Whatsapp icon Whatsapp

A pintura de Piero della Francesca

A pintura de Piero della Francesca foi de importância seminal para o desenvolvimento do classicismo.
O pintor italiano Piero della Fracesca revolucionou a pintura ao introduzir nela o princípio da perspectiva
O pintor italiano Piero della Fracesca revolucionou a pintura ao introduzir nela o princípio da perspectiva

Uma das principais características da pintura do Renascimento, ao lado do estudo anatômico, foi a introdução da perspectiva (ou perspectiva isométrica). O princípio da perspectiva acrescentou a noção de profundidade às telas, o que proporcionou uma melhor disposição dos objetos representados, fossem eles pessoas, paisagens ou construções, como igrejas e demais edifícios. Essa técnica chegou à perfeição com o trabalho de pintores como Rafael e Leonardo Da Vinci. Entretanto, o principal precursor da técnica da perspectiva foi Piero della Francesca.

A data de nascimento de Piero della Francesca é inexata, pois há autores que indicam o ano de 1412, outros, o ano de 1415; e outros, ainda, o ano de 1420. Estipula-se que tenha morrido em 1492, de modo que sua produção como artista alcançou boa parte do século XV ou, como dizem os historiadores do Renascimento Artístico Italiano, o Quattrocento. O século XV marcou a transição da Idade Média para Idade Moderna, e a Europa passou por variadas experiências que a introduziram, de fato, na modernidade.

O desenvolvimento das cidades (burgos), que havia se intensificado a partir do século XIV, contribuiu para o aperfeiçoamento das artes nas cidades italianas, como Florença. O Classicismo (isto é, o resgaste das formas clássicas desenvolvidas nas antigas civilizações grega e romana) tornou-se predominante a partir da imitação dos modelos clássicos mesclados com as temáticas judaico-cristãs. Em meio a esse contexto, Piero della Francesca foi um dos primeiros a estabelecer os padrões da relação entre forma e conteúdo na pintura.

A excepcionalidade de Piero está tanto na experimentação dos tons de cor quanto na aplicação da perspectiva. Em uma de suas obras mais aclamadas, O Flagelo de Cristo, isso fica evidente (como pode ser observado abaixo):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pode-se observar nitidamente a aplicação da perspectiva nesse quadro de Piero della Francesca
Pode-se observar nitidamente a aplicação da perspectiva nesse quadro de Piero della Francesca

Em O Flagelo de Cristo, vê-se as figuras humanas nitidamente dispostas no enquadramento da pintura. A aplicação da perspectiva auxiliou Piero a colocar três pessoas em primeiro plano e cinco no segundo plano. Ao fundo, vê-se a cena que dá título ao quadro: Cristo sendo flagelado por um carrasco. A noção de profundidade é produzida pelas linhas tanto do chão quanto dos prédios e colunas, que começam no primeiro plano e seguem para o fundo. A proporção entre as pessoas (em tamanho maior), no primeiro plano e, em tamanho menor, no segundo plano, também segue a mesma regra.

As cores vivas, tanto das vestimentas quanto da paisagem ao fundo e da estrutura dos prédios, também foi um grande diferencial que Piero trouxe para a pintura. A aplicação da cor e os primeiros experimentos mais sofisticados com luz e sombra foram marcantes e tiveram importância seminal nos séculos seguintes.

O principal estudioso da obra artística de Piero, responsável por dar uma interpretação orgânica ao seu conjunto de pinturas, foi o italiano Roberto Longhi, com sua obra “Piero della Francesca”, publicada em 1927.

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

Classicismo
Conheça mais sobre o Classicismo: seus principais autores, suas obras e as características que marcaram esse importante movimento artístico.
O Renascimento está dividido em fases marcadas por diferentes artistas e traços.
Fases do Renascimento Italiano
Os distintos períodos que marcam o Renascimento na Itália.
História da arte
Entenda a importância da história da arte para a compreensão da própria história da humanidade. Saiba como a arte se desenvolveu durante a história da humanidade.
O Humanismo foi uma das questões que marcaram profundamente o Renascimento.
Humanismo
Clique e entenda o que foi e quais são as características do humanismo!
O Renascimento promoveu uma reviravolta no comportamento do homem europeu.
Renascimento
Um dos mais importantes movimentos ocorridos na Europa.
video icon
Química
Estequiometria no Enem: como esse tema é cobrado?
Estequiometria é um tema bastante recorrente nas provas do Enem, ela aparece de maneira pura e aplicada ou envolvida com outros tópicos da química. Hoje faremos uma breve revisão desse assunto por meio da análise de algumas questões cobradas anteriormente no Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.