Whatsapp icon Whatsapp

Resistência europeia ao nazismo

A resistência europeia ao nazismo salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
A resistência europeia ao nazismo salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Quando relacionamos o termo “resistência” aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), notamos que, na história do conflito, esse foi o nome dado aos grupos civis (sociedade civil) que lutaram contra os nazistas.

Durante a Segunda Guerra, esses grupos surgiram praticamente em toda Europa e seus integrantes eram originados das diversas classes sociais. Homens e mulheres constituíam esses grupos. Eram operários, trabalhadores em geral, alguns aristocratas, religiosos, intelectuais, pessoas dos exércitos, entre outros.

O principal líder da resistência francesa foi o general Charles de Gaulle, que não aceitou a rendição francesa e exilou-se na Inglaterra. No entanto, a França foi dominada pelos alemães. Ao contrário de Gaulle, o marechal francês Philippe Pétain assinou um acordo de total rendição à Alemanha. Assim, os alemães dividiram a França em duas zonas, uma ocupada e outra não ocupada, formando, assim, o Regime de Vichy, no qual Pétain colaborou assiduamente com os nazistas, entregando milhares de judeus.

Exilado na Inglaterra, o general Gaulle organizou a resistência francesa através de mensagens e instruções aos seus compatriotas via a rádio BBC de Londres. A resistência também existiu na própria Alemanha, onde assumiu diversas facetas contra os nazistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A resistência alemã contra o nazismo foi marcada por diversos atos, como: desobediência civil, participação de missas proibidas pelo regime nazista e oferecimento de abrigo e esconderijo aos judeus perseguidos. Além disso, muitos alemães ajudaram nas fugas dos judeus da Alemanha para que estes pudessem escapar dos campos de concentração.

Os atentados organizados contra a vida do líder nazista, Adolf Hitler, também assumiram caráter de resistência. Além disso, os alemães boicotaram o recrutamento militar e se organizaram em grupos de resistência.

A indústria cinematográfica explorou o tema da resistência europeia contra o nazismo, principalmente a resistência alemã. No filme Operação Valquíria, de Bryan Singer (2008), o diretor demonstrou a resistência alemã dentro do exército, que organizou vários atentados contra a vida de Hitler.

Outra produção cinematográfica que retratou a resistência alemã em relação à ajuda prestada aos judeus na fuga da Alemanha nazista é o filme A lista de Schindler, de Steven Spielberg (1993). Dessa forma, o regime nazista que estava em ascensão na Europa durante a Segunda Guerra sofreu um processo de repúdio e resistência em todo continente europeu, até mesmo na Alemanha nazista.

Publicado por Leandro Carvalho
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Causas da Segunda Guerra Mundial
Saiba quais foram as principais causas que favoreceram a ascensão do nazismo e do fascismo, antecedentes da Segunda Guerra Mundial.
Entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial
Venha conhecer a história da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, os fatos que levaram os norte-americanos a participarem do conflito bélico.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.