2. Matemática
  3. Equação
  4. Equação Matemática para o Movimento de Queda Livre

Equação Matemática para o Movimento de Queda Livre

A equação matemática para o movimento de queda livre é utilizada para determinar o tempo de queda e a distância de um corpo.

A Física é a ciência responsável pela explicação dos fenômenos da natureza, postulando leis e criando fórmulas matemáticas no intuito de vivenciar resultados. A Matemática está presente na Física explicando numericamente as experiências efetivadas, e com a ajuda dos fundamentos algébricos, formulando expressões matemáticas ligadas às leis dos fenômenos físicos. O movimento de queda livre está ligado à força de atração da gravidade, isto é, quando abandonamos um objeto do alto de uma torre, de um prédio, entre outros, o objeto cai em queda livre. Para explicar esse fenômeno, o astrônomo italiano Galileu Galilei, formulou uma expressão matemática utilizada para determinar o tempo de queda e a distância de um corpo.

Observe:

Onde:

g = gravidade
d = distância percorrida
t = tempo de queda

Exemplo 1

Um objeto é abandonado do topo de um edifício levando 6 segundos para tocar o solo. Determine a altura do edifício utilizando a equação da queda livre dos corpos. Adote g = 10 m/s².

d = \frac{g.t^{2}}{2} \Rightarrow d = \frac{10.6^{2}}{2}\Rightarrow d = \frac{10.36}{2}\Rightarrow d = \frac{360}{2} \Rightarrow d = 180 m

De acordo com a equação de Galilei, o prédio tem a altura de 180 metros.

Exemplo 2

Uma pedra foi abandonada do topo de uma torre percorrendo 75 metros. Determine o tempo que a pedra levou para chegar à superfície. Adote g = 10 m/s².

d = \frac{g.t^{2}}{2} \Rightarrow 75 = \frac{10.t^{2}}{2}\Rightarrow 2.75 = 10.t^{2} \Rightarrow 150 = 10.t^{2}\Rightarrow t^{2} = 15\Rightarrow t = \sqrt{15} \Rightarrow t = 3,8 s

A pedra levou 3,8 segundos para chegar à superfície.

Publicado por: Marcos Noé Pedro da Silva
Equação modular
Equação, Equação modular, Módulo, Distância de um número real ao zero, Equação do 2° grau, Reta numérica, Resolução de equação modular, cálculo do módulo.
História das Equações
Clique aqui e confira um pouco sobre a história das equações!
As bombas lançadas pelos aviões na guerra do Vietnã executavam movimento horizontal até tocarem o alvo
Lançamento horizontal
Clique aqui para conhecer o lançamento horizontal, movimento curvilíneo executado por um objeto ao ser lançado de uma determinada altura.
Queda livre e lançamento vertical
Entenda de uma vez a queda livre e o lançamento vertical. Confira uma introdução sobre esses assuntos, as fórmulas mais usadas e exercícios resolvidos.
Adição e Subtração de monômios
Adição, Subtração, Termos semelhantes, Termos idênticos, Redução dos termos semelhantes, Valor numérico, Mínimo múltiplo comum, Adição de monômios, Subtração de monômios.
Inequações exponenciais
Conceituando as inequações exponenciais. Resolvendo problemas envolvendo equações exponenciais por meio das propriedades das potências.