Whatsapp icon Whatsapp

Leitura de números decimais

Números decimais são números que possuem vírgula, por exemplo, 2,35; 1,2; 0,25. Ao lermos esses números falamos o seguinte, por exemplo:

1,5 = temos o costume de ler “um vírgula cinco”, mas matematicamente está incorreto. Para fazer a leitura corretamente de um número decimal devemos saber algumas definições.

Todo número que é escrito na forma decimal pode ser transformado em fração, isso é através da decomposição do número decimal transformamos-os em fração, veja como:

5,2----- 5 é a parte inteira do número e 2 é a parte decimal, então se somarmos a parte inteira com a decimal resultamos no número 5,2.

5 + 0,2 = 5,2. O número 0,2 continua decimal, então para transformá-lo em fração vamos reparar que ele não possui parte inteira, apenas parte decimal a qual é composta por apenas um número, então 0,2 é o mesmo que
 2 .
10

Podemos então dizer que 5,2 = 5 + 2 , com base nessa soma dizemos que a leitura de 5,2 ficará assim: cinco inteiros e dois décimos.

Veja alguns exemplos abaixo:

2,1 = dois inteiros e um décimo.

0,36 = trinta e seis centésimos.

2,36 = dois inteiros e trinta e seis centésimos.

14,6 = quatorze inteiros e seis décimos.

0,123 = cento e vinte três milésimos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Danielle de Miranda

Artigos Relacionados

Domínio, contradomínio e imagem de uma função
Conheça a definição de função, de domínio, de contradomínio e de imagem de uma função. Saiba qual a relação entre todos esses elementos observando os exemplos.
Meia-vida de elementos radioativos e a matemática
Clique aqui e entenda a relação de meia-vida dos elementos radioativos e a matemática!
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.