Humanismo

O humanismo foi uma tendência que surgiu no renascimento, ele rejeita a noção medieval de que o homem é considerado inferior por ser um pecador.

Ao colocar o humanismo como um dos pontos centrais do Renascimento, muitos entendem que a sua presença estabelece uma ruptura com o pensamento medieval. Durante a Idade Média, a falta de informação e o isolamento teriam sido alguns dos fatores que explicavam a predominância do pensamento religioso. Afinal de contas, sendo a grande detentora de conhecimento da época, a Igreja tinha a capacidade de influenciar no modo de pensar daquela época.

Indubitavelmente, não podemos negar que o renascimento trouxe um destaque e um sabor especial à figura humana. O detalhamento e a expressão de sentimentos na pintura, a fabricação de esculturas que tinham por mérito a reprodução minuciosa do corpo e a as investigações médicas interessadas em explorar cuidadosamente a anatomia humana, são apenas alguns dos exemplos que revelam o prestígio que os assuntos de ordem terrena ganharam nessa época.

Em vários livros, vemos que essa situação seria a grande marca de uma mudança profunda, onde o pensamento teocêntrico- em que Deus é o centro de tudo- perde espaço para o antropocentrismo, onde o homem se transforma no grande tema artístico, filosófico e cientifico dessa época. Sem dúvida, por meio de tal esquematização, podemos chegar à errônea conclusão de que a religiosidade teria sido minada por um novo tipo de concepção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na verdade, ao destacarmos o lugar do humanismo na Renascença, devemos frisar que tal transformação não veio necessariamente trabalhar contra a religiosidade. Para muitos renascentistas, o exercício da razão e o interesse pelo homem, exprimiam o forte desejo de investigação sobre a mais privilegiada criatura criada por Deus. Sob tal perspectiva, vemos que o humanismo dessa época não renega a figura divina, mas rejeita a noção medieval em que o homem é considerado inferior, por ser pecaminoso.

Além disso, vale destacar que o interesse nas questões e temas humanos não se reserva somente à constituição de um novo contexto experimentado na Idade Moderna. É de suma importância salientar que o conhecimento e as discussões sobre a condição do homem, também aparecem ao longo da Idade Média. Sem dúvida, algumas noções que demarcaram o brilhantismo de alguns artistas e intelectuais do Renascimento, têm seus primeiros esboços traçados pela cultura medieval.

De tal modo, devemos ver o humanismo como uma tendência que marcou uma época, mas não definiu um sentido de ruptura extremo. Seria no mínimo estranho pensar que, ao longo de todo um milênio, o homem tivesse sido ignorado enquanto objeto de reflexão de seus próprios semelhantes.

Por Rainer Sousa
Mestre em História
Equipe Mundo Educação

O Humanismo foi uma das questões que marcaram profundamente o Renascimento.
O Humanismo foi uma das questões que marcaram profundamente o Renascimento.
Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
Assuntos relacionados
Vasco da Gama, navegante que concretizou a circunavegação do continente africano.
A expansão marítima portuguesa
Expansão marítima portuguesa, Expansionismo marítimo português, Conquista de Ceuta, Sagres, circunavegação do continente africano, colonização da Costa Africana.
O pintor italiano Piero della Fracesca revolucionou a pintura ao introduzir nela o princípio da perspectiva
A pintura de Piero della Francesca
Entenda a importância da pintura de Piero della Francesca e como ela foi desenvolvida no século XV.
Absolutismo: o regime que marcou a passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
Absolutismo
Absolutismo, Idade Média, Idade Moderna, entraves comerciais, centralização do poder político, sociedade feudal, ampliação comercial, Estado Absolutista, nobreza, burguesia, rei, autoridade monárquica, monarquia.
O Renascimento está dividido em fases marcadas por diferentes artistas e traços.
Fases do Renascimento Italiano
Os distintos períodos que marcam o Renascimento na Itália.
Para os fisiocratas, como Quesnay, a terra era a gênese de toda riqueza produzida.
Fisiocracia
As diretrizes de uma importante teoria econômica do pensamento iluminista.
Guerra dos Trinta Anos
Clique no link e veja como as disputas religiosas motivaram a Guerra dos Trinta Anos. Acompanhe os períodos da guerra, os principais países em disputa e como acabou.
Denis Diderot, um dos criadores do enciclopedismo
O enciclopedismo
O enciclopedismo foi criado no intuito de agrupar os princípios dos ideais iluministas.
O infante Dom Henrique teve grande papel no desenvolvimento marítimo de Portugal.
O pioneirismo português
Os fatores que contribuíram para a inserção de Portugal nas Grandes Navegações.
Reforma Protestante
Acesse este texto para saber mais detalhes sobre a Reforma Protestante. Entenda o contexto e as motivações que levaram ao início dessa reforma.
Detalhe do teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo Buonarroti
Renascimento Cultural
Conheça as principais características do Renascimento Cultural e o que ele significou para a Idade Moderna.