Whatsapp icon Whatsapp

Acordos de “paz” no pós-guerra

Os líderes da Inglaterra, EUA e União Soviética decidiram os rumos que o mundo iria tomar após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Os líderes da Inglaterra, EUA e União Soviética decidiram os rumos que o mundo iria tomar após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Após a capitulação da Alemanha, em maio de 1945, os países aliados (Inglaterra, França e Estados Unidos) e a União Soviética realizaram várias conferências antes de terminar a guerra e após o término da batalha na tentativa de consolidar os acordos de “paz” entre as nações no mundo pós-guerra.

As nações aliadas que saíram vitoriosas durante a Segunda Guerra Mundial impuseram, conforme o Tratado de Versalhes (1919), duras imposições aos países derrotados, ou seja, decidiram a partir de seus próprios interesses os rumos que a política mundial iria seguir.

No mês de fevereiro de 1945, antes do término da guerra, o presidente norte-americano (Roosevelt), o primeiro ministro inglês (Winston Churchill) e o líder comunista soviético (Josef Stálin) reuniram-se na Conferência de Yalta (Rússia) para definir as estratégias finais para derrotar a Alemanha nazista (o que culminou no dia D) e como iriam dividir entre si os territórios no pós-guerra. Ou seja, as três potências bélicas dividiram a Alemanha e a Áustria em zonas de ocupação, além disso, definiram novas fronteiras na Europa oriental.

No mês de julho de 1945, as duas potências mundiais, EUA e a União Soviética, dividiram o mundo em zonas de influência, na Conferência de Potsdam (Berlim), deliberaram sobre o destino da Alemanha e de outras nações europeias e do Japão.

Durante os acordos de paz, as nações vitoriosas logo criaram uma nova Sociedade das Nações, a Organização das Nações Unidas (ONU). A Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação: a zona francesa, a inglesa, a norte-americana e a zona soviética. A capital, Berlim, ficou dividida em duas partes de influências, uma socialista e a outra capitalista. Outra preocupação das nações se constituiu na desmilitarização e no desarmamento da Alemanha. As indústrias alemãs foram transferidas (o capital) para Inglaterra e França. Mais uma vez, a Alemanha sofreria duras perdas, a perda bélica e a diplomática. Grande parte da população alemã no período pós-guerra foi duramente penalizada com a fome e a miséria que assolava duramente o país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No oriente, o Japão sofreu duras sanções econômicas, o país foi ocupado pelos norte-americanos e desmilitarizado. O mundo no pós-guerra se tornou bipolarizado, ou seja, foi dividido em duas grandes áreas de influências, uma socialista e outra capitalista.

O bloco socialista era liderado pela União Soviética e reunia países que incorporaram o regime socialista como a Polônia, a Tchecoslováquia, a Hungria e a Coreia do Norte. O bloco capitalista foi liderado pelos EUA e agrupou nações que adotaram o regime capitalista, como Bélgica, Holanda, França e Brasil.

Os acordos entre os países aliados no período pós-guerra tinham como principal objetivo propiciar a paz mundial após os horrores causados pela Segunda Guerra, entretanto, as disputas pela hegemonia mundial entre a União Soviética (Socialista) e os EUA (Capitalista) levaram ao início da Guerra Fria.

Publicado por Leandro Carvalho

Artigos Relacionados

Dia D
Entenda como foi Dia D, que marcou o desembarque de tropas Aliadas na Normandia, região ao norte da França, na Segunda Guerra.
Resistência Soviética
Saiba como aconteceu a Resistência Soviética à invasão nazista que se deflagrou no ano de 1941.
Resistência europeia ao nazismo
Saiba mais sobre a resistência europeia ao nazi-fascismo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945): movimento em que os resistentes marcaram a luta pela vida e pela paz.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!