Whatsapp icon Whatsapp

Guerra russo-japonesa

A Guerra russo-japonesa foi motivada pelo controle da Manchúria, na China, e retratou a decadência do czarismo na Rússia e o fortalecimento do Japão internacionalmente.
Imagem do cerco japonês a Port Arthur na fase final da guerra *
Imagem do cerco japonês a Port Arthur na fase final da guerra *

A Guerra russo-japonesa evidenciou o projeto imperialista do Japão no começo do século XX, bem como a modernização que estava em vigor nesse país e a fragilidade do exército russo. A causa do conflito foi a disputa territorial entre as duas nações por territórios pertencentes à China.

Modernização japonesa e disputas na China

Até meados do século XIX, o Japão era uma nação isolada e com características feudais. Esse quadro foi alterado após a Restauração Meiji, que resultou em uma grande modernização da economia japonesa e desenvolvimento industrial. Além disso, nesse período, uma forte modernização também foi realizada no exército japonês, com o emprego de modelos estrangeiros e a compra de armamentos modernos.

Um dos desdobramentos da Restauração Meiji foi o crescimento do nacionalismo no Japão, que desembocou em ambições imperialistas. O Japão não via com bons olhos o crescimento da influência estrangeira na China e passou a defender a sua expansão territorial sobre o território chinês como forma de se defender das potências ocidentais.

Os interesses japoneses estavam sobre a Península da Coreia e a Manchúria e levaram o Japão a lutar contra a China na Primeira Guerra Sino-japonesa, quando obteve para si o controle de Taiwan, parte da Manchúria e da Península da Coreia.

A presença japonesa na China fez com que a Rússia, juntamente à França e Alemanha, pressionasse o Japão a recuar em suas ambições sobre o território chinês, pois os russos também possuíam interesses nas mesmas regiões ocupadas pelos japoneses. Em contrapartida, a Grã-Bretanha não via com bons olhos a presença russa na China e aliou-se ao Japão em 1902.

Início da Guerra russo-japonesa

Canhão russo utilizado durante a Guerra russo-japonesa. Está localizado na cidade de São Petersburgo **
Canhão russo utilizado durante a Guerra russo-japonesa. Está localizado na cidade de São Petersburgo **

A crescente tensão entre Rússia e Japão resultou no ataque japonês contra a Rússia em 8 de fevereiro de 1904, conforme o relato de Edward Behr: “No dia 8, a Marinha Imperial japonesa desfechou um ataque-surpresa contra a frota russa do Extremo Oriente, próxima a Port Arthur (depois rebatizada Lushun), com resultados devastadores.”|1|

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A declaração de guerra do Japão à Rússia somente aconteceu no dia 10 de fevereiro de 1945. Com o início do conflito, as potências ocidentais esperavam uma vitória russa. Entretanto, o modernizado exército japonês surpreendeu o mundo com importantes vitórias por terra e mar contra o mal preparado e obsoleto exército russo.

A vitória japonesa concretizou-se após a batalha de Tsushima, na qual a Marinha japonesa conseguiu destruir a frota russa. Esse fato e as grandes dificuldades financeiras enfrentadas pela Rússia forçaram o Czar (imperador) Nicolau II a aceitar a rendição a partir do Tratado de Portsmouth.

Nesse contexto, o Japão garantiu “direitos incontáveis sobre a Coreia e direitos territoriais sobre a Manchúria”|2|. A Rússia concordou em retirar definitivamente suas tropas das regiões disputadas e, como consequência do conflito, teve que lidar com revoltas internas em 1905, as quais evidenciaram a decadência do czarismo (monarquia russa). As rebeliões de 1905 foram consideradas um prelúdio (introdução) para o movimento bolchevique de 1917 na Rússia.

O Japão, vitorioso, afirmou-se internacionalmente como potência militar. A vitória resultou em uma onda de entusiasmo nacionalista em que muitos políticos japoneses passaram a defender novas expansões territoriais japonesas sobre a China. O crescimento do nacionalismo no Japão resultou em novas invasões na China e no crescimento da rivalidade com os Estados Unidos, o que causou a Guerra do Pacífico (1941-1945) durante a Segunda Guerra Mundial.

|1| BEHR, Edward. Hiroíto – por trás da lenda. São Paulo: Globo, 1991, p.36.
|2| Idem, p.37.

* Créditos da imagem: Commons
**Créditos da imagem: Joymsk140 e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial
Venha conhecer a história da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, os fatos que levaram os norte-americanos a participarem do conflito bélico.
Restauração Meiji
Clique e entenda a Restauração Meiji, processo responsável pela modernização e desenvolvimento econômico do Japão.
Revolução Russa – A crise e a queda do czarismo
Revolução Russa, Socialismo, czarismo, queda do czarismo, processo revolucionário russo, mundo contemporâneo, Nicolau II, Lênin, Trotski, Stálin, Exército Vermelho, bolcheviques, mencheviques, guerra civil, Primeira Guerra Mundial, NEP, planos qüinqüenais.
Revolução Russa – o processo revolucionário e o Governo Lênin
Revolução Russa, Socialismo, czarismo, queda do czarismo, processo revolucionário russo, mundo contemporâneo, Nicolau II, Lênin, Trotski, Stálin, Exército Vermelho, bolcheviques, mencheviques, guerra civil, Primeira Guerra Mundial, NEP, planos qüinqüenais.
Stalinismo
Clique para conhecer mais sobre o stalinismo, regime totalitário que existiu na União Soviética entre 1927 e 1953. Veja os principais acontecimentos desse período.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.