Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Política
  3. Como funciona o sistema político brasileiro?

Como funciona o sistema político brasileiro?

Participar do processo político e poder eleger seus representantes é um direito de todo cidadão brasileiro. No entanto, a grande maioria da população vota em seus candidatos sem a mínima noção de como funciona o sistema político em questão. Como sabemos, o Brasil é uma república federativa presidencialista. República, porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário; federativa, pois os Estados são dotados de autonomia política; presidencialista, porque ambas as funções de Chefe de Governo e Chefe de Estado são exercidas pelo presidente.

O Poder de Estado é dividido entre órgãos políticos distintos. A teoria dos três poderes foi desenvolvida por Charles de Montesquieu em seu livro “O Espírito das Leis” (1748). Baseado na afirmação de que “só o poder freia o poder”, o mesmo afirmava que para não haver abusos, era necessário, por meios legais, dividir o Poder de Estado em Executivo, Legislativo e Judiciário. No Brasil, esses são exercidos respectivamente, pelo presidente da república, Congresso Nacional e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O Executivo possui a função de fazer as leis funcionarem. O presidente pode vetar ou sancionar leis criadas pelo Legislativo, editar medidas provisórias, etc. O Legislativo é responsável por idealizar as leis e julgar as propostas do presidente. O parlamento brasileiro é bicameral, ou seja, é composto por duas “casas”: a Câmara dos Deputados e o Senado. Qualquer projeto de lei deve primeiramente passar pela Câmara e depois, se aprovado, pelo Senado. O Poder Judiciário deve interpretar as leis e fiscalizar o seu cumprimento. O mesmo é composto por 11 juízes, escolhidos pelo presidente e aprovados pelo Senado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Congresso Nacional
Congresso Nacional
Publicado por: Tiago Dantas
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Ciência política
Acesse este link para entender a importância da ciência política, como ela surgiu, o seu desenvolvimento histórico e o que faz aquele que estuda essa ciência.
A mediação de conflitos é uma das características que definem a política
Poder político
Ainda que mal visto por grande parte das pessoas, o poder político é um assunto de grande relevância em nossas vidas. Entenda a razão aqui!
O voto proporcional em lista é a forma presente no nosso sistema eleitoral atual
Sistema de lista fechada
Sistema de lista fechada ou de lista aberta? Já ouviu falar disso? Entenda do que se trata aqui!
O sistema eleitoral define as regras da disputa política de uma sociedade
Sistema de lista aberta
Entenda o que é o sistema de lista aberta em um sistema político!
Notícias falsas são compartilhadas, principalmente, em redes sociais.*
Fake News
Entenda o que são fake news, qual é a origem do termo, como funciona o compartilhamento de notícias falsas e como identificar e combater essa prática. As fake news tornaram-se comuns na atualidade. Uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA aponta que essa prática influenciou até mesmo as eleições do país.
História das eleições no Brasil
Acesse o site e veja a história das eleições no Brasil. Veja como funcionam as eleições atualmente. Acompanhe o processo eleitoral em outros países.
Sobre tudo o que se possui existe uma taxa a ser paga.
Impostos recolhidos obrigatoriamente
Impostos recolhidos obrigatoriamente, o que é imposto, a finalidade dos impostos, tipos de impostos, quem são os responsáveis pela cobrança dos impostos, impostos recolhidos pela União, impostos recolhidos pelo Estado, impostos recolhidos pelos municípios.
Os termos “direta” e “esquerda” remetem ao contexto da Revolução Francesa
Direita e Esquerda
Saiba qual é a origem dos termos direita e esquerda e as implicações ideológicas que eles comportam.