Whatsapp icon Whatsapp

Matriz oposta e Matriz Transposta

Oposto de um número é o seu simétrico, ou seja, o oposto de 5 é -5, o posto de -2 é 2. Nesse mesmo sentido encontraremos o oposto de uma matriz.

Dada uma matriz B = (bij) m x n, a sua matriz oposta será representada por –B. Isso significa que para encontrar o oposto de uma matriz basta tornar todos os elementos da matriz em seus opostos. Veja como:

Dada a matriz C de ordem 3x2.


A matriz oposta a C será:


Encontrar a Matriz Transposta de uma matriz qualquer é o mesmo que trocar as linhas pelas colunas. Dada uma matriz D de ordem m x n, a matriz transposta de D será representada por Dt de ordem n x m.,

Dada uma matriz C de ordem 3 x 2.


Invertendo os elementos da linha pelos da coluna e vice versa teremos a transposta de C, que será indicada por Ct:



Observações:

Quando uma matriz quadrada tiver sua matriz transposta igual a ela (A = At), essa matriz irá chamar matriz simétrica.
Publicado por Danielle de Miranda

Artigos Relacionados

Adição e subtração de matrizes
Saiba como operar duas ou mais matrizes. Veja tudo sobre as operações de adição e subtração de matrizes. Entenda as condições para realizar essas operações.
Equações envolvendo matrizes
Utilizando a equação nas matrizes. Resolução de equações matriciais.
Matriz Diagonal e Matriz identidade
matriz, Matriz nula, Matriz identidade, Matriz, diagonal, matriz unidade, elementos de uma matriz, diagonal principal, diagonal secundária, Regras de uma matriz, Representação da matriz identidade, Representação da matriz unidade.
Menor complementar
Entenda o que é o menor complementar ou menor principal de um elemento da matriz. Aprenda a calcular o menor complementar e o cofator de um elemento da matriz.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Congruência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Congruência de triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem congruentes, os seus lados homólogos e os ângulos correspondentes devem ser congruentes. Porém, ao invés de analisar os três lados e os três ângulos, veremos que é necessário analisar apenas alguns casos de congruência de triângulos: LAL (Lado, Ângulo, Lado), LLL (Lado, Lado, Lado), ALA (Ângulo, Lado, Ângulo) e LAAo (Lado, Ângulo, Ângulo Oposto).