Whatsapp icon Whatsapp

Resistência europeia ao nazismo

A resistência europeia ao nazismo salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
A resistência europeia ao nazismo salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Quando relacionamos o termo “resistência” aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), notamos que, na história do conflito, esse foi o nome dado aos grupos civis (sociedade civil) que lutaram contra os nazistas.

Durante a Segunda Guerra, esses grupos surgiram praticamente em toda Europa e seus integrantes eram originados das diversas classes sociais. Homens e mulheres constituíam esses grupos. Eram operários, trabalhadores em geral, alguns aristocratas, religiosos, intelectuais, pessoas dos exércitos, entre outros.

O principal líder da resistência francesa foi o general Charles de Gaulle, que não aceitou a rendição francesa e exilou-se na Inglaterra. No entanto, a França foi dominada pelos alemães. Ao contrário de Gaulle, o marechal francês Philippe Pétain assinou um acordo de total rendição à Alemanha. Assim, os alemães dividiram a França em duas zonas, uma ocupada e outra não ocupada, formando, assim, o Regime de Vichy, no qual Pétain colaborou assiduamente com os nazistas, entregando milhares de judeus.

Exilado na Inglaterra, o general Gaulle organizou a resistência francesa através de mensagens e instruções aos seus compatriotas via a rádio BBC de Londres. A resistência também existiu na própria Alemanha, onde assumiu diversas facetas contra os nazistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A resistência alemã contra o nazismo foi marcada por diversos atos, como: desobediência civil, participação de missas proibidas pelo regime nazista e oferecimento de abrigo e esconderijo aos judeus perseguidos. Além disso, muitos alemães ajudaram nas fugas dos judeus da Alemanha para que estes pudessem escapar dos campos de concentração.

Os atentados organizados contra a vida do líder nazista, Adolf Hitler, também assumiram caráter de resistência. Além disso, os alemães boicotaram o recrutamento militar e se organizaram em grupos de resistência.

A indústria cinematográfica explorou o tema da resistência europeia contra o nazismo, principalmente a resistência alemã. No filme Operação Valquíria, de Bryan Singer (2008), o diretor demonstrou a resistência alemã dentro do exército, que organizou vários atentados contra a vida de Hitler.

Outra produção cinematográfica que retratou a resistência alemã em relação à ajuda prestada aos judeus na fuga da Alemanha nazista é o filme A lista de Schindler, de Steven Spielberg (1993). Dessa forma, o regime nazista que estava em ascensão na Europa durante a Segunda Guerra sofreu um processo de repúdio e resistência em todo continente europeu, até mesmo na Alemanha nazista.

Publicado por Leandro Carvalho
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Os judeus foram alvos de uma ostensiva caracterização negativa durante o período nazista *
A linguagem do Terceiro Reich
Saiba como o alemão Victor Klempere definiu a linguagem do Terceiro Reich e a importância que tem tal definição para a compreensão do nazismo.
Os líderes da Inglaterra, EUA e União Soviética decidiram os rumos que o mundo iria tomar após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Acordos de “paz” no pós-guerra
Saiba que após a Segunda Guerra Mundial os países aliados realizaram vários acordos e diplomacias para dominar os territórios europeus no período pós-guerra.
Anne Frank
Clique e acesse este texto para saber mais detalhes sobre a vida de Anne Frank. Conheça sua origem, sua vida no confinamento e seu diário.
A política de alianças e os principais fatos que antecederam a Segunda Guerra Mundial
Causas da Segunda Guerra Mundial
Saiba quais foram as principais causas que favoreceram a ascensão do nazismo e do fascismo, antecedentes da Segunda Guerra Mundial.
Dia D
Entenda como foi Dia D, que marcou o desembarque de tropas Aliadas na Normandia, região ao norte da França, na Segunda Guerra.
O ataque kamikaze japonês à base de Pearl Harbor foi um dos principais motivos da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial
Entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial
Venha conhecer a história da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, os fatos que levaram os norte-americanos a participarem do conflito bélico.
Soldados americanos desembarcando na praia de Omaha, na Normandia, durante o Dia D, em 1944
Fases da Segunda Guerra Mundial
Conheça a trajetória da Segunda Guerra Mundial no continente europeu em suas duas fases.
Francisco Franco governou a Espanha por trinta e nove anos *
Francisco Franco
Saiba quem foi Francisco Franco e qual era a sua ligação com as causas da Guerra Civil Espanhola.
Acima, os oficiais nazistas Himmler e Heydrich, operadores do extermínio de judeus *
Grupos de extermínio nazistas – Einsatzgruppen
Saiba o que eram e como atuavam os grupos de extermínio nazistas, conhecidos como Einsatzgruppen e criados por Himmler e Heydrich.
Canhão alemão utilizado durante a campanha de invasão da Noruega em 1940
Invasão alemã na Noruega em 1940
Clique e entenda como foi a invasão alemã sobre a Noruega e saiba quais foram as consequências para os Aliados e para o Eixo.
Símbolo distintivo do Mossad, o serviço secreto israelense
Mossad – Serviço Secreto Israelense
Saiba o que é o Mossad e que importância ele teve para o Estado de Israel durante as décadas que se passaram após a Segunda Guerra Mundial.
Loja judia com vitrines quebradas após a “Noite dos Cristais” na Alemanha
Noite dos Cristais
Fique sabendo o que foi a Noite dos Cristais, ocorrida durante o período de vigência do nazismo na Alemanha.
O chefe da propaganda oficial do nazismo, Joseph Goebbels (à esquerda), junto da cineasta Leni Riefenstahl *
Propaganda nazista
Saiba como operava a máquina de propaganda nazista e quais eram os instrumentos dos quais ela se valia.
Um dos principais fatores que auxiliaram a resistência soviética à investida alemã foi o rigoroso inverno*
Resistência Soviética
Saiba como aconteceu a Resistência Soviética à invasão nazista que se deflagrou no ano de 1941.
video icon
Português
Argumento por confronto | Tipos de argumento para redação
O argumento por confronto é muito utilizado em debates e em discussões públicas. Contudo, ele também pode ser bem aproveitado em um texto que expresse ponto de vista. Nesta aula, o profº. Guga mostra o que é, como fazer e quando usar esse argumento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.