Whatsapp icon Whatsapp

O logaritmo na matemática financeira

Logaritmo nas aplicações financeiras
Logaritmo nas aplicações financeiras

O logaritmo é um conceito que causa pavor em muitos estudantes, entretanto ele tem o objetivo de facilitar os cálculos quando temos incógnitas nos expoentes ou expoentes de um valor elevado. A aplicação do logaritmo é feita em diversas áreas. No ensino básico, as aplicações mais evidentes são feitas na Matemática Financeira, Química, Geografia, como podemos ver no artigo Aplicação dos Logaritmos .

Na matemática financeira, o logaritmo tem sua aplicação para o cálculo do tempo que um capital deve ser aplicado, a juros compostos, para que ele gere um determinado montante. Veremos então os conceitos de logaritmo que devem ser estudados para que o logaritmo não seja um empecilho na resolução de problemas como esses.

Nos enunciados de questões de concursos e vestibulares (em que não é possível utilizar a calculadora), normalmente são dados o logaritmo dos números que serão utilizados na resolução do problema, portanto você deverá manipular algebricamente as expressões para obter os logaritmos informados. Vejamos um exemplo.

(UERJ-2003) Jorge quer vender seu carro por R$ 40.000,00. Pedro, para comprá-lo, dispõe de R$ 5.000,00, e aplica esse valor em um investimento que rende juros compostos a uma taxa de 28% a cada dois anos. Considere que a desvalorização do carro de Jorge seja de 19% a cada dois anos, calculada sobre o valor do carro no período de dois anos imediatamente anterior.Calcule o tempo mínimo em que Pedro terá dinheiro suficiente para comprar o carro de Jorge. Utilize, em seus cálculos, log 2 = 0,30 e log 3 = 0,48.

Devemos calcular o montante utilizando a valorização do dinheiro aplicado e a desvalorização do carro. Devemos descobrir quanto tempo levará para que os montantes sejam iguais; para isso, façamos então o cálculo de cada montante.

Dinheiro aplicado

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 



Desvalorização do carro

Note que na expressão do montante referente à desvalorização do carro o sinal é negativo, pois o carro irá desvalorizar 19% a cada dois anos.

Como queremos encontrar o tempo em que os montantes serão iguais, devemos igualar os montantes.

Com isso, teremos:


Lembre-se da relação que o enunciado lhe deu, foi informado apenas o log2 e o log3, portanto devemos organizar os logaritmandos para que sejam escritos como potências dos números 2 e 3.

Sendo assim, voltemos à expressão a ser calculada.

Aplicando as propriedades de logaritmo que diz que:

Temos que:

Portanto, apenas depois de 10 anos Pedro teria dinheiro para comprar o carro de Jorge.

Note que o único passo “complicado” foi o que precisava escrever os números como potências de 2 e 3. Mas a partir da reflexão sobre os dados que o problema oferece, saberemos que quando nos depararmos com situações como esta, o procedimento será parecido. O restante da resolução foi solucionado através de operações e propriedades dos logaritmos.

Observe que cálculos iguais a esse são importantes e podemos aplicá-los às situações de nossa vida. Podemos, por exemplo, fazer uma estimativa de quanto tempo levará para que o dinheiro que aplicamos na poupança chegue a um determinado valor.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática

Publicado por Gabriel Alessandro de Oliveira

Artigos Relacionados

Aplicação dos logaritmos
Conheça algumas das possíveis aplicações para os logaritmos, que podem ser usados em diversas áreas do conhecimento, como a Geografia.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.