Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Afetividade

Afetividade

A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo. Faz-se presente em sentimentos, desejos, interesses, tendências, valores e emoções, ou seja, em todos os campos da vida.

Diretamente ligada à emoção, a afetividade consegue determinar o modo com que as pessoas visualizam o mundo e também a forma com que se manifesta dentro dele. Todos os fatos e acontecimentos que houve na vida de uma pessoa traz recordações e experiências por toda a sua história. Dessa forma, a presença ou ausência do afeto determina a forma com que um indivíduo se desenvolverá. Também determina a auto-estima das pessoas a partir da infância, pois quando uma criança recebe afeto dos outros consegue crescer e desenvolver com segurança e determinação.

Existem alguns transtornos que ocorrem devido à ausência ou pouco recebimento de afeto, onde os mais evidenciados são depressão, fobias, somatizações e ansiedade generalizada. Pessoas com recordações e experiências ruins e/ou tristes se tornam apáticas, ou seja, pessoas que excluem a afetividade de sua vida e que se tornam frias e ausentes de emoção. Quando uma pessoa não consegue excluir a afetividade de sua vida, podem ainda tornar-se incontinentes emocionais. A incontinência emocional é uma alteração da afetividade onde o indivíduo não consegue se dominar emocionalmente.

A afetividade é uma sensação de extrema importância para a saúde mental de todos os seres humanos por influenciar o desenvolvimento geral, o comportamento e o desenvolvimento cognitivo.
O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes.
O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Livro de Daniel Goleman que aborda a Inteligência Emocional
Inteligência Emocional
Inteligência Emocional, o QI (quociente de inteligência), as cinco áreas de habilidades da inteligência emocional, as características da Inteligência Emocional, conceito de Inteligência Emocional, as habilidades da “Inteligência Emocional”.
O superdotado resolve questões matemáticas com maior facilidade.
Superdotação intelectual
Superdotação intelectual, o que é superdotação intelectual, características do superdotado, superdotado x gênio, a relação entre superdotados e gênios, o comportamento dos pais diante de um filho superdotado.
Psicologia, ciência que estuda os processos mentais.
Conceito de Psicologia
Conceito de Psicologia, ciência que estuda os processos mentais, derivada das palavras gregas, ganhou espaço na ciência no final do séc. XIX, ciência da alma, ciência do comportamento, ciência da experiência, questões estudadas pela psicologia.
Exemplificação do funcionamento dos elementos na mente.
Aparelho Psíquico
Aparelho psíquico, Segunda Teoria do aparelho psíquico, id, ego, superego, o instinto do id, o equilíbrio proposto pelo ego, as condenações feitas pelo superego, a junção dos três elementos que trabalham na mente.