Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. Idade Moderna
  4. John Wycliffe, precursor da Reforma

John Wycliffe, precursor da Reforma

John Wycliffe, pároco e professor inglês do século XIV, foi tido como um dos principais precursores da Reforma Protestante na Europa.

Sabe-se que, a partir do ano de 1517, após a publicação das 95 teses contra o clero católico por Martinho Lutero, a unidade do pensamento e da estrutura político-administrativa que a religião cristã exercia no continente europeu começou a ser cindida. São conhecidas também todas as dimensões culturais e políticas que nasceram da Reforma Luterana no século XVI, sobretudo nos reinos que compunham o que hoje é a Alemanha. Entretanto, Martinho Lutero e o seu contemporâneo João Calvino, outro importante reformador, tiveram precursores séculos antes. Nas linhas que se seguem trataremos de um deles: John Wycliffe.

O professor da Universidade de Oxford, John Wycliffe (1330-1384), desferiu duras críticas ao clero católico ainda no século XIV. Ele era pároco em Lutterworth, no condado de Yorkshire, na Inglaterra, e também era funcionário do rei inglês, tendo enorme influência sobre este, principalmente quando o assunto era a mediação com o clero. Wycliffe foi contemporâneo dos embates teológicos e filosóficos nominalistas, que influenciariam grandemente o pensamento moderno, inclusive o teológico/reformista.

Wycliffe foi um dos primeiros a denunciar a corrupção no clero católico e a anunciar a tese (que depois seria amplamente defendida por Lutero) de que qualquer um que tivesse fé poderia ter a salvação eterna, sem necessariamente ter que se dedicar ao cultivo das virtudes e às boas obras. Outra de suas críticas, mais de viés teológico, tinha como alvo a doutrina católica da transubstanciação de Cristo, no ritual eucarístico, isto é, na cerimônia eucarística do pão e do vinho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro ponto importante das críticas de Wycliffe foi a defesa da “autoridade suprema” das Escrituras e da não interferência da opinião papal sobre elas e sobre a tradição cristã. Esse princípio atacava a autoridade do papa como sendo representante de Pedro, na Terra, e portador da “chave da Igreja”. Wycliffe chegou a qualificar alguns papas de anticristos por conta disso.

Um de seus principais tratados foi o De veritate Sacrae Scripturae (Da veracidade nas Sagradas Escrituras), publicado em 1378. Para Wycliffe, ao contrário do papa, as escrituras eram infalíveis. Essa tese influenciou tanto o luteranismo quanto o calvinismo e suas ramificações. Uma das últimas ações de Wycliffe foi tentar traduzir a Bíblia para o inglês, tal como o faria Lutero, ao traduzir a Bíblia para o alemão no século XVI.

Além de Wycliffe, Thomas Müntzer e Jan Huss foram outros dos mais proeminentes pré-reformadores protestantes da Europa.

John Wycliffe é considerado um dos precursores da Reforma Protestante na Europa
John Wycliffe é considerado um dos precursores da Reforma Protestante na Europa
Publicado por: Cláudio Fernandes
Assuntos relacionados
As noventa e cinco teses de Lutero, de 1517, desencadearam uma crise no seio da Igreja que se desdobraria na Reforma Protestante
As noventa e cinco teses de Lutero
Saiba mais sobre as noventa e cinco teses de Lutero, que tinham como alvo principal o comércio de indulgências.
Johann Gutenberg foi o responsável pela invenção da imprensa no século XV
Invenção da Imprensa
Saiba mais sobre a Invenção da Imprensa e que impacto essa invenção ocasionou na sociedade moderna.
A Reforma Luterana promoveu a criação de uma nova denominação cristã na Europa.
Reforma Luterana
Reforma Protestante, Martinho Lutero, Luteranismo, Wittenberg, Sacro Império Germânico, papa Leão X, Dieta de Worms, Wartburg, anabatistas, Filipe Melanchthon, 95 teses, Paz de Augsburg.
O Concílio de Trento reformulou as posições da Igreja Católica frente ao avanço protestante.
Contrarreforma
Saiba mais sobre a Contrarreforma, a reação da Igreja Católica frente às consequências da Reforma Protestante.
Gravura de Thomas Müntzer (1488-1525)
Thomas Müntzer e a Reforma Protestante
Conheça os posicionamentos religiosos de Thomas Müntzer e sua participação nas lutas dos camponeses alemães no século XVI.
Jan Huss sendo queimado em uma fogueira, em representação do século XV
Jan Huss e os primórdios da Reforma
Conheça as principais ideias de Jan Huss e os motivos que o levaram a ser queimado na fogueira.