Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. Idade Contemporânea
  4. Segunda Guerra Mundial
  5. Entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial

Entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) iniciou após Adolf Hitler, líder do nazismo alemão, ter decretado a invasão da Polônia pelas tropas alemãs em 1939. Os Estados Unidos da América até então não haviam entrado na guerra, porém no ano de 1941 o presidente norte-americano Franklin Roosevelt enviou tropas do exército estadunidense para a Europa. Mas, quais foram os motivos da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial? Nosso principal objetivo será esclarecer essa questão.

O Japão, pertencente ao bloco do Eixo, composto pela Alemanha e Itália, iniciou uma política de expansão territorial, suas pretensões voltaram-se para o sudeste asiático (onde se encontravam possessões coloniais europeias). Além da expansão territorial, os japoneses visavam dominar a exploração de recursos minerais e vegetais da região, ou seja, das matérias-primas, como o petróleo, o estanho, a borracha e o arroz.

Seguindo o plano de expansão territorial, os japoneses somente teriam que derrotar a marinha norte-americana no oceano Pacífico. Com esse intuito, em dezembro de 1941, a base de Pearl Harbor, no Havaí, pertencente aos EUA, foi atacada de surpresa pela Força Aérea do Japão, este fato ficou marcado na história como o ataque suicida dos kamikazes japoneses, um heterodoxo ataque, onde os pilotos japoneses jogaram seus aviões contra a base norte-americana. Ao final do ataque, o empreendimento realizado pela esquadra japonesa surtiu efeito, Pearl Harbor foi totalmente destruída e o Japão teve 29 aviões abatidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir de então, o presidente Roosevelt, dos EUA, enviou tropas norte-americanas para combater na Segunda Guerra Mundial, porém este fato não foi o único motivo da entrada dos EUA na guerra. Durante algum tempo, Roosevelt realizava acordos diplomáticos com o Primeiro-Ministro inglês Winston Churchill; juntos, assinaram o documento denominado Carta do Atlântico, cujo teor era contrário à ideologia e à política totalitária nazifascista.

A entrada dos EUA foi fator primordial para a vitória dos Aliados (Inglaterra, França, Rússia), os norte-americanos possuíam um forte e organizado exército e uma enorme capacidade bélica. A primeira vitória estadunidense durante a Segunda Guerra Mundial aconteceu na Batalha de Midway em 1942, derrotando a marinha japonesa.

No ano de 1943, Roosevelt enviou um grande contingente de soldados norte-americanos para a África, mas especificamente para o Egito, onde venceram as tropas alemãs na Batalha de El Alamein. Outra importante participação dos EUA na Segunda Guerra foi o desembarque na Normandia (França), juntamente com os aliados venceram o exército alemão e a cidade de Paris voltou para o controle da França, antes dominada pelos alemães.

Em 1945 as tropas norte-americanas finalizaram a guerra utilizando pela primeira vez na história uma arma nuclear, a bomba atômica. Os EUA bombardearam as cidades de Hiroxima e Nagasáqui, deixando uma vasta destruição humana e natural com a radioatividade nuclear, selando uma nova fase na história da humanidade.

O ataque kamikaze japonês à base de Pearl Harbor foi um dos principais motivos da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial
O ataque kamikaze japonês à base de Pearl Harbor foi um dos principais motivos da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial
Publicado por: Leandro Carvalho
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

(UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 – 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:

a) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África

b) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos

c) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia

d) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo

e) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor

Questão 2

(PUC-SP) Às 6 da manhã, do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês, que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre os conflitos no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, pode-se dizer que:

a) demonstram a instabilidade política do Pacífico e do sudeste asiático, antes dominados principalmente pela França e pela Inglaterra, e alvo, durante a Guerra, de interesses norte-americanos e japoneses.

b) ilustram o combate de japoneses e norte-americanos contra chineses e soviéticos, que tentavam estabelecer na região a hegemonia de Estados guiados pela ideologia socialista.

c) desembocam na explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, responsáveis pela vitória final dos países Aliados sobre os países do Eixo e pela rendição incondicional de Alemanha e Japão.

d) iniciam uma sequência de combates aéreos e navais, dos quais participaram ativamente todos os países envolvidos na Guerra, especialmente Alemanha e Itália, empenhadas em defender as posições japonesas.

e) abrem espaço para a proliferação do islamismo, que acabou por conquistar, por meio de revoluções populares, o controle de Estados como o Paquistão, a Índia ou as Filipinas.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Monumento construído no Rio de Janeiro em homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra *
Brasil na Segunda Guerra Mundial
Entenda a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial com o envio de 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira.
Um dos principais fatores que auxiliaram a resistência soviética à investida alemã foi o rigoroso inverno*
Resistência Soviética
Saiba como aconteceu a Resistência Soviética à invasão nazista que se deflagrou no ano de 1941.
A resistência europeia ao nazismo salvou milhares de vidas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
Resistência europeia ao nazismo
Saiba mais sobre a resistência europeia ao nazi-fascismo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945): movimento em que os resistentes marcaram a luta pela vida e pela paz.
Soldados alemães invadindo a URSS durante a Operação Barbarossa
Operação Barbarossa
Saiba como ocorreu a Operação Barbarossa, uma das maiores campanhas militares da Segunda Guerra Mundial.
Hitler discursando em Danzig, cidade conquistada pelos alemães durante a Invasão da Polônia *
Invasão da Polônia e início da Segunda Guerra Mundial
Clique e entenda o evento que causou o início da Segunda Guerra Mundial: a invasão da Polônia em 1939.
O general Douglas MacArthur liderou a ocupação americana no Japão
Japão após a Segunda Guerra Mundial
Entenda como o Japão conseguiu garantir Hirohito como Imperador após a rendição na Segunda Guerra Mundial.
Imagem do cerco japonês a Port Arthur na fase final da guerra *
Guerra russo-japonesa
Clique e entenda como a disputa pelo controle da Manchúria resultou no conflito entre Japão e Rússia, que ficou conhecido como Guerra russo-japonesa.
Soldados do Ustasha lutando contra tropas partisans nas montanhas da Bósnia em 1944
Segunda Guerra Mundial na Iugoslávia
Entenda por que a Alemanha invadiu a Iugoslávia em 1941 e como foi a Segunda Guerra Mundial na região.
Três encouraçados americanos sob ataque japonês em Pearl Harbor: USS West Virginia, USS Tennessee e USS Arizona
Ataque a Pearl Harbor
Saiba como ocorreu o ataque a Pearl Harbor, ofensiva japonesa que iniciou o conflito com os Estados Unidos em 7 de dezembro de 1941.
Barracas que receberam os nipo-americanos no campo de Amache, em Granada, Colorado
Campos de concentração para japoneses nos EUA
Você sabia que os Estados Unidos construíram dez campos de concentração para japoneses? Clique aqui e aprenda sobre esse assunto.
A política de alianças e os principais fatos que antecederam a Segunda Guerra Mundial
Causas da Segunda Guerra Mundial
Saiba quais foram as principais causas que favoreceram a ascensão do nazismo e do fascismo, antecedentes da Segunda Guerra Mundial.
Imagem colorizada do dia do desembarque das tropas Aliadas na Normandia, em 6 de junho de 1944
Dia D
Entenda como foi Dia D, que marcou o desembarque de tropas Aliadas na Normandia, região ao norte da França, na Segunda Guerra.