Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Conceito de Psicologia

Conceito de Psicologia

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.

O comportamento e a experiência do homem observado e descrito pelos filósofos gregos eram vistos como resultado das manifestações da alma. A psicologia ganhou espaço na ciência no final do séc. XIX.

A psicologia não é hoje apenas a ciência da alma, mas também do comportamento e da experiência, pois corpo e mente não são separados e um exerce influência sobre o outro.

Dentro da psicopatologia existem as personalidades desviantes, com comportamentos inadaptáveis, outro objeto de estudo da psicologia.

Considerada como áreas sociais ou humanas a psicologia é uma ciência também da área médica, e é estudada em métodos quantitativos e qualitativos. Estuda os processos psíquicos que originam os comportamentos.

As questões estudadas pela psicologia estão relacionadas à personalidade, aprendizagem, motivação, memória, inteligência, funcionamento do sistema nervoso, comunicação interpessoal, desenvolvimento, comportamento sexual, agressividade e comportamento em grupo.
Psicologia, ciência que estuda os processos mentais.
Psicologia, ciência que estuda os processos mentais.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Solidão, estado mental de isolamento
Solidão
Solidão, estado mental de isolamento, comportamento apresentado pelas pessoas solitárias, circunstâncias em que são submetidas às crianças, origem da solidão, forma de lidar com a solidão.
A nova configuração de pai
Paternidade
Paternidade, os pais atuais, a ligação mais forte com os filhos, o papel de provedor, pais que dividem com as mães as tarefas no cuidado com os filhos, aproximação dos pais, a integração do pai com o filho, vínculo construído.
Exemplificação do funcionamento dos elementos na mente.
Aparelho Psíquico
Aparelho psíquico, Segunda Teoria do aparelho psíquico, id, ego, superego, o instinto do id, o equilíbrio proposto pelo ego, as condenações feitas pelo superego, a junção dos três elementos que trabalham na mente.
O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes.
Afetividade
Afetividade, o que é afetividade, o que a afetividade provoca em pessoas, a importância do recebimento da afetividade, problemas causados pela ausência da afetividade.
Atualmente os pêndulos utilizados para cansar os olhos não são mais usados.
Hipnose
Hipnose, o que é hipnose, como a hipnose é feita, situações em que a hipnose pode ser utilizada, o transe hipnótico, o processo que ocorre durante o transe hipnótico, pessoas que não devem ser hipnotizadas, a diferença entre hipnose e regressão.
Histeria
O que é histeria, efeitos de uma pessoa estérica, a histeria segundo Sigmeund Freud, os sintomas da histeria e seu tratamento.
Família
Clique aqui para entender como a família organizou-se ao longo do tempo até chegar ao modo como ela é hoje, diversificada e plural.
Livro de Daniel Goleman que aborda a Inteligência Emocional
Inteligência Emocional
Inteligência Emocional, o QI (quociente de inteligência), as cinco áreas de habilidades da inteligência emocional, as características da Inteligência Emocional, conceito de Inteligência Emocional, as habilidades da “Inteligência Emocional”.
A atividade das funções motoras ao dormir.
Sonambulismo
Sonambulismo, o que é sonambulismo, como o sonambulismo ocorre, a duração do estágio sonâmbulo, quando o sonambulismo pode se manifestar.
O QI avalia uma série de habilidades mentais, verbais e lógico-matemáticas.
QI
QI, Quociente de Inteligência, o que é QI, cálculo do QI, cultura e QI, testes de QI, inteligência, superdotado, alto grau de inteligência.
A pressa pode comprometer o psicológico de um indivíduo.
Síndrome da pressa
Síndrome da pressa, o que é síndrome da pressa, características da síndrome da pressa, alterações que ocorrem no dia-a-dia do apressado, como melhorar a vida do indivíduo com síndrome da pressa, dicas para se livrar da síndrome da pressa.