Whatsapp icon Whatsapp

A pintura de Piero della Francesca

A pintura de Piero della Francesca foi de importância seminal para o desenvolvimento do classicismo.
O pintor italiano Piero della Fracesca revolucionou a pintura ao introduzir nela o princípio da perspectiva
O pintor italiano Piero della Fracesca revolucionou a pintura ao introduzir nela o princípio da perspectiva

Uma das principais características da pintura do Renascimento, ao lado do estudo anatômico, foi a introdução da perspectiva (ou perspectiva isométrica). O princípio da perspectiva acrescentou a noção de profundidade às telas, o que proporcionou uma melhor disposição dos objetos representados, fossem eles pessoas, paisagens ou construções, como igrejas e demais edifícios. Essa técnica chegou à perfeição com o trabalho de pintores como Rafael e Leonardo Da Vinci. Entretanto, o principal precursor da técnica da perspectiva foi Piero della Francesca.

A data de nascimento de Piero della Francesca é inexata, pois há autores que indicam o ano de 1412, outros, o ano de 1415; e outros, ainda, o ano de 1420. Estipula-se que tenha morrido em 1492, de modo que sua produção como artista alcançou boa parte do século XV ou, como dizem os historiadores do Renascimento Artístico Italiano, o Quattrocento. O século XV marcou a transição da Idade Média para Idade Moderna, e a Europa passou por variadas experiências que a introduziram, de fato, na modernidade.

O desenvolvimento das cidades (burgos), que havia se intensificado a partir do século XIV, contribuiu para o aperfeiçoamento das artes nas cidades italianas, como Florença. O Classicismo (isto é, o resgaste das formas clássicas desenvolvidas nas antigas civilizações grega e romana) tornou-se predominante a partir da imitação dos modelos clássicos mesclados com as temáticas judaico-cristãs. Em meio a esse contexto, Piero della Francesca foi um dos primeiros a estabelecer os padrões da relação entre forma e conteúdo na pintura.

A excepcionalidade de Piero está tanto na experimentação dos tons de cor quanto na aplicação da perspectiva. Em uma de suas obras mais aclamadas, O Flagelo de Cristo, isso fica evidente (como pode ser observado abaixo):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pode-se observar nitidamente a aplicação da perspectiva nesse quadro de Piero della Francesca
Pode-se observar nitidamente a aplicação da perspectiva nesse quadro de Piero della Francesca

Em O Flagelo de Cristo, vê-se as figuras humanas nitidamente dispostas no enquadramento da pintura. A aplicação da perspectiva auxiliou Piero a colocar três pessoas em primeiro plano e cinco no segundo plano. Ao fundo, vê-se a cena que dá título ao quadro: Cristo sendo flagelado por um carrasco. A noção de profundidade é produzida pelas linhas tanto do chão quanto dos prédios e colunas, que começam no primeiro plano e seguem para o fundo. A proporção entre as pessoas (em tamanho maior), no primeiro plano e, em tamanho menor, no segundo plano, também segue a mesma regra.

As cores vivas, tanto das vestimentas quanto da paisagem ao fundo e da estrutura dos prédios, também foi um grande diferencial que Piero trouxe para a pintura. A aplicação da cor e os primeiros experimentos mais sofisticados com luz e sombra foram marcantes e tiveram importância seminal nos séculos seguintes.

O principal estudioso da obra artística de Piero, responsável por dar uma interpretação orgânica ao seu conjunto de pinturas, foi o italiano Roberto Longhi, com sua obra “Piero della Francesca”, publicada em 1927.

Publicado por Cláudio Fernandes

Artigos Relacionados

Classicismo
Conheça mais sobre o Classicismo: seus principais autores, suas obras e as características que marcaram esse importante movimento artístico.
Fases do Renascimento Italiano
Os distintos períodos que marcam o Renascimento na Itália.
Humanismo
Clique e entenda o que foi e quais são as características do humanismo!
Renascimento
Um dos mais importantes movimentos ocorridos na Europa.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.