Whatsapp icon Whatsapp

O logaritmo na matemática financeira

Logaritmo nas aplicações financeiras
Logaritmo nas aplicações financeiras

O logaritmo é um conceito que causa pavor em muitos estudantes, entretanto ele tem o objetivo de facilitar os cálculos quando temos incógnitas nos expoentes ou expoentes de um valor elevado. A aplicação do logaritmo é feita em diversas áreas. No ensino básico, as aplicações mais evidentes são feitas na Matemática Financeira, Química, Geografia, como podemos ver no artigo Aplicação dos Logaritmos .

Na matemática financeira, o logaritmo tem sua aplicação para o cálculo do tempo que um capital deve ser aplicado, a juros compostos, para que ele gere um determinado montante. Veremos então os conceitos de logaritmo que devem ser estudados para que o logaritmo não seja um empecilho na resolução de problemas como esses.

Nos enunciados de questões de concursos e vestibulares (em que não é possível utilizar a calculadora), normalmente são dados o logaritmo dos números que serão utilizados na resolução do problema, portanto você deverá manipular algebricamente as expressões para obter os logaritmos informados. Vejamos um exemplo.

(UERJ-2003) Jorge quer vender seu carro por R$ 40.000,00. Pedro, para comprá-lo, dispõe de R$ 5.000,00, e aplica esse valor em um investimento que rende juros compostos a uma taxa de 28% a cada dois anos. Considere que a desvalorização do carro de Jorge seja de 19% a cada dois anos, calculada sobre o valor do carro no período de dois anos imediatamente anterior.Calcule o tempo mínimo em que Pedro terá dinheiro suficiente para comprar o carro de Jorge. Utilize, em seus cálculos, log 2 = 0,30 e log 3 = 0,48.

Devemos calcular o montante utilizando a valorização do dinheiro aplicado e a desvalorização do carro. Devemos descobrir quanto tempo levará para que os montantes sejam iguais; para isso, façamos então o cálculo de cada montante.

Dinheiro aplicado

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 



Desvalorização do carro

Note que na expressão do montante referente à desvalorização do carro o sinal é negativo, pois o carro irá desvalorizar 19% a cada dois anos.

Como queremos encontrar o tempo em que os montantes serão iguais, devemos igualar os montantes.

Com isso, teremos:


Lembre-se da relação que o enunciado lhe deu, foi informado apenas o log2 e o log3, portanto devemos organizar os logaritmandos para que sejam escritos como potências dos números 2 e 3.

Sendo assim, voltemos à expressão a ser calculada.

Aplicando as propriedades de logaritmo que diz que:

Temos que:

Portanto, apenas depois de 10 anos Pedro teria dinheiro para comprar o carro de Jorge.

Note que o único passo “complicado” foi o que precisava escrever os números como potências de 2 e 3. Mas a partir da reflexão sobre os dados que o problema oferece, saberemos que quando nos depararmos com situações como esta, o procedimento será parecido. O restante da resolução foi solucionado através de operações e propriedades dos logaritmos.

Observe que cálculos iguais a esse são importantes e podemos aplicá-los às situações de nossa vida. Podemos, por exemplo, fazer uma estimativa de quanto tempo levará para que o dinheiro que aplicamos na poupança chegue a um determinado valor.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática

Publicado por Gabriel Alessandro de Oliveira

Artigos Relacionados

Os logaritmos podem ser aplicados em diversas áreas do conhecimento, como Geografia, Medicina e Química
Aplicação dos logaritmos
Conheça algumas das possíveis aplicações para os logaritmos, que podem ser usados em diversas áreas do conhecimento, como a Geografia.
As propriedades do logaritimo são: Logaritmo do produto, Logaritmo do quociente e Logaritmo da Potência
Equação Logarítmica II
Relacionando os logaritmos e seus conceitos com outros elementos matemáticos, nos deparamos com a equação logarítmica, na qual há logaritmos e números relacionados através da igualdade.
Mudança de base
Aprenda aqui o método de mudança de base para resolver alguns casos de logaritmo!
Existem propriedades que podem facilitar o cálculo de logaritmos
Propriedades dos logaritmos
Clique e aprenda as propriedades básicas dos logaritmos e descubra também formas de usá-las para tornar cálculos mais fáceis.
Com as propriedades dos logaritmos, é possível facilitar cálculos que envolvem essa operação matemática
Propriedades operatórias dos logaritmos
Clique e aprenda as propriedades operatórias dos logaritmos, que podem simplificar e facilitar os cálculos de expressões com essa operação matemática.
video icon
Filosofia
Filosofia e erotismo
O erotismo seduz o ser humano desde os primórdios da humanidade. Eros era o deus do amor, da sedução e do erotismo. Na literatura, o erotismo pode ser utilizado como recurso de sedução do leitor. Nas artes em geral, o erotismo conecta-se à beleza do oculto que se mostra. Assista a este vídeo para batermos um papo sobre este complexo campo da produção estética: o erotismo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!