As guerras de independência do Brasil
Os conflitos que tomaram o território brasileiro após o 7 de setembro de 1822.
D. Pedro I foi um dos principais responsáveis pela Independência do Brasil
Cinco curiosidades sobre D. Pedro I
Leia este texto e saiba de cinco curiosidades sobre D. Pedro I, o primeiro imperador do Brasil e o grande vitorioso da Guerra Civil Portuguesa, em 1834.
Pernambuco protagonizou o levante separatista contra o governo de Dom Pedro I.
Confederação do Equador
Confederação do Equador, Primeiro Reinado, Nordeste, Dom Pedro I, Manuel de Carvalho Paes de Andrade, Frei Caneca, Cipriano Barata, Emiliano Munducuru, Revolução Haitiana, Francisco Lima e Silva, lorde Cochrane, tropas imperiais, abolição da escravidão, fim da Confederação do Equador.
Guerra da Cisplatina
Acesse o site e saiba mais sobre a Guerra da Cisplatina, ocorrida na região do Rio da Prata. Entenda o desenvolvimento desse conflito e suas consequências.
Maria Quitéria: mulher, brasileira, soldado e guerreira
Maria Quitéria
A primeira mulher a assentar praça em uma unidade militar brasileira.
video icon
Geografia
Alerta vermelho do clima: aquecimento global e mudanças climáticas em 2021
Assista à videoaula e descubra o que é IPCC. Conheça os principais pontos do relatório divulgado pelas Nações Unidas sobre a questão climática em 2021. Entenda quais são as maiores preocupações, o que pode ser feito e o que é irreversível em relação às mudanças climáticas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!