Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Polinômios
  4. Dispositivo Prático de Briot-Ruffini

Dispositivo Prático de Briot-Ruffini

O dispositivo prático de Briot-Ruffini é uma ótima ferramenta para realizar a divisão de um polinômio qualquer por polinômios do tipo a + x ou a – x.

O dispositivo prático de Briot-Ruffini é utilizado para fazer a divisão de polinômios. Para fazer a divisão de um polinômio P(x) por outro polinômio Q(x), utilizando o dispositivo prático de Briot-Ruffini, é fundamental que o polinômio Q(x) seja da forma x + u ou x – u, isto é, deve ser um binômio de 1° grau. Através desse dispositivo, podemos identificar facilmente o quociente e o resto da divisão.

Para utilizar o dispositivo prático de Briot-Ruffini, precisamos primeiramente analisar o polinômio do divisor e encontrar sua raiz. Em seguida, devemos identificar todos os coeficientes numéricos do polinômio do dividendo. Vamos considerar a divisão entre os polinômios P(x) e Q(x), em que P(x) = a1xn + a2xn-1 + a3xn-2 +... + an-1x1 + an e Q(x) = x – u. A raiz do polinômio Q(x) é dada quando ele é igualado a zero. Portanto, a raiz de Q(x) é:

Q(x) = 0
x – u = 0
x = u

Os coeficientes de P(x) são a1, a2, a3, …, an-1, an. A montagem do dispositivo de Briot-Ruffini a partir da raiz de Q(x) e dos coeficientes de P(x) é dada da seguinte forma:

Método de utilização do dispositivo prático de Briot-Ruffini
Método de utilização do dispositivo prático de Briot-Ruffini

Para montar o dispositivo de Briot-Ruffini, colocamos a raiz de Q(x) à esquerda e os coeficientes de P(x) à direita, além de reescrever o primeiro coeficiente na linha de baixo. Esse número será multiplicado por u e somado com o segundo coeficiente. O resultado será colocado abaixo do segundo coeficiente como vemos na imagem acima. Em seguida, esse valor encontrado será multiplicado por u e somado com o terceiro coeficiente, e o resultado será colocado abaixo do terceiro coeficiente. Repetimos esse procedimento até que se acabem os coeficientes. O último valor encontrado será o resto da divisão. Os demais valores encontrados na linha inferior serão os coeficientes do polinômio encontrado, lembrando que o último desses valores sempre acompanhará variável cujo expoente é zero.

Vejamos como fazer a divisão de polinômios P(x) por Q(x) quando P(x) = 5x3 – 2x2 + 3x – 1 e Q(x) = x – 2. Primeiramente, vamos verificar a raiz de Q(x):

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Q(x) = 0
x – 2 = 0
x = 2

Vamos montar o dispositivo de Briot-Ruffini através da raiz de Q(x) e dos coeficientes de P(x):

O primeiro coeficiente de P(x) é o 5. Nós podemos reescrevê-lo na linha inferior:

Agora nós multiplicamos o 5 por 2 e somamos o resultado com o segundo coeficiente de P(x), o número – 2, isto é, fazemos 5.2 + (– 2) = 8. O resultado 8 deve ser escrito embaixo do coeficiente – 2.

Repetimos o processo, multiplicamos 8 por 2 e somamos com o terceiro coeficiente de P(x), o número 3. O cálculo é dado por 8.2 + 3 = 19. Escrevemos o resultado embaixo do coeficiente 3.

Repetimos o procedimento pela última vez. Agora multiplicamos o 19 por 2 e somamos o resultado com – 1, ou seja, nós fazemos 19.2 + (– 1) = 37. O resultado 37 é colocado embaixo de –1 e é o resto de nossa divisão.

O polinômio resultante dessa divisão é determinado pelos números 5, 8 e 19. Estes são coeficientes desse polinômio. Como fora dito anteriormente, o último número (19) é acompanhado de x0, o 8 é acompanhado de x1, e o 5 é acompanhado de x2. Portanto, o polinômio resultante da divisão de 5x3 – 2x2 + 3x – 1 por x – 2 é 5x2 + 8x + 19, e o resto da divisão é r = 37.

Vejamos outro caso, vamos dividir o polinômio P(x) = 3x4 + 5x3 – 11x2 + 2x – 3 por Q(x) = x + 3. Aplicando a explicação do método, temos:






A divisão de P(x) = 3x4 + 5x3 – 11x2 + 2x – 3 por Q(x) = x + 3 resulta no polinômio 3x3 – 4x2 + x – 1, e o resto é 0.

A divisão polinomial pode ser feita ainda através do algoritmo da divisão ou o Teorema de D'Alembert.

Utilize o dispositivo prático de Briot-Ruffini para realizar divisões entre polinômios
Utilize o dispositivo prático de Briot-Ruffini para realizar divisões entre polinômios
Publicado por: Amanda Gonçalves Ribeiro
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Divisão de Polinômio por Monômio
Matemática, expressão algébrica, divisão, polinômio, monômio, divisão de monômio por monômio, divisão de polinômio por monômio, cálculo algébrico, grau de um polinômio, potência de um polinômio.
Divisão de polinômio por polinômio
Monômios, Polinômios, Divisão de polinômio por polinômio, Dividendo, Divisor, Quociente, Resto, Prova Real, Multiplicação de polinômios, Resto menor que o divisor, Resto maior que o divisor.
Teorema de D’Alembert
binômio, polinômio, divisão de polinômio por binômio, divisão, teorema do resto, teorema D’Alembert, definição do teorema do resto, definição do teorema de D’Alembert, resto de uma divisão, resto igual à zero.
Polinômios
Você sabe o que são polinômios? Ou funções polinomiais? Clique aqui e entenda!