Whatsapp icon Whatsapp

Variáveis na Estatística

Conheça os tipos de variáveis estatísticas existentes
Conheça os tipos de variáveis estatísticas existentes

As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas.

As variáveis qualitativas não podem ser expressas numericamente, pois relacionam situações como a cor da pele, cor dos olhos, marca de refrigerante, marca de automóvel, preferência musical entre outras. Elas podem ser divididas em ordinais e nominais. As variáveis qualitativas ordinais, apesar de não serem numéricas, obedecem a uma relação de ordem, por exemplo: conceitos como ótimo, bom, regular e ruim, classe social, grau de instrução, etc. Já as variáveis qualitativas nominais não estão relacionadas à ordem, elas são identificadas apenas por nomes, por exemplo, as cores: vermelho, amarelo, preto, azul, rosa, verde, etc. Também como exemplo de nominais temos as marcas de carros, nome de bebidas, local de nascimento entre outros.

No caso das variáveis quantitativas usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em discretas e contínuas. As variáveis quantitativas discretas acontecem relacionadas a situações limitadas, por exemplo: número de revistas vendidas, quantidade de consultas médicas, número de filhos de um casal. No caso das variáveis quantitativas contínuas, a abrangência pertence a um intervalo que se caracteriza por infinitos valores, como exemplo podemos citar: o peso de um produto, altura dos alunos de uma escola, velocidade de objetos, entre outras situações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Marcos Noé Pedro da Silva

Artigos Relacionados

A frequência relativa é a porcentagem que um valor representa do conjunto.
Frequência relativa
Aprenda o que é a frequência relativa e a calculá-la. Entenda qual é a diferença entre frequência relativa e frequência absoluta.
Amplitude e desvio são medidas que ajudam a analisar os dados de gráficos e tabelas
Medidas de dispersão: amplitude e desvio
Descubra o que são medidas de dispersão, entenda amplitude e desvio e saiba como esses cálculos podem ser usados no dia a dia.
Média harmônica
Saiba o que é média harmônica. Aprenda como calculá-la por meio de sua fórmula. Conheça suas principais aplicações e acompanhe os exemplos.
A variância e o desvio padrão verificam a dispersão em um conjunto de valores
Variância e desvio padrão
Aprenda a utilizar a variância e o desvio padrão, que são importantes medidas de dispersão!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.