Whatsapp icon Whatsapp

Simbologias da bandeira nacional

A Bandeira Nacional do Brasil teve forte inspiração dos ideais positivistas
A Bandeira Nacional do Brasil teve forte inspiração dos ideais positivistas

Uma das primeiras medidas adotadas pelos líderes republicanos após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, foi criar uma bandeira que fosse utilizada para representar o Estado brasileiro. Alguns dos objetivos eram não realizar uma cópia da bandeira dos EUA, já que uma muito similar foi hasteada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e também retirar alguns dos símbolos do Império.

Entretanto, a transformação não poderia ser total, pois segundo um dos idealizadores, Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927), a bandeira deveria “manter tudo o que pudesse ser conservado, de modo a despertar em nossa alma o mais ardente culto pela memória de nossos avós”. Dois aspectos da antiga bandeira foram mantidos: o retângulo verde, símbolo da casa de Bragança, dinastia de D. Pedro I, que passou a representar as matas do país; e o losango amarelo (cuja figura geométrica em heráldica significa o feminino) que homenageava dona Leopoldina, esposa de D. Pedro I, sendo que o amarelo, cor da Família Imperial Austríaca, passou a representar as riquezas naturais do Brasil.

O losango dentro de um retângulo era utilizado nas bandeiras militares da Revolução Francesa de 1789, onde possivelmente Jean-Baptiste Debret, pintor que elaborou a bandeira imperial, inspirou-se.

Além das estrelas, cujas posições estariam de acordo com o momento em que a constelação do Cruzeiro do Sul se achava no meridiano do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889 – uma elaboração resultante do auxílio do astrônomo Manuel Pereira Reis (1837-1922), a bandeira tinha algumas influências do ideário positivista que havia conduzido membros do exército na derrubada da monarquia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro idealizador da bandeira foi Miguel Lemos (1854-1917), que junto a Teixeira Mendes, era fundador da Sociedade Positivista Brasileira. Eles pretenderam impor no símbolo do Estado alguns princípios positivistas, expressos, sobretudo, no dístico “Ordem e Progresso”, decorrente da frase de Auguste Comte, fundador do positivismo, “Amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”. Entretanto, o amor ficou de fora, sendo mantidos apenas a ordem e o progresso.

A esfera azul, no centro do losango, representava a esfera celeste com seu céu azul, entrecortada pela faixa branca que se refere à linha central do zodíaco, uma faixa da esfera celeste formada por 12 constelações e pela qual se movem o Sol, a Lua e os planetas. Algumas constelações estão representadas na bandeira, como a constelação de escorpião e a do Cruzeiro do Sul.

Desenhada pelo Pintor Décio Villares, a bandeira foi decretada como oficial em 19 de novembro de 1889, apenas quatro dias após a proclamação da República.

Publicado por Tales dos Santos Pinto

Artigos Relacionados

19 de novembro – Dia da Bandeira
Saiba por que o dia 19 de novembro é considerado o Dia da Bandeira e quais acontecimentos históricos estão relacionados a esse fato.
Rui Barbosa: tentativa de modernização em meio uma economia agro-exportadora.
Encilhamento
Encilhamento, Rui Barbosa, política econômica, República da Espada, Governo Deodoro da Fonseca, taxas alfandegárias, emissão de papel-moeda, crise econômica, disputas políticas.
Governo Deodoro da Fonseca
Veja como Deodoro da Fonseca liderou a proclamação da república e tornou-se o primeiro presidente do Brasil. Acompanhe as principais medidas do seu governo.
Governo Floriano Peixoto
Acesse o link e veja como o Floriano Peixoto conseguiu consolidar a república no Brasil. Acompanhe o desenrolar das revoltas ocorridas no seu governo.
As Armas Nacionais são símbolos que identificam o Brasil e dão fé aos documentos oficiais.
Símbolos nacionais
Acesse o site e veja quais são os símbolos nacionais que representam um país em eventos e cerimônias públicas. Conheça suas características e padronizações.
video icon
Português
Figuras de linguagem no Enem
Entre os temas mais recorrentes da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, destacam-se as figuras de linguagem, considerando-se principalmente o caráter interpretativo das questões do Enem. Pensando nisso, elaboramos uma aula de exercícios para conferirmos como esse assunto já caiu no exame. Não deixe de assistir!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.